auxiliar-de-rouparia

Auxiliar de rouparia: conheça as principais funções do cargo

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 0 Flares ×

Quando se entra nos meios de hospedagem para trabalhar dá a impressão de que algumas pessoas são de casa, por terem enorme desenvoltura nos seus cargos. Um meio de hospedagem é composto por diversos departamentos e funções e todos são muito importantes para o funcionamento completo do hotel, mas quando falamos do auxiliar de rouparia é um cargo no qual trabalham as pessoas que adoram se comprometer com a hospitalidade

No setor de rouparia o clima organizacional é bastante agradável, o trabalho é super dinâmico e divertido. Pode ter certeza que se formam muitas amizades na rouparia do hotel.

Além de ser uma das funções mais importantes para criar uma memória afetiva no hóspede. 

O auxiliar de rouparia, dentro da sua função, é capaz de traduzir a estada do cliente em uma experiência bastante prazerosa, ou não. 

É só lembrar-se do enxoval que o hotel disponibiliza para os hóspedes! Essas são as ferramentas do assistente de rouparia.

Nós sabemos que os departamentos dos meios de hospedagem têm muitas nuances e, por isso, escrevemos esse artigo, para que você saiba mais sobre a função de auxiliar de rouparia dentro do hotel

Nesse artigo você vai descobrir o que faz um auxiliar de rouparia, qual a importância do setor de rouparia, além de como e quando contratar o seu auxiliar de rouparia.

O que faz um auxiliar de rouparia

Dentre todas as funções que podem ser exercidas em um hotel, o auxiliar de rouparia é uma função de muita importância devido às exigências dos hóspedes pela qualidade dos serviços ter aumentado. 

Esse cargo faz parte do departamento de governança e é responsável por manter as roupas do hotel em perfeitas condições de uso. Em outras palavras, o auxiliar de rouparia é a pessoa responsável por trazer à memória do viajante aquele cheirinho de roupa de hotel.

Esse funcionário cuida de todo o enxoval do hotel! 

Separa os itens, organiza, faz a lavagem e disponibiliza novamente para as camareiras. É preciso ser ágil e organizado no trabalho.

Mas também, ele pode receber as roupas do hotel já limpas. 

Depois disso, organiza todo o trabalho de distribuição das peças pelos quartos nos andares. Ele sabe quais as peças da rouparia que estão em uso, bem como aquelas que já deram tudo de si. Essas, o assistente de rouparia dá baixa, pois o hotel precisa manter a qualidade da sua rouparia.

Como já dissemos, a função que o auxiliar de rouparia exerce dentro do hotel é essencial, pois ele é o responsável por aquelas toalhas limpas e os lençóis trocados todas as manhãs. E ainda, por estar em contato direto com o enxoval, sabe quais as peças que estão em uso e o seu estado de conservação, ou seja, ele sabe da quantidade do estoque também. 

Esse é um dos diversos motivos pelos quais o assistente de rouparia pode auxiliar na administração da rouparia do hotel, já que faz isso de forma funcional. E, dependendo do tamanho da hospedagem, o auxiliar de rouparia pode dar conta de todo o serviço do departamento de governança.

Leia também: Como organizar e administrar a rouparia do hotel? 

A importância do setor de rouparia

Sua importância se dá por ser um setor extremamente estratégico, pois influencia diretamente na opinião do hóspede. 

Você sabe que, por mais que o hóspede passe somente uma noite no hotel, ele percebe quando o trabalho com a rouparia do hotel é de qualidade. Não se pode negar que isso impacta diretamente em tornar a sua estada maravilhosa ou não

Um mau trabalho do setor de rouparia vai marcar o hóspede negativamente para sempre.

E todo hoteleiro quer deixar a melhor impressão para o hóspede, pois uma experiência agradável fará com que o seu hotel esteja na lista de lugares preferidos para se ir.

Por ser bastante importante, o setor de rouparia deve ser bem planejado. Um local seco e arejado é o mais indicado para que as roupas não mofem. 

Por isso, escolher o local da rouparia do hotel longe da cozinha e despensa de produtos de limpeza garante que eles estejam cheirosos e livres desses odores quando chegarem às mãos do hóspede.

Uma vez que o seu hotel já mantém um setor de rouparia é primordial saber se ele está sendo bem utilizado, ou seja, se este setor está dando o seu máximo potencial para o trabalho de ocupação do hotel. Afinal, um hotel lotado é sinônimo de sucesso.

Como e quando contratar um auxiliar de rouparia

O tamanho do seu estabelecimento é um dos indicadores que mostram a necessidade para a contratação de um auxiliar de rouparia. Quando os funcionários que você possui já demonstram que estão sobrecarregados e acumulam funções é a hora de pensar em uma nova contratação. 

Mas um conselho, não espere por isso acontecer.

A procura pelo seu hotel também pode ser um indicador! Isso independe do tamanho que ele possua, mas se estiver sempre lotado a contratação de um auxiliar de rouparia deve estar nos planos, afinal ele está ligado àquela memória positiva que o hóspede guarda do seu estabelecimento, não é mesmo?!

Uma olhada nas finanças também é importante para garantir o direito salarial do novo funcionário. 

Segundo  o site da vagas.com, a média salarial de um auxiliar de rouparia no Brasil  fica entre R$ 1.100,00 a R$ 1.467,00. Esse valor pode variar para mais, ou para menos, dependendo da região do país em que se encontra.

Saiba mais: Descubra o salário de hotelaria e turismo no Brasil 

Após a decisão de fazer a contratação, ela deve acontecer por uma entrevista de competências, ou seja, uma entrevista na qual o entrevistador instiga o candidato a contar sobre situações reais por que já passou que possam mostrar como ele reage e resolve um problema de comunicação, por exemplo. 

Nesse tipo de entrevista quem a faz deve buscar “colher” do entrevistado se ele possui a competência necessária para atuar no setor, assim a escolha tende a ser a mais acertada.

Com esse artigo desejamos que a necessidade de um auxiliar de rouparia se faça presente, pois isso pode informar que o seu hotel está em contínua evolução.

Aproveite para compartilhar com a gente nos comentários se a sua hospedagem conta com um auxiliar de rouparia!

eBook Cargos e funções na hotelaria
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 0 Flares ×
Share: