como divulgar um hotel

9 dicas de como divulgar um hotel e alcançar a ocupação máxima o ano todo

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 0 Flares ×

Alcançar a ocupação máxima o ano inteiro é o sonho de todo gestor hoteleiro. Existem algumas formas de tornar esse objetivo real; uma delas é investindo na comunicação do estabelecimento, ou seja, em como divulgar um hotel.

Com tantas ferramentas disponíveis atualmente, a frase “quem não é visto não é lembrado” faz cada vez mais sentido. 

Afinal, seja no universo online ou offline, a marca precisa aparecer e conquistar a atenção do público-alvo.

Dito isto, no artigo dessa semana nós listamos 9 dicas de como divulgar um hotel e se destacar em meio a concorrência.

Para conferir essas dicas, continua com a gente até o final da leitura.

9 dicas de como divulgar um hotel

Essa pode até parecer uma tarefa complicada, mas não é. Ela apenas exige planejamento e atenção aos detalhes.

Sendo assim, confira no texto abaixo nossas 9 dicas de como divulgar um hotel:

Tenha um site e blog

O hotel que não possui esses dois canais já está com pontinhos negativos. 

Um site com todas as informações, fotos do local, valores e detalhes relevantes é essencial para passar credibilidade ao futuro hóspede. 

Além disso, procurar as informações básicas sobre o estabelecimento e não encontrar nem no site do próprio hotel passa uma má impressão.

O blog, que pode ser um menu do seu site, ou seja, estar “dentro” dele, tem o objetivo de levar conteúdo ao público. 

Nele, você pode criar pautas sobre os mais diversos assuntos – desde que tenham relação com o seu hotel. Abordar temas como viagens, atrações turísticas, gastronomia local, cultura e outras curiosidades, além de entregar informações atrativas ajuda o seu hotel a ter um bom posicionamento nos motores de busca.

Para isso, é fundamental sempre mantê-los atualizados e jamais copiar as informações de outras empresas.

Redes sociais ativas

Facebook, Instagram, Twitter, Youtube… essas são apenas algumas das diversas redes sociais disponíveis atualmente. 

Dito isto, analisar o perfil de cada uma e identificar a que tem mais relação com a sua marca é essencial para falar uma linguagem adequada.

Aqui, vale a mesma regra para o tópico acima: crie conteúdo para gerar engajamento e mantenha esses canais sempre atualizados. 

Nada de ficar postando só promoções, viu?! Mantenha um relacionamento com seus seguidores, fale sobre o seu universo, estimule conversas, escute-os, reposte o que eles falam do seu estabelecimento e responda suas mensagens, comentários e avaliações.  

Leia também: As melhores práticas de gerenciamento de redes sociais para hoteleiros

Participação em OTAs

Um dos principais canais de acesso para quem está planejando uma viagem são as agências de viagens online. 

Decolar.com, Tripadvisor, Booking.com, entre outros são sites muito relevantes para saber como divulgar um hotel. Afinal, são milhares de buscas por hospedagem diariamente.

Além de o hotel ser encontrado facilmente pelas pessoas que desejam viajar, essas plataformas permitem o compartilhamento de experiências vividas nas hospedagens. 

Com isso, fica mais fácil escolher onde se hospedar (e de onde passar bem longe) graças aos reviews de quem já esteve no estabelecimento.

Apareça no Google

Impossível pensar em como divulgar um hotel sem mencionar o Google. 

Além das pesquisas, a empresa oferece diversas outras ferramentas essenciais para os negócios. Aqui podemos destacar o Google Meu Negócio e o Ads.

O primeiro permite compartilhar informações (localização, telefone, imagens, etc), construir relacionamentos e visualizar as avaliações dos seus hóspedes no maior buscado do mundo.

Já o segundo, permite que seu hotel seja encontrado na página de busca quando as pessoas pesquisarem pelo o que você oferece, ou seja, hospedagem. 

Nele, você escolhe quanto quer investir e só irá pagar o anúncio quando alguém clicar no mesmo para acessar seu site ou ligar para seu hotel. 

Em ambos, o cadastro é gratuito.

Invista em canais locais

Toda cidade possui canais relevantes: seja rádio, tv, revistas e etc. O que vale é apostar nesses veículos para divulgar o hotel. 

Ou seja, analisar o perfil do público que cada canal alcança é importante para entender se a sua mensagem irá chegar em quem você quer que se hospede.

Releases com assessoria de imprensa, uma matéria detalhada sobre a sua estrutura ou até uma entrevista, são conteúdos que podem ajudar a alavancar o nome do seu estabelecimento e estimular que as pessoas locais se hospedem no seu hotel.

Faça parcerias

Empresas de eventos e turismo, blogs especializados, órgãos como Prefeitura e Secretaria do Turismo, produtores de eventos, restaurantes, entre outros podem ser tornar grandes parceiros na divulgação do hotel, recomendando o seu estabelecimento na lista de meios de hospedagem da sua cidade e/ou região. 

Assim sendo, quem vem de fora já tem uma indicação de confiança de onde se hospedar.

Confira: Parcerias como estratégia na hotelaria

Dialogue com influenciadores digitais

Que tal convidar aquela Youtuber famosa para se hospedar no seu hotel em troca de divulgação? 

Graças ao marketing de influência a e as redes sociais, essas possibilidades estão cada vez mais em alta.

Desta forma, liste alguns blogueiros de viagens, jornalistas e profissionais da área e convide-os para uma estadia em seu estabelecimento. 

Esses influenciadores irão ajudar a espalhar a sua marca através de publieditoriais ou reviews para um público que é exatamente o que você deseja atingir (e que muitas vezes você não consegue alcançar).

Crie promoções

Se você sabe quem é o seu público alvo, fica mais fácil entender seu comportamento e o que desperta seu interesse. 

Pensando nisso, você pode oferecer descontos, promoções, vouchers e pacotes exclusivos que sejam atrativos para ele.

Contudo, analise as épocas em que pode ofertar esse benefícios e comunique essas vantagens.

Promova eventos

Durante o ano são diversas as datas em que podemos promover eventos. 

Sejam em datas específicas ou em algumas épocas do ano, usufruir da estrutura do seu hotel e criar uma programação diferente é uma maneira assertiva de aproveitar cada um delas.

Fazer lançamentos de produtos, filmes, convidar renomados chefs de cozinha, promover uma exposição de fotografia ou um desfile, são algumas ideias de como divulgar um hotel e ainda receber diversas pessoas que talvez nunca tenham entrado no local e possam se surpreender com o que você oferece. 

Gostou das dicas?

Sendo assim, essas são apenas algumas ideias de como divulgar um hotel e alcançar a ocupação máxima o ano todo. 

Quer mais dicas para se tornar um expert no marketing hoteleiro? Confira o nosso Curso de Marketing Digital Hoteleiro e aumente ainda mais as suas reservas.

Aproveite para compartilhar com a gente aqui nos comentários o que você tem feito para divulgar o seu hotel e se tem dado resultado.

marketing-hoteleiro
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 0 Flares ×
Share: