Pixel Meta

5 tipos de eventos que podem alavancar suas reservas

Tempo de leitura: 4 minutos
eventos para alavancar sua hospedagem

Manter a taxa de ocupação de uma pousada ou hotel nos dias de hoje é uma tarefa muito difícil. É preciso se esforçar constantemente para manter seu estabelecimento cheio o ano inteiro atraindo constantemente novas reservas.

Contudo, uma das formas mais expressivas de alavancar suas reservas e diminuir o impacto da sazonalidade é por meio da realização de eventos.

Bahl (2003, p.122) afirma: “a promoção de eventos é uma alternativa que pode contribuir para manter alta a taxa de ocupação, além de trazer lucros e consolidar a imagem da empresa”.

Assim, te convido a continuar a leitura deste artigo para aprofundar seu conhecimento sobre realização de eventos na hotelaria e como, de fato, eles podem ajudar a aumentar sua taxa de ocupação!

Principais cuidados ao realizar eventos na sua hospedagem

Independente do tipo de evento a ser realizado, é preciso ter locais adequados para cada um deles e, é claro, ter uma pessoa ou uma equipe responsável pela organização desses eventos.

Vale ressaltar que contratar um profissional da área é algo muito importante, pois quando um cliente o contrata para organizar seu casamento ou sua palestra ele gera uma expectativa alta sobre esse evento, e se algo der errado a imagem do hotel ou da pousada ficará comprometida.

Outra questão fundamental é que mesmo que o convidado do evento não seja hóspede do hotel, ele estará analisando tudo, inclusive a possibilidade de se hospedar em algum momento se a experiência dele com o evento for positiva.

5 eventos para alavancar o faturamento e taxa de ocupação

1. Casamentos

Tem se tornado muito comum a realização de casamentos em hotéis e pousadas, seja a cerimônia e confraternização ou somente confraternização.

Para saber se o seu estabelecimento pode organizar esse tipo de evento você precisa analisar a quantidade de convidados, o estilo de casamento que será realizado e se sua estrutura comporta o almejado pelos noivos.

Se sua hospedagem é pequena, o recomendado é que as acomodações fiquem todas bloqueadas e reservadas somente para convidados do casamento, para evitar hóspedes reclamando do barulho, por exemplo.

Pousadas e hotéis na beira da praia são o sonho de consumo para muitos casais que querem realizar seu casamento “pé na areia”. Já os hotéis em cidades não litorâneas podem atrair esse público se tiver um local estruturado que possa receber todos os convidados, como um salão de eventos, por exemplo.

Se você tiver estrutura maior poderá oferecer não só o espaço mas, a organização completa para o evento: buffet, decoração, chá bar, dia da noiva, etc.

Vale muito a pena investir nessa modalidade, afinal casamentos acontecem o ano inteiro. Pense nisso!

Complemente sua leitura – Lua de mel em pousadas: como oferecer uma experiência inesquecível

2. Treinamentos Empresariais

Esse tipo de evento requer uma estrutura voltada para a área de negócios, por isso é fundamental que tenha:

  • Acesso Wi-fi no estabelecimento todo.
  • Salão (o tamanho do salão será determinante para o tipo de treinamento a ser realizado).
  • Projetor multimídia.
  • Cadeiras confortáveis. Item importante, pois, treinamentos geralmente são cansativos.
  • Banheiros externos, pois em alguns eventos, os participantes não são hóspedes do hotel.

Além disso, é possível agregar o serviço de coffee break e cobrar por participante.

Uma dica muito importante: se você nunca realizou um coffee break contrate um profissional especializado para lhe auxiliar pelo menos no primeiro evento realizado.

3. Palestras

Para essa modalidade, é muito importante ter um auditório que abrigue uma quantidade maior de pessoas. Nesse caso, o hotel ou pousada pode, por conta própria, eleger um tema de interesse para um determinado público, contratar um palestrante, fazer a divulgação e cobrar, por exemplo, um “ingresso” para os moradores da cidade.

Já para aqueles que se hospedarem no estabelecimento o ingresso pode ser ofertado por um valor diferenciado com desconto atrativo.

É muito importante contratar pessoas qualificadas para ministrar a palestra, uma palestra de boa qualidade que agregará valores aos ouvintes os atrairá para futuros eventos.

Outra opção é simplesmente locar o auditório para empresas e palestrantes. Nessa situação, o estabelecimento precisa deixar claro aos convidados que o espaço está sendo locado e que o hotel não tem responsabilidade sobre o conteúdo a ser abordado, para se resguardar de um evento que não tenha agradado muito a imagem do estabelecimento.

4. Eventos Gastronômicos

Os eventos gastronômicos são ótimas opção para alavancar o faturamento, pois atraem diversos públicos, seja a comunidade local, chefs de cozinha, profissionais da área, curiosos, entre outros.

Um exemplo de evento muito conhecido e adorado por todos é a Semana do Queijo e do Vinho. Durante essa semana podem ser fornecidas palestras com profissionais da área abordando diferenciados temas, como por exemplo:

  • Tipos de vinhos mais comercializados;
  • Tipos de queijos e suas aplicações na culinária;
  • Cursos de Culinária abordando o tema.

Uma ótima idéia seria convidar produtores de vinho e queijo para realizar degustações e inclusive venda de seus produtos. E é claro, no encerramento, ofereça sempre um jantar temático com tudo que foi abordado durante o evento.

A Semana do Queijo e do Vinho foi só um exemplo, mas podem ser abordados diversas temáticas: Semana da Culinária Francesa, Festival Gastronômico de Frutos do Mar, Semana da Culinária Regional, etc. Basta usar da criatividade e mãos na massa!

Leia também – O que é o turismo gastronômico e como atrair os amantes da boa comida?

5. Eventos para melhor Idade

Esse é um público que merece muita atenção, pois aqueles que viajam geralmente o fazem em grupos e já possuem uma vida financeira estável com disponibilidade de maiores gastos, além de ficarem por mais tempo em suas viagens, pois já não possuem a vida cheia de compromissos.

Organizar um evento para melhor idade exige muitos cuidados e primeiramente é preciso verificar se seu estabelecimento tem acessibilidade e segurança para recebê-los. Eles estão em busca de atenção e diversão, então eventos recreativos são ideais para atraí-los.

Um bom formato para estes eventos, por exemplo, é criar uma semana cheia de atividades, com gincanas, palestras (animadas), exposições de artesanato, artes, aulas de dança, alongamento, ginástica entre outros. E para fechar com chave de ouro promova uma grande festival, eles adoram festas temáticas: festa a fantasia, anos 60, entre outros.

Quanto à alimentação é muito importante preparar uma comida balanceada e saudável e, é claro, sempre ficar atento às restrições alimentares dos participantes.

Eventos para melhor idade são garantia de diversão.

Saiba mais – Acessibilidade hoteleira: boas práticas que fazem a diferença

Ao longo deste artigo, percebemos que para a organização de um evento existem várias fases e não se pode ignorar nenhuma delas.

Estrutura, decoração, alimentação, divulgação, todas elas são indispensáveis para o êxito do evento, por isso a importância de um planejamento antecipado e a contratação de profissionais qualificados.

Agora que você conhece algumas modalidades de eventos e as precauções para realizá-los, basta se planejar o mais cedo possível, com a finalidade de assegurar o êxito do seu trabalho.

Compartilhe aqui nos comentários se na sua hospedagem você aposta nos eventos para manter a taxa de ocupação sempre alta!

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Continue aprendendo

Suporte

Atendimento de segunda à sexta-feira das 09h00 às 12h00 e 13h30 às 18h00.
Copyright © Hospedin - Todos os direitos reservados
Ao usar o Hospedin, você concorda com nossa Política de Cookies.