dicas para sua pousada mandar bem no fim de ano

Dicas para sua pousada mandar bem no fim de ano

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 0 Flares ×

Ahh a época mais esperada do ano vem chegando, e já podemos sentir aquele clima de festa no ar. Afinal, quem não ama as comemorações de natal e ano novo? Férias, luzinhas de natal, comida boa, presentes, espírito solidário, e é claro, muitas viagens. Sim, essa é a época do ano que as pessoas mais viajam e procuram por estadias.

Pensando nisso, preparamos algumas dicas para sua pousada mandar bem no fim de ano, atrair mais reservas e aproveitar a época como nunca.

Confira!

Planejamento é tudo

Antes de qualquer coisa, é preciso montar um planejamento para as festas de fim de ano. Planejar, nada mais é do que, definir os objetivos que você quer atingir e traçar um plano de como você irá alcançá-lo.

Somente através de um planejamento você conseguirá avaliar os resultados obtidos na conclusão de suas ações. Esse plano também se faz necessário, para impedir que determinados imprevistos aconteçam, deixando você mais seguro em suas ações e evitando aquela dor de cabeça nos momentos indesejados.

Para fazer um bom planejamento para sua pousada mandar bem no fim de ano você precisa avaliar as seguintes questões:

  • Quais metas eu quero atingir? Analise o desempenho da sua pousada, nessa mesma época, nos anos anteriores. Através de gráficos e relatórios de ocupação, desenvolva uma base de cálculo e determine uma meta a ser atingida. Por exemplo, se no ano anterior o número de reservas fechadas para o ano novo foi x, coloque como meta para esse ano a quantidade y, estipulando um crescimento.
  • Se você não possuí uma ferramenta pra te ajudar nessa tarefa, você precisa urgente de um sistema de gestão hoteleira. Sabia que com o Sistema Hospedin você tem acesso a essas e muitas outras funcionalidades?
    Clique aqui e saiba mais
    .

  • Qual o meu orçamento para investimento? Procure separar um valor determinado para investir nesse período. Para isso você deverá levar em conta as seguintes questões: decoração, contratação de funcionários extra, manutenção da estrutura, estoque de alimentos para refeições, marketing, entre outras coisas que trataremos a seguir.
  • Entrar no clima das festas é indispensável

    Depois de fazer o planejamento é hora de colocar a mão na massa. Vamos concordar que, o que torna as festas de fim de ano mais empolgantes, e dá aquele clima especial, são as decorações. Por isso é de extrema importância que sua pousada entre no clima e capriche na decoração.

    Papai Noel, árvores de natal e luzinhas são de praxe. Mas sabia que, com um pouco de criatividade, é possível decorar sua pousada gastando pouco? Além disso, você consegue elementos decorativos muito mais autênticos do que estes tradicionais que a gente compra.

    O Pinterest é uma fonte inesgotável de imagens, que pode te ajudar com ideias inspiradoras. E se você acha que não tem habilidade suficiente com as mãos para isso, chama aquela colaboradora criativa pra te ajudar e mãos à obra!

    Saiba que, ainda mais importante que decorar, é envolver toda a equipe nessa missão. Peça a colaboração de todos nesse momento, seja para dar ideias ou até vestir gorrinhos de Papai Noel. A participação de todos nesses preparativos trará motivação para o time, gerando automaticamente uma melhoria no desempenho deles. Faça com que todos entrem no espírito natalino, pois atendimento ao cliente nessa época, precisa ser ainda mais caloroso do que o normal.

    Faça vistorias em toda estrutura

    Mas sabemos que não basta se preocupar apenas com a estética do negócio. Mais do que nunca é preciso revisar toda a estrutura da sua pousada. Ainda mais nesse período de fim de ano, em que o movimento de hóspedes é muito mais intenso.

    O ideal é contratar um técnico para revisar as instalações elétricas e hidráulicas, e fazer as manutenções devidas. Preocupe-se também com reparos de danos, como rachaduras nas paredes, roupas de cama muito antigas, toalhas de banho manchadas e tudo mais. O bom funcionamento do ar condicionado nos quartos também é indispensável, tendo em vista que nessa época costuma fazer muito calor.

    Também é importante conferir o estoque de alimentos, para que não haja imprevistos nas refeições. Tenha em mente a quantidade de reservas que você está esperando e procure manter todos os serviços oferecidos pela sua pousada impecáveis. Assim você causa uma boa impressão em seus hóspedes e impede que haja motivos para reclamações.

    Verifique a mão de obra

    Para que tudo saia nos conformes e não haja correria, contabilize se a quantidade de funcionários que você tem é suficiente para atender a demanda de hóspedes. Outro fator é que, apesar de dizerem por aí que, no mundo da hotelaria ninguém tem vida social, a gente sabe que todo mundo quer conseguir curtir um pouco as festas de fim de ano com a família. Logo, o ideal é que você converse com o time de funcionários e monte escalas que beneficie a todos. Se for necessário, opte pela contratação de funcionários temporários. Aqui no blog temos dois artigos que podem te ajudar com essa função:

    Colaborador temporário: Saiba como encontrar a pessoa certa para a alta temporada
    O que você precisa saber sobre trabalho temporário na hotelaria

    A contratação de um colaborador temporário merece atenção. Mesmo que seja por um curto período, você conta com essa pessoa para representar sua pousada no momento que você mais precisa, e tudo deve sair nos conformes!

    Apresente um diferencial

    E nessa hora que você precisa mostrar criatividade e sair na frente da concorrência. Então, busque por ações para destacar sua pousada e chamar a atenção dos clientes.

    Sabemos que no natal, a maioria das pessoas prefere passar em casa, ceando com a família. Mas mesmo assim, sempre há reservas para essa data. Por isso não deixe de servir uma ceia de Natal caprichada. Aposte em uma ceia para o ano novo também. Afinal, seus hóspedes estão passando a virada do ano longe de casa e talvez até da família, e provavelmente irão gostar muito de encontrar um jantar caloroso antes de sair para as comemorações.

    Uma ótima ideia é oferecer mimos para os hóspedes, como bombons acompanhados de um cartão de natal ou ano novo, nos quartos. Caso haja bastante crianças, dá até pra contratar um Papai Noel para entregar lembrancinhas.

    Procure saber sobre as atrações da cidade, atividades e tudo o que pode agregar interesse para seus hóspedes. É interessante até deixar um guia na recepção com todas as atrações da cidade.

    Não pense nisso como gastos, mas sim como investimento. Afinal a experiência do hóspede é o bem mais valioso nesse momento. É a sua chance de causar aquela ótima impressão, para que ele retorne nos próximos anos.

    E por último, o mais importante: divulgue!

    Bom, essa parte você já deve estar careca de saber, divulgar é o x da questão. Como tudo o que se faz, independente da área, o marketing é essencial. É nessa hora que você irá mostrar todo o seu esforço para fazer sua pousada mandar bem no fim de ano.

    Sendo assim, invista nos canais de comunicação. Faça promoções, divulgue no Facebook, Instagram, nos canais de venda, e lógico no seu próprio site. Deixe que todos saibam o que você preparou para aqueles que optarem por passar as festas de fim de ano na sua pousada.

    Mas não entregue todo o jogo. Uma ótima ideia é criar um ar de mistério, e anunciar que há uma surpresa para os hóspedes que estiverem com você nessas datas especiais. A surpresa fica por conta das suas ideias. :)

    Agora é a hora de sua pousada mandar bem no fim de ano!

    São diversas possibilidades para tornar sua pousada ainda mais atrativa nessa época. Basta um pouquinho de criatividade, e amor pelo que faz. Por que, sim a gente sabe que, o aumento dos lucros é muito importante nesse momento, mas não podemos esquecer que as festas de natal e ano novo, também servem para disseminar amor, amizade, afeto, fé e todas as coisas boas que o mundo está precisando.

    Então mãos a obra! Corre que o natal tá chegando, e ainda da tempo de colocar nossas dicas em prática e fazer sua pousada mandar bem no fim de ano. Mas antes, não esquece de deixar aquele like no artigo!

    Tem alguma ideia legal para as festas de fim de ano na sua pousada? Conta pra gente!

    0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 0 Flares ×
    Share: