Como posicionar o seu hotel no mercado

Como posicionar o seu hotel no mercado?

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 0 Flares ×

Quando a gente pensa em qualquer tipo de produto, logo vêm à cabeça as marcas favoritas. Tem sempre uma especial que a gente não abre mão. Esse exercício de organizar empresas em uma espécie de ranking é uma atitude natural do consumidor e define a imagem de cada uma dentro do mercado.

O posicionamento é justamente essa percepção do público. É o lugar que o seu estabelecimento, seja hotel ou pousada, ocupa na mente dos consumidores. A marca favorita é considerada líder de mercado e ganha a preferência dos clientes porque apresenta vantagem na relação custo-benefício. Enquanto isso, as outras têm que se esforçar para mostrar que são capazes de se equiparar à líder.

Tenha em mente que o posicionamento de mercado é uma combinação de diversos fatores. Devem ser levados em conta não apenas os aspectos tangíveis – a estrutura física do hotel, o preço das diárias e a localização – como os intangíveis, entre eles o atendimento e a experiência dos consumidores durante a hospedagem.

Para o seu hotel conseguir o melhor posicionamento, é necessário promover os aspectos que o diferenciam dos concorrentes. Afinal, só é lembrada a marca que sobressai. Acompanhe as nossas dicas e entenda como você pode fazer isso.

Invista na excelência dos serviços oferecidos

Mais importante do que exibir uma lista enorme de serviços é se sobressair naquilo que você oferece como atrativo principal. Se o grande trunfo da sua pousada for o preço acessível, é isso que o cliente vai esperar da sua empresa. Por outro lado, se o hotel anuncia serviço de SPA, o consumidor quer ter à disposição todas as instalações apropriadas.

Não confunda o seu público

Não adianta fazer alarde sobre todas as características positivas do seu estabelecimento. Isso pode deixar o público confuso e até causar alguma descrença. Se você fizer uma propaganda mostrando um hotel econômico com instalações luxuosas, por exemplo, não vai inspirar muita credibilidade.

Conheça o público e entenda a sua demanda. Então, procure anunciar os fatores que são mais importantes para os clientes. Uma boa ideia é incluir as informações adicionais no site do hotel, onde o cliente poderá acessar sem que pareça uma propaganda.

Conheça os seus concorrentes

O posicionamento é definido em relação a outros hotéis e pousadas da mesma categoria. Por isso, você deve conhecer os seus concorrentes. Um erro comum é identificar apenas os aspectos visíveis – ou seja, as instalações físicas. Isso pode dar uma dimensão equivocada da posição de cada um.

Lembre-se que além da estrutura, a opinião do cliente também se baseia na qualidade do atendimento e no sistema de reservas, entre outros elementos.

Oriente-se de acordo com a perspectiva do cliente

Não adianta confiar apenas nas suas impressões a respeito do público. Mesmo que você acredite que os clientes estejam satisfeitos com o serviço ou quando a procura pela hospedagem for alta. Nada disso é um indicativo claro do seu posicionamento. Você pode até “sentir” a opinião dos seus hóspedes sobre a estadia no seu hotel, mas é necessário também entender como o público vê os concorrentes e identificar as suas preferências.

Acompanhe o posicionamento do hotel com frequência

Em um mercado de concorrência acirrada como a hotelaria, com estabelecimentos surgindo o tempo todo, o posicionamento pode variar bastante. Novos hotéis acabam se destacando e tomando o lugar daqueles com mais tradição. Portanto, é preciso monitorar regularmente o seu posicionamento.

O ideal é que isso seja feito através de pesquisas de marketing. Elas são a melhor forma de acompanhar a opinião do público sobre o seu negócio, indicando a eficácia das estratégias de marketing e garantindo o retorno dos seus investimentos.

E então, você conhece o posicionamento do seu hotel no mercado? Conte para a gente nos comentários.

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 0 Flares ×
Share: