Dicas para gerenciar minha pousada

Dicas para gerenciar minha pousada

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 0 Flares ×

Gerenciar não é simples, exige-se uma série de implementações consideradas importantes para que a pousada tenha retorno e sucesso.

Muitos empreendedores se sentem sobrecarregados ou até não tem conseguido lograr êxito por causa de vários fatores.

É importante frisar que mesmo com a crise, muitas pousadas têm conseguido deslanchar com seus negócios, mas muito disso, vem por parte da boa administração e gerenciamento local.

Maiores desafios de uma gestão

Comandar uma pousada tem a ver com saber lidar com as inúmeras variáveis existentes e até inesperadas, todas as informações precisam ser analisadas constantemente, isso envolve:

  • Verificação da produtividade.
  • Saber se a empresa está ganhando liderança e destaque no mercado.
  • Verificação dos custos.
  • Pipeline de vendas, entre outros.

Com certeza, reunir todas essas informações, exige um esforço absoluto. O fluxo de trabalho é um dos pontos chaves principais para a boa gestão da pousada.

Cada ação tomada gera uma consequência que pode ser benéfica ou não e por isso, analisar bem todas as opções é sempre vital.

Por esse motivo é sempre importante conhecer algumas metodologias de trabalhos que facilitarão o progresso do empreendimento.

1. Você não precisa fazer tudo sozinho

A maioria dos empresários deseja fazer tudo que é possível, mas, carregar o mundo nas costas não é prudente, nem sábio.

Por melhor que se deseja fazer, uma pessoa apenas não dá conta de trabalhar em todas as exigências que a pousada tem.

Por isso que ter uma boa equipe é vital para que o negócio se torne de qualidade e sustentável.

Isso quer dizer que a premissa de fazer uma seleção e recrutar bons funcionários é um dos passos essenciais para gerir a pousada positivamente.

Aprender a delegar as funções adequadamente, é outra atitude que vem após a escolha de sua equipe.

O bom gerenciamento de sua pousada terá reflexo ativo na qualidade dos serviços e sobre àquilo que seu empreendimento pode suportar, seja como demanda, atendimento, crescimento ou desafios que porventura possam surgir.

2. Apoio, manutenção e reparos

Uma pousada não pode ser bem gerenciada, caso não haja os devidos cuidados com ela. Isso não se liga apenas ao lucro, mas quanto a necessidade de promover segurança aos hóspedes e funcionários.

Isso indica que será preciso constantemente fazer verificações quanto ao encanamento e instalação elétrica, bem como a manutenção necessária em aparelhos e eletrodomésticos.

Os móveis também precisam dessa verificação de modo a transmitir higiene e beleza. É inadmissível manter objetos ou móveis quebrados dentro ou fora da pousada, achando que isso não fará diferença.

Dados curiosos…

Muitas culturas, acreditam que objetos quebrados trazem energias que influenciam nos prejuízos do negócio, ou seja, energias negativas. Diz-se que se algo quebra é porque ali se aglomerou tamanha energia, que foi capaz de se despedaçar, destruir, simbolicamente isso representa rupturas, problemas, sendo assim, muitos acreditam que manter esses objetos não pode trazer benefício algum.

Em todo caso, manter um móvel quebrado ou velho, esteticamente não é algo que promova um bom design, e se tratando de um ambiente que deve ter requinte e harmonia, é preciso levar em conta, quando é necessário trocar ou reformar.

3. Tenha um bom plano de negócio

Muitos empresários começam uma pousada sem ter um plano de negócios, mas se não o tem, é bom começar a elaborá-lo, pois o mesmo dará informações importantes sobre sua empresa, o mercado, sobre a viabilidade econômica e de investimentos, tanto como sobre a concorrência e o público-alvo, fazendo com que sua gestão seja mais eficiente e produtiva.

4. Atenção as referências de atendimento e reclamações

Quem melhor para pontuar seus serviços, se não o cliente que desfruta dele?

As melhores referências virão dos hóspedes e por isso, devem ser levadas em consideração.

Isso também inclui os comentários feitos em seu site, eles precisam e devem ser os mais positivos o possível. Por isso é vital manter um bom relacionamento com os clientes e prestar o melhor atendimento que existe!

Os comentários feitos em seu site darão referências do quanto sua pousada é boa ou ruim. Tente aprender ao máximo, até mesmo com as críticas mais maldosas. Elas com certeza podem contribuir para sua ascensão e sucesso.

Além disso, mantenha políticas claras na sua pousada. Tenha regras simples e objetivas, ainda que a pousada seja gerida por familiares é preciso manter o profissionalismo e um clima convidativo.

Achou a matéria interessante? Na sua opinião, o que mais pode contribuir para uma boa gestão? Acrescente!

Sucesso.

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 0 Flares ×
Share: