Pixel Meta

Concorrência hoteleira: vantagem competitiva no setor

Tempo de leitura: 3 minutos
concorrencia-hoteleira

Quando se fala em concorrência hoteleira, é necessário entender o conceito para conseguir identificar aqueles que podem ameaçar sua fatia de clientes, no caso, os hóspedes.

No geral, existem dois tipos de concorrentes, os diretos e os indiretos. O diretos, são os que têm o mesmo tipo de negócio, oferecem o mesmo serviço e buscam o mesmo consumidor. Os indiretos não necessariamente tem o mesmo perfil de serviços, mas também brigam pelo mesmo público, o que afeta diretamente a demanda de clientes. Um exemplo simples de concorrente indireto quando se trata de um hotel, são os parques de diversões, aquáticos e etc.

Falando de concorrência hoteleira, essa questão é muito abrangente, já que há uma grande diversidade de opções para o consumidor. Por isso, para uma boa gestão hoteleira é importante conhecer bem seu segmento e, principalmente, os seus concorrentes. Quem são, como atuam e sua reputação.

Para analisar a concorrência direta, o primeiro passo é ter bem definido seu público alvo. Depois é fundamental mapear a sua área geográfica de atuação e identificar os outros hotéis e pousadas da região. Assim você terá a noção de seu mercado e saberá com quantos concorrentes está disputando a preferência de seus clientes. Nessa etapa do processo, a ferramenta de busca do Google pode ser um grande aliado, já que é atualmente a melhor forma de ser encontrado pelo público, e relaciona os resultados por ordem de relevância em relação ao tema e sua presença no mundo online. Contudo, você ainda poderá recorrer à órgãos municipais, caso queira ter um número mais exato.

Agora que você já conhece a dimensão do mercado, pode estabelecer alguns critérios de qualificação hoteleira, focar em seus concorrentes diretos e analisar seus pontos fortes e fracos. Com isso, conseguirá definir suas estratégias e construir uma vantagem competitiva diante deles.

Mas como identificar esses concorrentes diretos? Aqui indicamos alguns critérios básicos para análise da concorrência hoteleira:

1. Localização

Onde o hotel ou pousada está situado e o que há nos arredores que poderá facilitar permanência do hospede.

2. Classificação

Qual é a categoria do hotel ou pousada de acordo com a associação de hotéis.

3. Tipos de acomodação

Tipos de quarto, quantas pessoas acomodam, o que incluem, como por exemplo, frigobar, ar condicionado, e microondas.

4. Serviços oferecidos

Refeições inclusas, amenidades nas acomodações, internet e estacionamento, são alguns serviços avaliados.

5. Preços e formas de pagamento

Valores por tipo de acomodação e período, bem como facilidade para pagamento em cartão de crédito, cheque ou ainda boleto.

6. Reputação

Nesse item também é possível contar com ferramentas online gratuitas como o TripAdvisor, o mais utilizado e referência para maioria dos turistas. Outro site que deve ser investigado é o Reclame Aqui, que apontará dados negativos, quando houver.

7. Estratégias de marketing

Quais são as ações de marketing utilizadas para chegar ao público? Anúncios na mídia imprensa e online (portais, sites de busca, rede sociais, dentre outros), parcerias com sites compras coletivas ou promoções.

Obter essas respostas irá demandar de uma pesquisa e para isso existem empresas especializadas, porém de custo relativamente alto, ou é possível dedicar um tempo e realizá-la fazendo uso de algumas ferramentas online gratuitas, além das já mencionadas no item 6. Abaixo listamos algumas delas, que permitem o mapeamento do site de seu hotel e da concorrência hoteleira, caso possuam presença e atuação online.

Google Alerts – google.com.br/alerts

Além de ser a mais poderosa ferramenta de buscas, o Google fornece diversas outras que auxiliam o sistema hoteleiro em sua gestão. O Google Alerts você poderá ser notificado por e-mail sempre que seu nome, de um concorrente ou determinado assunto quando for mencionado.

SemRush – semrush.com

De fácil manuseio, tem opção de leitura em português e basta inserir o endereço do site que deseja analisar para ter acessos como origem dos acessos, palavras chave mais utilizadas, principais concorrentes nos resultados de busca orgânica, dentre outros.

Similar Web – similarweb.com

Apesar de ser todo em inglês, a linguagem é de fácil entendimento. As informações são amplas, com dados de tráfego no site desejado, inclusive apresenta quem são os principais sites similares.

Após coletar e cruzar todos os dados, ficará mais fácil traçar a estratégia de vendas para que seu hotel mantenha sempre uma boa ocupação.

Até o próximo artigo, grande abraço!

Compartilhe

Uma resposta

  1. Além das estratégias, ainda há uma necessidade de regularidade na otimização do site, por isso precisamos de um programa analisador de SEO totalmente gratuito – por exemplo – https://sitechecker.pro/pt/. Ele mostrará todos os erros no seu site e reduzirá significativamente os custos de tempo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Continue aprendendo

Suporte

Atendimento de segunda à sexta-feira das 09h00 às 12h00 e 13h30 às 18h00.
Copyright © Hospedin - Todos os direitos reservados
Ao usar o Hospedin, você concorda com nossa Política de Cookies.