Como aumentar o número de reservas da sua pousada

Como aumentar o número de reservas da sua pousada

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 0 Flares ×

Se você está lendo esse artigo, provavelmente já sabe como manter uma pousada é difícil. Mesmo depois dos processos de compra ou aluguel do espaço, reformas, contratação de funcionários e o marketing inicial, o trabalho ainda não está nem perto do fim.

Aliás, o trabalho nunca termina! É preciso se esforçar constantemente para manter sua pousada cheia o ano inteiro. Ainda bem que a modernidade trouxe uma ferramenta valiosa para ajudar os donos de pequenas empresas: a Internet.

Você já pensou na quantidade de clientes em potencial que estão online nesse momento? Se você souber aplicar certas estratégias e se manter perseverante, pode tirar muita vantagem disso! Hoje nós vamos te mostrar algumas maneiras de aumentar o número de reservas da sua pousada. Por isso, preste atenção nas nossas dicas:

Pense no diferencial da sua pousada e divulgue-o

O que torna sua pousada diferente de seus concorrentes? É a localização, a decoração, a equipe, as refeições? Então deixe que seus clientes saibam disso! Quando for pensar em seus anúncios, foque nas suas particularidades. Quando conversar com seus atuais hóspedes, conte para eles sobre aquela cachoeira que só você conhece ou aquela praia que ainda não virou atração turística. Clientes gostam de experiências personalizadas, então se esforce para que sua pousada se destaque em meio à concorrência!

Descubra quem seu cliente é e relacione-se com ele

Estenda seu relacionamento com seus hóspedes para além de sua estadia. Essa tática é conhecida como fidelização. Uma boa ideia para conseguir isso é fazer fichas de cadastros, que ajudam a manter o contato com os visitantes. Informe-os sobre promoções, faça novas propostas, mande notícias sobre sua pousada ou eventos na cidade que podem interessá-los. Também é legal manter um diálogo durante o processo da reserva. Caso o cliente não feche o pacote, envie um e-mail perguntando se você pode fazer algo por ele ou oferecendo descontos.

Com dados sobre o cliente em mãos, é mais fácil personalizar suas mensagens para ele e chamar sua atenção. Use sua criatividade: para atrair recém-casados, por exemplo, você pode oferecer um pacote especial de lua de mel.

Tenha um site excelente

O site é, provavelmente, o primeiro contato que muitos possíveis visitantes terão com sua pousada, e por isso precisa ser impecável. Um site veloz, organizado e bonito ganha muitos pontos com clientes que procuram por uma navegação eficiente. Lembre-se de ter uma página adaptável para aparelhos mobile, grande parte das pessoas acessam a internet por meio de smartphones e tablets.

Deixe suas informações de contato bem explícitas e procure investir em um sistema de reservas online. É mais prático para seu cliente e melhor para você, que não precisará pagar comissão em outros sites de reserva.

Além disso, use fotos de boa qualidade para atrair as pessoas. Não escreva textos muito longos, pois ninguém terá paciência para ler tudo. Seja conciso e revise tudo mais de uma vez para não deixar escapar erros de português!

Use as redes sociais

As redes sociais podem ser grandes aliadas para aumentar o número de reservas da sua pousada. Use-as para interagir com possíveis hóspedes, respondendo suas dúvidas e comentários. Mantenha suas redes ativas com vídeos e fotos de sua pousada e da cidade, pois isso dá mais personalidade ao negócio. Se seu conteúdo for interessante, as pessoas retornarão mais vezes à página e compartilharão seus posts com amigos. Assim, você espalha sua mensagem com facilidade e sem gastar muito.

Esteja ativo em sites de viagem

Incentive seus clientes a avaliarem sua experiência em sites de hospedagem. Dessa maneira, você pode ter um feedback imediato sobre o que está funcionando e o que pode ser melhorado na sua pousada. Responda as reviews, agradeça os elogios e prometa trabalhar os pontos negativos.

Muitos clientes confiam nesse tipo de site para encontrar a melhor hospedagem e, se você tem uma presença ativa, passa uma imagem de uma empresa séria e preocupada com o bem-estar de seus visitantes.

Agora que você sabe por onde começar a aumentar vendas, deixe um comentário para nós contando o que você achou desse artigo. Tem alguma outra dica? Compartilhe conosco!

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 0 Flares ×
Share: