Pixel Meta

Como atrair mais hóspedes para minha pousada?

Tempo de leitura: 4 minutos
Como atrair mais hóspedes para minha pousada?

Muitas vezes na ânsia de conseguir “fechar” com novos hóspedes e também na intenção de conseguir mais reservas dos quartos, muitos empreendedores pensam apenas nas estratégias e técnicas de venda.

O fechamento desse negócio é o mais importante para o hotel ou pousada. Claro, se entra dinheiro, fica mais fácil administrar e ter outros recursos para empreender. Mas, a mente empreendedora deve somente pensar nisso?

Não! Claro que não.

Hoje, mais do que nunca, as pessoas querem ser atendidas com atenção, não pelo que elas podem pagar, elas querem sentir-se especiais, independente se escolheram o quarto mais caro ou o mais barato da hospedagem.

Hospitalidade a chave do sucesso

Tratando de um local para se alojar, seja para dormir, descansar, passear, fazer turismo ou fazer negócios, as pousadas e hotéis têm tudo a ver! Concorda?

Pois é, nesse sentido, seria algo até lógico pensar que a recepção dos viajantes deveria ser a melhor possível, o problema é que isso não é o que costuma acontecer!

Com o passar do tempo o gestor e empreendedor parece ficar mais acomodado e então essa boa hospitalidade, deixa um tanto a desejar.

Eis que surge a pergunta: Como atrair mais hóspedes para minha pousada? Por que não estamos retendo clientes? Por que eles não retornam? O que está acontecendo?

Saiba mais – Clientes perdidos na hotelaria: lista de ações para recuperá-los

Entenda que todo aquele que chega à sua pousada ou hotel, tem uma expectativa XYZ, é claro que o cliente quer o melhor possível! Ele está pagando por isso.

Embora, quando sai, deixa o recinto, muitas vezes, até consternado com o que vê lá. Ele pode até comentar: “Olha, eu encontrei isso, ou a comida estava assim e etc.”. Demonstrando que não o agradou.

Cabe, portanto, aos administradores do hotel ou pousada, estarem atentos ao que é dito. Sabe àquela máxima que diz: Quem está de fora consegue enxergar melhor?!

Ela sempre foi verdade.

Os clientes é quem poderão dar um verdadeiro feedback sobre o atendimento do seu estabelecimento, não adianta achar que sozinhos conseguirão compreender todos os problemas, quem faz uso do sistema, é quem pode dar as melhores respostas, além claro, de uma equipe especializada nesse tipo de consultoria.

E para atrair mais hóspedes para pousada é preciso estar no patamar do atendimento memorável, da ótima hospitalidade, isso é, na verdade, o que o diferenciará entre esse mercado tão competitivo.

2 fatores relacionados ao sistema de hospitalidade:

Investir na formação de seus funcionários, é tão importante, quanto investir no acabamento e visual do seu negócio, seja ele a nível físico ou virtual.

Seus colaboradores devem estar bem preparados para serem não somente bons e medianos, mas EXCELENTES!

E assim, através do atendimento e boa hospitalidade, fazer com que os clientes voltem e frequentem a pousada/hotel com maior frequência, sempre que estiverem naquela região.

Portanto, eles precisarão:

Servir com engajamento e paixão

Você já viu como brilham os olhos daquele que ama trabalhar em determinada área?

Dá para sentir no modo de falar, no jeito de se portar e executar as tarefas, a pessoa emite uma energia positiva, mesmo quando está cansada ou quando o dia não foi tão fácil, mas ela o faz, porque simplesmente se sente realizada com àquilo.

Ela serve com paixão, prestigia o hóspede, limpa, organiza, recepciona e faz tudo com amor, ofertando assim, um ambiente maravilhoso a todo àquele que chega à pousada.

E com qual sensação o hóspede sai dalí?

De ser bem-tratado, de ser bem-recepcionado, de ser conquistado!

O cliente simplesmente sai encantado, e parece que toda essa dedicação se converte nas paredes, alimentos e tudo o mais que a pousada oferece.

Os equívocos, deslizes e falhas, rapidamente são esquecidos, porque o serviço é de qualidade e mesmo sabendo que não dá para ser tudo perfeito, o cliente fica satisfeito!

Servir significa auxiliar: E que posso ajudar? Precisa de algo mais? Como se sente durante sua estadia? Tudo está saindo conforme pedido?

Os clientes são quem movimentam sua receita na pousada, não adianta achar que isso ou àquilo é demais a ser feito, não adianta achar que por mais que seja feito, nada sairá como o desejado, porque clientes são sempre chatos, se for com essa ideia, nunca conseguira atrair mais hóspedes para a pousada.

Confira: Como ter uma equipe hoteleira motivada e produtiva

Credibilidade com base nos conhecimentos

A credibilidade é algo difícil de ser conquistado, mas ao mesmo tempo, fácil de ser perdida.

Nesse sentido, é vital que os colaboradores saibam responder as dúvidas dos clientes em relação a pousada, em relação aos pontos turísticos e tudo o mais que tenha relação local.

Colaboradores que possuem conhecimento, que são treinados e comunicativos, logram êxito na hora de conquistar os hóspedes.

É preciso pensar também no fator emocional x necessidades, às vezes o hóspede chega ali para reuniões de negócio e depois de um dia cansativo, decide tomar um banho na piscina, ou beber no bar, caso o cliente necessite bater um breve papo, é interessante que o colaborador tenha como dar esse retorno.

Pessoas não são máquinas e às vezes necessitam de atenção personalizada, trocar algumas palavras, agir com bom humor e ser receptivo, é outro atributo muito especial na hora de atrair mais hóspedes para a pousada.

Percebe agora como essas são estratégias simples? Mas, que nem sempre bem executadas!

Portanto, depois desse montante de dicas e informações, aproveite, deixe seu comentário, curta e faça parte de nossa comunidade!

Sucesso nos negócios, sempre! Até a próxima.

Compartilhe

4 respostas

  1. Falou ,falou e não disse nada ,não existe cliente fiel ,existe hj as Otas que estão
    acabando com a fedilidade dos hóspedes e as pequenas pousadas e hotéis estáo dançando ,na realidade hotéis foram terceirizados ,as redes só tem nomes mas quem manda neles são as intermediárias impõe até linguagem própria e o setor tem qye se curvar ,viraram escravos do sistema e empregados deles ,aliás tem rede trabalhando com tarifas de pensão

    1. Olá Jean, realmente a hotelaria mudou muito de alguns anos para cá, e já não é mais a mesma. As Otas vem dominando o mercado sim, mas cabe aos hotéis e pousadas correrem atrás para mudar o rumo desta história através das reservas diretas. Novas tecnologias e tendências surgem a cada dia, e sai na frente aquele que cresce, sai da zona de conforto e sabe inovar.

    2. Olá Jean, realmente a hotelaria mudou muito de alguns anos para cá, e já não é mais a mesma. As Otas vem dominando o mercado sim, mas cabe aos hotéis e pousadas correrem atrás para mudar o rumo desta história através das reservas diretas. Novas tecnologias e tendências surgem a cada dia, e sai na frente aquele que cresce, sai da zona de conforto e sabe inovar.

      1. Mesmo ,tenho um amigo que tem uma pequena pousada hotel ,quer entrar em contato com ele e oferecer algo diferente …Só lembrando que ja o alertei que as palavras chaves do seu ramo estão na mao das otas e que não tem milagre de querer brigar e tentar colocar o site em primeiro no Google que é tudo papo furado de agencias senao tiver que pagar por anuncio

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Continue aprendendo

Suporte

Atendimento de segunda à sexta-feira das 09h00 às 12h00 e 13h30 às 18h00.
Copyright © Hospedin - Todos os direitos reservados
Ao usar o Hospedin, você concorda com nossa Política de Cookies.