Como se tornar um mestre na arte da hospitalidade

Administração de Hotéis: Você está fazendo isto certo?

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 0 Flares ×

Quando se fala e administração de hotéis, muitos empreendedores se veem em apuros! São tantos detalhes e compromissos para resolver, que na maioria das vezes, alguns detalhes importantes simplesmente não são atendidos.

De repente a rotatividade e até fidelização de clientes cai drasticamente e por mais esforço que você faça, não sabe onde está errando!

E apesar do turismo está crescendo no Brasil – mesmo em meio à crise econômica do país, não param de chegar novos investidores e turistas para aproveitar tudo de mais lindo que existe aqui!

Pensando em melhorar e maximizar todo o potencial que seu hotel tem – hoje serão reveladas algumas informações preciosas ao respeito de como melhorar a administração do seu hotel!

Não existe mercado mais competitivo que o turismo e você deve saber muito bem disso, correto?!

Portanto, caso não possua velocidade, eficiência, qualidade e bom destaque, seu hotel não terá grandes diferenciais para vencer a concorrência!

O que é vital na administração do seu hotel?

O poder do exemplo

Poucas pessoas lhe dirão isso, mas se você – como dono, gerente ou gestor do hotel, não der o exemplo, como poderá cobrar dos colaboradores que o façam? Não se trata de estar numa categoria acima de comando; mas um bom administrador incentiva, estimula e motiva. Se ele não souber fazer essas coisas, poderá ter grandes problemas em sua gestão, e a falta de eficiência e empenho por parte dos colaboradores, sempre afetará a receita no final do mês.

Seguir exemplo, não se baseia no seu horário de chegar ao hotel, mas engloba uma série de ações que influenciam os outros ao seu redor, isso inclui:

  • Ser bem-humorado e receptivo.
  • Manter a organização do hotel – a partir de seu escritório.
  • Saber com conversar e ter respeito pelos demais colaboradores de seu hotel.
  • Prover estímulos e gerar motivação, para que os profissionais que trabalham com você também se sintam felizes em fazer o melhor por seu estabelecimento.

Apesar de parecerem ações bobas, tem grande efeito para seu hotel e para o retorno e expansão do seu negócio.

Escolha do gerente

O gerente é um dos principais profissionais a gerir o hotel, será ele o responsável por liderar, recrutar, reter e incentivar os talentos internos.

Seu gerente precisa ser assertivo e criativo, precisa estabelecer parâmetros que deem condições para que seu negócio cresça, caso ele não esteja fazendo isso, precisará fazer uma reciclagem para agir com novas práticas – isso tudo pode ser feito a partir de cursos onlines, presenciais ou por meio de e-books.

Como está seu marketing?

Um hotel que não faz marketing passa a ser desconhecido. O marketing veio para impulsionar resultados – isso também inclui o marketing digital, já que 95% da população está conectada à rede.

A administração do marketing hoteleiro envolve práticas, como:

  • Planejamento e execução da concepção.
  • Estabelecimento de preços, promoções, e distribuição das ideias.

As ferramentas de marketing usam de estratégias que servem na compreensão de quais são as necessidades mais importantes dos clientes. Dessa forma, tanto os serviços, como os produtos de seu hotel, podem ser adaptados, melhorados e remodelados.

Para isso será necessário compreender quais são as demandas do seu público, o que gostam, o que preferem, outra forma de entender e captar melhor essas informações, segue com formulários de pontuação. Nele seu hotel pode fazer perguntas de direcionamento, pedindo também sugestões de melhorias. Apesar de ser uma técnica de controle e mensuração de qualidade barata, é muito efetiva.

Controladoria

Essa é outra parte essencial para o bom desempenho do seu hotel. Se o gerente geral fica responsável por tudo, pode ser que não dê conta. Simplesmente porque um dia só tem 24 horas e não será suficiente para organizar e providenciar tudo o que é devido.

Nesse caso, talvez, seja necessário desempenhar e definir tarefas a cada colaborador de modo listado e organizado. Direcionamento e equilíbrio, às vezes é o que falta.

Talvez seja necessário contratar ou dividir algumas funções, no sentido de melhorar a contabilidade, a elaboração de orçamentos, os balancetes, os pedidos, a administração de recursos disponíveis e variáveis, compras, almoxarifado e tantos outros.

A qualidade do seu hotel é estabelecida por uma série de fatores que envolve tanto a parte da administração organizacional, como dos demais serviços ligados a ele.

Portanto, reflita: Você está fazendo isso certo? Está falhando em algo? Onde pode melhorar?

Curta, marque seus conhecidos do mundo hoteleiro e deixe sua opinião!

Tenha um abençoado Natal, Forte abraço!

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 0 Flares ×
Share: