Pixel Meta

Como escrever conteúdo de qualidade para o blog hoteleiro

Tempo de leitura: 8 minutos
blog-hoteleiro

Se você chegou até este artigo é porque entende a importância de ter um blog. E mais ainda, de produzir conteúdo de qualidade para o blog hoteleiro.

A mais de 4 anos nós produzimos conteúdo sobre hotelaria aqui no blog da Hospedin, e felizmente temos uma bagagem e tanto sobre este assunto para compartilhar com você.

Acompanhe a leitura até o final para conhecer os processos de produção adotados por nossa equipe, e seja capaz você também de produzir conteúdo de qualidade para o blog do seu hotel ou pousada!

O blog hoteleiro é uma fonte importante de atração de tráfego para seu site. Isso porque ele trabalha nos bastidores dos buscadores de internet, como o Google, trazendo para o seu blog pessoas interessadas em determinadas palavras-chave.

Vamos exemplificar para ficar mais claro:

Vamos supor que sua Pousada esteja localizada em Cabo Frio, no Rio de Janeiro. A partir disto você escreve um post blog utilizando a palavra-chave “pousada em Cabo Frio”. Desta forma, você explora essa palavra-chave no seu texto repetindo-a várias vezes e entregando um conteúdo de valor para o leitor. Ok, seu texto está pronto e acessível para quem quiser ler.

Agora vejamos pelo lado do hóspede. Ele está em casa e decide fazer o planejamento da sua viagem de férias que vai ser em Cabo Frio. Então ele pesquisa no Google pela expressão “pousada em Cabo Frio” e quem aparece? O seu artigo. Bingo! As chances de o hóspede consumir seu conteúdo e, consequentemente, reservar a hospedagem com você são muito maiores a partir de agora. Isso porque ele estava no seu exato momento de compra e você apareceu com um conteúdo relevante que o ajudou no seu planejamento.

Para saber mais sobre a importância do blog no seu negócio, complemente a leitura com esse artigo: Porque sua pousada precisa ter um blog urgente.

Produzir conteúdo de qualidade para blog hoteleiro exige dedicação e disposição. Apesar de não ser algo simples, se torna mais fácil quando se aplica um método, sendo que isso potencializa a capacidade de se manter consistente e criativo.

Conteúdo de qualidade para blog hoteleiro: metodologia PEC

A metodologia que vamos apresentar neste artigo parte de uma tríade chamada PEC: Planejamento, Execução e Controle. Dentro de cada uma dessas macro etapas você encontrará pequenos passos a serem seguidos a fim de obter o melhor conteúdo para o seu blog hoteleiro. Veja na ilustração abaixo:

conteudo de qualidade para blog hoteleiro

Essa é a metodologia que praticamos na Hospedin, pois com ela obtemos muitas vantagens, como por exemplo: organização do tempo, agilidade nas publicações, uso das melhores palavras-chave, consistência nas publicações, ajuste de rota para melhorar o alcance e etc.

Bora conhecer para aplicar?

Planejamento de conteúdo

A primeira etapa da tríade diz respeito ao planejamento, como não poderia deixar de ser. Não é possível ter uma execução eficiente sem um planejamento bem feito.

Você não pode se contentar somente com a “vontade” de fazer posts para o seu blog, mas sim, ter clareza sobre o que deseja escrever, como escrever, quando e onde.

Imagine chegar no dia de fazer um post blog e não ter ideia sobre qual assunto escrever. O resultado será um punhado de palavras sem objetivo e sem sentido, na melhor das hipóteses. Para que isso não aconteça você precisa planejar o conteúdo do seu blog hoteleiro. Só assim, ele será um conteúdo de qualidade e útil para o leitor.

Para planejar siga os seguintes passos:

Passo 1) Levantamento de palavras-chave

Faça uma pesquisa e liste as palavras-chave relacionadas com a sua pousada. Para selecioná-las vá testando as expressões diretamente no Google e verifique como as pessoas pesquisam por determinada palavra. Levante as palavras relacionadas a localização da pousada, aos pontos turísticos, a como chegar na cidade, dúvidas de transporte público, dúvidas de restaurantes e etc. Veja os exemplos abaixo:

conteudo de qualidade para blog hoteleiro

conteudo de qualidade para blog hoteleiro

conteudo de qualidade para blog hoteleiro

Passo 2) Listagem de assuntos

Agora que você já conhece as palavras-chave pode começar a listar os tópicos a serem desenvolvidos. Comece escrevendo um título (não se preocupe se ele tiver que ser mudado depois) e em seguida escreva os subtítulos. Um texto bom de ler deve ter pelo menos 3 subtítulos.

Neste momento atente-se para utilizar a palavra-chave escolhida no título e em pelo menos um subtítulo, ok? Veja o exemplo abaixo:

Palavra-chave: pousada em Cabo Frio
Título do post blog: 3 motivos para passar suas férias em uma pousada em Cabo Frio.
Subtítulos:
– Motivo 1: Praias calmas e verdinhas
– Motivo 2: Contato único e intenso com a natureza
– Motivo 3: Uma pousada em Cabo Frio pra lá de especial

Para ajudá-lo na listagem de assuntos e de títulos utilize o Google, também. Afinal os próprios leitores é que nos dão as respostas. Observe que eu busquei por “Cabo Frio” no Google e ele me mostrou quais são as principais dúvidas das pessoas. Explore-as!

conteúdo de qualidade para blog hoteleiro

Consegue perceber quanto conteúdo de qualidade para blog hoteleiro é possível produzir com base em uma pesquisa básica?

Passo 3) Definição de prazos

O terceiro e último passo da etapa de planejamento é definir prazos. É a partir disso que você poderá se organizar para a execução e ficará mais tranquilo quanto ao que publicar em determinada data. Faça um planejamento de prazos de pelo menos 1 mês, caso você queira publicar artigos semanalmente. Se seu espaço de publicação for maior, seu planejamento também será. Use uma planilha comum para elencar a palavra-chave, o título, subtítulos e data de publicação. A cada novo mês faça sua nova programação.

Pronto, você já pode começar a executar.

Execução eficiente

Após o planejamento, você estará pronto para colocar as mãos na massa. Para ganhar tempo e agilidade sem perder a qualidade do conteúdo, siga os passos abaixo.

Passo 1) Curadoria de conteúdo

Você pode estar pensando: “Como eu vou escrever sobre assuntos que não conheço?” E a resposta para isso é: “Pesquisando e estudando sobre eles”. A curadoria nada mais é do que uma pesquisa ampla sobre o tema, para que você possa eleger os melhores artigos e estudar o conteúdo com base neles.

E aqui deixamos claro que você precisa pesquisar e estudar, e nunca copiar conteúdos de outros artigos. Se você desejar utilizar uma informação ou imagem de outro artigo porque achou muito interessante, referencie o autor/fonte sempre. Afinal, você não gostaria que fizessem isso com seu conteúdo, correto? A curadoria serve para aumentar sua criatividade e seu campo de visão sobre o assunto.

Passo 2) Escrever

Chegou a hora de começar a escrever. Com a palavra-chave, título e subtítulos em mãos, essa tarefa fica um pouco mais fácil. Se você gosta de escrever e quer produzir conteúdos para o blog da sua pousada ou hotel, o texto vai fluir como água em cachoeira. E se por outro lado, você não tem interesse em escrever, poderá terceirizar essa etapa a um freelancer que faça esse tipo de produção.

No entanto, se você mesmo for escrever, comece tirando as ideias da cabeça e escrevendo como se não houvesse amanhã. Neste primeiro momento não se preocupe com concordância ou erros de português, apenas escreva. Depois que terminar, comece a lapidar o texto organizando as ideias, e aí ele estará pronto para o passo 3 desta etapa.

Passo 3) Revisão

Agora sim você vai fazer as correções necessárias, assim como os ajustes para que o conteúdo seja fluido e gostoso de ler. Na etapa de revisão é interessante que outra pessoa releia o texto, caso você o tenha escrito. Já, se terceirizar a escrita, a revisão poderá ser feita por você mesmo. O que importa aqui é nunca pular este passo, ok?

Diante disto, basta publicar e começar a colher os resultados.

Controle dos resultados

Como em qualquer estratégia de marketing o acompanhamento dos resultados é o que vai mostrar se você está no caminho certo. Se você optar por fazer ações não planejadas, não terá clareza sobre os objetivos e muito menos, se os resultados estão positivos ou não.

Uma vez que você define suas palavras-chave, pode acompanhá-las e descobrir se o seu artigo aparece na primeira página do Google quando ela for buscada por alguém. E assim, poderá acompanhar o ranqueamento dos seus textos. Aliás, o primeiro passo desta etapa está relacionado a isso, veja:

Passo 1) Google Analytics

Para acompanhar os resultados, você precisa criar uma conta no Google Analytics e vincular a página do seu blog hoteleiro a ela. A partir disto você poderá visualizar quantas pessoas acessaram seu blog em determinado período, quais são os artigos mais acessados (o que lhe dará mais ideias para novos textos), quanto tempo as pessoas passam no seu blog e muitas outras informações. Essa é uma ferramenta gratuita do Google e que ajuda bastante no acompanhamento dos resultados. Veja alguns gráficos gerados por ela nas imagens abaixo:

conteúdo de qualidade para blog hoteleiro

conteúdo de qualidade para blog hoteleiro

Passo 2) Acompanhamento das informações

Para que você possa ter um histórico dos resultados do blog e com isso poder avaliar suas ações no longo prazo, crie uma nova aba na planilha de planejamento para registrar os números mês a mês. Anote as informações do tipo: número de visitas no mês, taxa de rejeição, tempo no site e etc. E vá acompanhamento o quanto de tráfego o seu conteúdo no blog está gerando, assim como, o tráfego do seu site, pois o blog deve levar as pessoas para lá.

Este tipo de acompanhamento é o que faz com que você se torne ainda melhor na produção de conteúdo de qualidade para blog hoteleiro ao longo do tempo. É uma estratégia e tanto para se tornar referência em determinado assunto.

O seu blog hoteleiro nunca mais será o mesmo

Se você já tem um blog, mas ele se encontra um pouco abandonado, essa é a hora de fazê-lo surgir das cinzas e trabalhar para você. E se, por outro lado, você ainda não tem um blog hoteleiro, a partir deste artigo não restam dúvidas de que vale muito a pena ter um.

Então, mãos a obra hoteleiro!

Eu sei que tem gente do lado daí pensando: “Como vou fazer isso, com o tanto de tarefas que já faço no dia a dia?”. O que eu tenho pra te dizer é que sua preocupação é genuína, e que para fazer um trabalho bacana no marketing digital é necessário ter dedicação e foco.

Por outro lado, nem mesmo a falta de tempo poderá impedir que você transforme o seu blog em uma poderosa fonte de tráfego, pois esse trabalho poderá ser terceirizado, como falei anteriormente. Você poderá terceirizar, principalmente, a escrita do conteúdo, sendo que isso demanda tempo e pesquisa.

No entanto, nós não recomendamos que você terceirize todas as etapas descritas neste artigo, pois não existe ninguém melhor do que você, hoteleiro de plantão, para definir palavras-chave e temas para o seu blog. Afinal, você é expert no assunto, não é mesmo?

Isso não quer dizer que você não deva alinhar seus pensamentos com o terceirizado que vai escrever os textos, ok?

Indicamos, profundamente, que você escreva alguns dos textos e experimente a sensação de ver o seu conteúdo sendo acessado e lido pelas pessoas. É super legal!

E nós temos certeza de que pode sair muito conteúdo de qualidade para blog hoteleiro da sua “cachola”, também.

Leia também: Marketing Digital para Hoteleiros: da estratégia a prática + ebook grátis

Conta pra gente se você tem um blog hoteleiro e como administra os conteúdos. Vamos adorar saber = )

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Continue aprendendo

Suporte

Atendimento de segunda à sexta-feira das 09h00 às 12h00 e 13h30 às 18h00.
Copyright © Hospedin - Todos os direitos reservados
Ao usar o Hospedin, você concorda com nossa Política de Cookies.