2016_08_09_blog

Como conseguir mais reservas diretas para seu estabelecimento

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 0 Flares ×

Com o crescimento e popularização das OTAs (Online Travel Agencies) nos últimos anos, os hotéis, principalmente os de pequeno porte, têm enfrentado dificuldades para conseguir reservas diretas, sem intermediação. Segundo estudo realizado por Phocuswright e Expedia, 75% dos brasileiros utilizam uma OTA para comprar hospedagem. As facilidades de busca por opções em um mesmo destino, quantidade de informações e formas de pagamentos tornaram as OTAs uma opção prática para escolher um hotel, onde a reserva é feita em poucos passos, e o voucher emitido logo após a aprovação do pagamento. Porém, trabalhar somente com OTAs pode não ser tão positivo pois a maioria delas exige um comissionamento alto, o que significa uma margem de lucro mais baixa para os hoteleiros. Se você deseja saber como conseguir mais reservas diretas para seu estabelecimento, veja abaixo algumas ações que podem ser implementadas para alcançar esse objetivo e aumentar seus lucros.

Qualidade do site do seu hotel

O site do seu hotel é como uma vitrine, só que online. Ele precisar ter um visual bonito, informações relevantes sobre o hotel (localização, descrição dos quartos, ambientes, formas de pagamento e contato) e boas fotos. Recomenda-se também que o site tenha chamadas para ação visíveis (call to action), como SOLICITE A SUA RESERVA, por exemplo. Essa chamada pode ser um link para o formulário de reservas do seu hotel.

Dica: Se você deseja melhorar o visual do site do seu hotel mas com pouco investimento, você pode recorrer a empresas de hospedagem que oferecem ferramentas fáceis para construção de sites, como o WordPress e Wix.

Formulário de solicitação de reserva

Além do telefone e e-mail de contato que devem estar visíveis no site, é importante ter um formulário de solicitação de reservas onde o cliente possa preencher com seus dados e data de hospedagem desejada. Através do formulário é possível obter todos os dados necessários para confirmar uma reserva e responder mais rapidamente para o cliente.

Dica: O Hosped.in oferece a possibilidade de inserir no seu site um formulário onde seus clientes poderão realizar o pedido de pré-reserva. Quando um cliente preencher e enviar a solicitação, você receberá uma notificação no sistema gestão com as informações. Clique aqui e saiba mais!

Promoções especiais para reservas diretas

Sem dúvida essa é uma boa estratégia para conseguir mais reservas diretas para seu estabelecimento!

Coloque em destaque no site do seu hotel uma promoção exclusiva de desconto para compras através dos canais de atendimento do hotel (formulário, e-mail e telefone). Não ofereça a promoção para um parceiro ou OTA, pois é importante que o cliente perceba que só conseguirá o desconto se fazer uma reserva direta.

Dica: Divulgue as promoções de reservas diretas nas redes sociais e faça contato direto com clientes potenciais.

Efeito Billboard

Trabalhar com OTAs significa volume de vendas, porém com lucratividade mais baixa do que as vendas diretas, já que em cada venda é descontada uma comissão. Mas nenhum hoteleiro precisa deixar de trabalhar com as agências online, já que elas também funcionam como um canal de vendas diretas. Mas como isso é possível?

O que ocorre é que muitas pessoas utilizam as ferramentas de buscas da OTAs para escolher um meio de hospedagem, e naturalmente também buscam na internet pelo site do hotel escolhido, e é nesse momento que existe a possibilidade delas fazerem uma reserva direta, seja por causa de uma promoção especial, ou simplesmente por se sentirem mais seguras por não utilizarem intermediadores. Esse efeito é conhecido como Billboard, onde as reservas diretas são impulsionadas pela presença do hotel em outros canais de distribuição.

Dica: Sempre que uma reserva direta for realizada, pergunte ao cliente como ele chegou até seu hotel e dessa forma descubra quantas reservas foram impulsionadas pela presença em OTAs.

A dicas para conseguir mais reservas diretas para seu estabelecimento foram úteis? Compartilhe conosco a sua opinião!

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 0 Flares ×
Share: