Pixel Meta

Administração hoteleira: 8 dicas para uma gestão de sucesso

Tempo de leitura: 3 minutos
administracao-hoteleira

Na administração hoteleira, assim como em outros setores, existem boas práticas que quando aplicadas, trazem resultados positivos e garantem um negócio sustentável.

Talvez você esteja pensando que quando se trata de um hotel ou pousada de pequeno porte essa questão não tenha tanta influência, o que é um grande engano.

Seja qual for o tamanho do seu negócio, a gestão é fundamental para atingir o sucesso desejado.

Afinal, o sonho grande ou a oportunidade de empreender na hotelaria pode virar um pesadelo, se o hoteleiro negligenciar a gestão do seu negócio. E aqui falamos de uma gestão estratégica que considera diversos elementos na tomada de decisão rumo ao crescimento do meio de hospedagem.

Dentro deste contexto, confira o conceito de administração e observe as 8 dicas que separamos para potencializar o dia a dia e os resultados do seu hotel.

O que é administração hoteleira?

Entender o conceito do nosso tema central, nos ajuda a compreender se a cultura de gestão está presente no meio de hospedagem e quais são os possíveis pontos de melhoria nesse quesito.

Dito isto, é importante saber que a administração de um negócio diz respeito à todas as práticas, metodologias e processos que garantem o melhor resultado ao longo do tempo.

Ou seja, são os processos de administração e gestão que garantem o andamento do negócio conforme planejado. Dando ao hoteleiro maior assertividade na tomada de decisão, previsão de receitas e despesas, contratação, crescimento de vendas e atendimento, para citar alguns.

Leia mais: Administração de hoteis: você está fazendo isso certo?

8 dicas de administração

Chegou a hora de conhecer as dicas que separamos para este artigo.

1. Valorize o capital humano

As pessoas são fundamentais no funcionamento da empresa. Como diz o empresário Abílio Diniz, “administrar é saber colocar as pessoas certas nos lugares certos“.

Essa habilidade de liderança visa trazer motivação aos colaboradores, que por sua vez, apresentarão maior produtividade.

Além disso, uma administração hoteleira de qualidade também deve considerar salários justos e de acordo com o mercado. Premiações por tempo de casa e participações nos lucros também motivam e influenciam no rendimento dos profissionais de seu hotel.

2. Tenha processos claros e bem definidos

Independente do tamanho, empresas de sucesso são feitas de pessoas (como falamos no tópico anterior), e processos. Eles fazem a “engrenagem” do negócio funcionar e deixam seus colaboradores mais seguros para desenvolver suas atividades.

Tudo isso irá refletir também na satisfação de seus clientes.

3. Inove em sua administração hoteleira

Fique atento às tendências do mercado hoteleiro.

Atualmente, existem diversos serviços e ferramentas tecnológicas que podem facilitar os processos do seu meio de hospedagem, como um sistema de administração hoteleira online, por exemplo.

Leia também: Tecnologia em Hotelaria: você está atrasado?

4. Acompanhe sua concorrência de perto

Assim como já abordamos em outros artigos, conhecer seus concorrentes e monitorá-los de perto é muito importante. Isso ajudará a ter um parâmetro do mercado, e também, a definir ações para não perder espaço seguindo competitivo.

Faça esse acompanhamento para se inspirar e encontrar pontos de melhoria, nunca para se comparar diretamente ou para copiar as ações da concorrência.

5. Invista em divulgação

Um hotel ou pousada não é algo que se vê em uma vitrine. Por isso, você precisa promover e divulgar o seu negócio para que as pessoas cheguem até ele.

Ao conhecer o público que você deseja atrair, separe um percentual de seus rendimentos para investir em divulgação e busque o canal com maior alcance e melhor custo-benefício. Então, monitore, avalie o desempenho dele e mude, caso não veja retorno.

6. Ofereça serviços agregados

Outra dica interessante é fazer parcerias com empresas locais para oferecer serviços agregados como diferencial para seus hóspedes. Por exemplo, desconto em passeios, restaurantes e outros serviços que tragam experiências positivas para eles.

As parcerias podem ser extremamente estratégias e impactar positivamente a experiência do hóspede.

7. Pratique o controle e economize recursos

Controlar é o mesmo que supervisionar. Nesse caso específico da administração hoteleira, o que estamos sugerindo é o monitoramento das contas, ou seja, quanto entra e sai de dinheiro do seu caixa.

Sendo assim, para conseguir economizar e ter maior rentabilidade, aposte na negociação com seus fornecedores. Veja o que consegue comprar com preço melhores, sem deixar a qualidade dos serviços prestados de lado.

8. Ouça seu cliente

Por fim, lembre-se que o hóspede é a razão de seu negócio existir.

É pensando nele que todas as decisões são tomadas. Portanto, abra um canal de comunicação, peça a opinião dele sobre o seu atendimento e monitore essas informações.

Assim, você saberá onde pode melhorar, e se necessário, mudará de estratégia para conquistar a satisfação dos seus clientes.

Solte o play e veja como usar os dados para atrair e fidelizar os hóspedes:

Gostou das dicas? Queremos saber sua opinião. Deixe seu comentário

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Continue aprendendo

Suporte

Atendimento de segunda à sexta-feira das 09h00 às 12h00 e 13h30 às 18h00.
Copyright © Hospedin - Todos os direitos reservados
Ao usar o Hospedin, você concorda com nossa Política de Cookies.