administração hoteleira

Administração Hoteleira: 8 dicas para uma gestão de sucesso

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 0 Flares ×

Na administração hoteleira, assim como em outros setores, existem boas práticas que quando aderidas rendem resultados positivos e a permanência do empreendimento de forma rentável e sustentável. De repente você esteja pensando que quando se trata de um hotel ou pousada de pequeno porte essa questão não tenha tanta influência, o que é um grande engano. Seja qual for o tamanho do seu negócio, a boa gestão é fundamental para atingir o sucesso.

Aqui seguem algumas dicas simples e totalmente aplicáveis, que farão grande diferença no dia a dia e também nos resultados esperados.

1. Valorize o capital humano

As pessoas são as peças chave para o bom andamento do negócio. Como diz o empresário Abílio Diniz, “administrar é saber colocar as pessoas certas nos lugares certos”. Essa habilidade de liderança visa trazer motivação aos colaboradores, que por sua vez, apresentam resultados positivos e maior produtividade.
A boa administração hoteleira também deve considerar salários justos e de acordo com o mercado, premiações por tempo de casa e participações nos lucros também motivam e influenciam o rendimento dos profissionais de seu hotel.

2. Tenha processos claros e bem definidos

Independente do tamanho, empresas de sucesso são feitas de pessoas (como falamos no tópico anterior), e processos. Eles fazem a “engrenagem”do empreendimento funcionar e deixam seus colaboradores mais seguros ao desenvolver suas atividades. Tudo isso irá refletir também na satisfação de seus clientes. Acredite.

3. Inove em sua administração hoteleira

Fique atento às novidades e tendências do mercado, bem como sobre serviços e ferramentas tecnológicas que poderão facilitar os processos do seu hotel, como um sistema online para administrar a ocupação e parte financeira, ou procedimentos e formas de atrair e fidelizar seus hóspedes.

4. Acompanhe sua concorrência de perto

Como já abordamos em outros artigos, conhecer seus concorrentes e monitorá-los de perto é fundamental, seja para ter um parâmetro de seu mercado e também definir ações a serem tomadas para não perder espaço e nem fatia de clientes.

5. Invista em divulgação

Um hotel ou pousada não é algo que se vê em uma vitrine. Para que as pessoas cheguem até ele é preciso promover e divulgar. Sabendo-se o público que quer atrair para o seu empreendimento, separe um percentual de seus rendimentos para investir em divulgação e busque o meio com maior abrangência e custo / benefício. Monitore, avalie o desempenho e mude caso não haja retorno.

6. Ofereça serviços agregados

Faça parcerias com estabelecimentos locais e ofereça serviços agregados como diferencial para seus hóspedes, como por exemplo, desconto em passeios, restaurantes e outros serviços que tragam experiências significativas para eles.

7. Pratique o controle e economize recursos

Controlar é o mesmo que supervisionar. Nesse caso específico da administração hoteleira, o que estamos sugerindo é o monitoramento e controle das contas, quanto entra e sai de dinheiro do seu caixa. Como é possível economizar para ter maior rentabilidade? Negociar com fornecedores, comprar mais barato e etc. Tudo isso é possível, mas claro, sem deixar cair na qualidade dos serviços prestados aos hóspedes.

8. Ouça sempre seu cliente

O cliente, nesse caso os hóspedes, são a razão de seu negócio existir, é para ele que todas as decisões se voltam. Portanto, abra um canal de comunicação, peça sua opinião sobre os vários aspectos que envolvem seu atendimento e tabule isso. Você saberá onde está pecando, ou acertando, e se necessário mudará de estratégia para garantir sempre a satisfação dos seus clientes. Cliente feliz, retorno garantido! 😉

Gostou das dicas? Queremos saber sua opinião. Deixe seu comentário!

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 0 Flares ×
Share: