Pixel Meta

Qual a diferença entre hotel e pousada?

Tempo de leitura: 6 minutos
diferenca-entre-hotel-e-pousada

Pode parecer uma pergunta óbvia, mas o fato é que a diferença entre hotel e pousada costuma deixar muita gente confusa. 

Apesar de ambos oferecerem hospedagem, eles têm suas particularidades. O hotel, por exemplo, geralmente é maior e conta com uma estrutura mais completa, incluindo serviços como restaurante, piscina, bares e academia. Já a pousada é uma opção mais aconchegante, com menos quartos e uma vibe mais caseira. 

Claro, cada um tem suas vantagens e desvantagens, mas no final das contas, vai depender do perfil do viajante. 

Então continue a leitura, você aprenderá de uma vez por todas, a diferença entre os meios de hospedagem! 

Semelhanças entre hotéis e pousadas

De acordo com a definição do dicionário, tanto um hotel quanto uma pousada são estabelecimentos que provêm alojamento, e, habitualmente, refeições, entretenimento e outros serviços para o público.   

Desta forma, a principal semelhança entre esses dois tipos de hospedagem está no fato de serem estabelecimentos comerciais que oferecem estadia a alguém em troca de um valor x determinado, denominado diária

Além disso nos dois tipos de hospedagem, toda a prestação de serviço e atendimento são embasados pelos princípios da hospitalidade. 

Diferenças entre hotel e pousada

Apesar da semelhança nas definições, no geral existem certas características distintas entre os dois modelos de hospedagem, conforme apontamos ao longo deste artigo. Confira no infográfico abaixo quais são elas:

diferença entre hotel e pousada

Vale ressaltar que nada disso é regra. Tanto hotel, como pousada, podem variar suas peculiaridades de acordo com os serviços oferecidos, tipo e tamanho do negócio.

O que é uma pousada?

Segundo o dicionário, o termo pousada pode ser entendido como, “casa em que se admite hóspedes; pensão, hospedaria, albergue.” 

Logo, uma pousada é um estabelecimento comercial que oferece estadia a alguém, em troca de um valor x determinado, denominado diária

Até aqui nenhuma novidade. 

No geral, existem algumas características que diferem as pousadas dos outros meios de hospedagem, conforme veremos logo abaixo. 

Por padrão, as pousadas são estruturas menores que os hotéis, contemplando de 3 a 4 andares, no máximo. Seu ambiente intimista e aconchegante muitas vezes pode remeter a uma casa ou cabanas. 

Entretanto, é possível encontrar pousadas de diferentes estilos, desde as mais simples às mais estruturadas, contendo quartos mobiliados com muito bom gosto e requinte. 

Pensando em montar sua pousada? 
Baixe grátis: Plano de Negócio para Pousadas 

como-montar-pousada

Principais características de uma pousada

A principal delas talvez seja o fato de, normalmente, as construções em que estão instaladas são horizontais, com no máximo três andares.  

Característica essa que confere uma atmosfera mais intimista e acolhedora ao ambiente. 

Ainda sobre a estrutura, ela pode estar concentrada em uma única construção ou dividir-se em diversas construções menores como: cabanas, chalés, bangalôs e pequenas casinhas. Esse tipo de construção tem como ponto positivo o fato de proporcionar maior privacidade aos hóspedes. 

Outro aspecto interessante sobre as pousadas é o fato de, normalmente, suas decorações apresentarem uma certa temática.  

O que isso quer dizer? Se a hospedagem estiver localizada em uma praia, por exemplo, os elementos decorativos tendem a remeter àquele ambiente. 

No que diz respeito aos serviços oferecidos, é de costume nas pousadas os serviços de recepção, alojamento e alimentação. 

Já o atendimento tende a ser mais informar e pessoal, diferente dos hotéis que trabalham de forma mais formal. 

Apesar de apontarmos aqui algumas características específicas de pousadas, é importante ressaltar que devido a grande quantidade desse tipo de hospedagem espalhada pelo mundo, estruturada de diferentes formas, por diferentes pessoas e culturas, essas características não são descritas em pedra e podem variar bastante. 

Seja qual for o estilo, o que as pousadas têm em comum são: 

  • Café da manhã  
  • Ambiente informal, familiar, ideal para grupos de amigos, casais e pessoas de todas as idades. 
  • Classificação de 1 a 5 estrelas.  

Vantagens de uma pousada

Com certeza, a principal vantagem de uma pousada está no fato aproveitar ao máximo a atmosfera do destino em que está localizada com o conforto de como se estivesse em casa.  

Além disso, o atendimento costuma ser personalizado e os preços mais convidativos. 

O que é um hotel? 

O hotel é, sem dúvidas, uma das opções mais comuns de hospedagem. Este tipo de hospedagem é ideal para famílias, em razão da infraestrutura completa que disponibiliza.  
 

Ao optar por esse tipo de acomodação, o hóspede é direcionado para uma opção de UH (unidade habitacional), que pode ser quarto de solteiro, privativo, casal, família e outros. 

Os valores das diárias são definidos conforme a escolha dos quartos, localização e estrutura do hotel, que vai desde as mais simples até as mais sofisticadas, oferecendo spa, lavanderia, serviço de transfer etc. 

Normalmente hotel, o quarto é mobiliado, com banheiro privativo, frigobar, telefone, internet e outras peculiaridades que podem variar de hotel para hotel. 

Além disso, os hotéis oferecem: 

  • Classificação de 1 a 5 estrelas. 
  • Produtos de higiene pessoal e banho. 
  • Roupas de cama e banho. 
  • Serviço de quarto. 
  • Café da manhã. 

Vantagens do hotel

De modo geral, o hotel se destaca pela sua localização central, na maioria das vezes. O que o torna uma opção prática, segura e confortável para os diferentes perfis de hóspedes.  

Além disso, as roupas de cama e banho, são disponibilizados e trocados de acordo com a necessidade do hóspede. 

Entre os serviços comumente oferecidos em hotéis estão a recepção, café da manhã — que pode ser incluído na diária ou cobrado a parte— estacionamento, piscina, sauna, academia e restaurante. 

No entanto, opções mais sofisticadas de hotéis podem disponibilizar também serviços como translado, lavanderia, spa, bar e outros. 

Os hotéis ainda podem pertencer a outras categorias, como veremos a seguir. 

Categorias de hotéis

Os hotéis se diferem das pousadas também no que diz respeito às categorias. Existem 4 principais categorias desse tipo de hospedagem, que são: hotel, resort, hotel-fazenda, hotel histórico e outros. 

Leia também: O que é um hotel boutique? 

Cada um deles possui na sua estrutura e cultura a concepção básica de um hotel, no entanto agregam aos seus serviços diferenciais que os encaixam em suas devidas categorias. 

Vejamos quais são suas particularidades que os diferenciam de um hotel comum: 

Hotel-fazenda 

Localizado em zonas rurais, esse tipo de hotel tem como objetivo proporcionar uma experiência no campo a partir da valorização da agropecuária. 

As instalações e decoração possuem um estilo campestre e rústico. Há uma integração dos ambientes com a natureza de forma a promover a convivência com os animais. 

Normalmente, os alimentos servidos durante nas refeições são produzidos na propriedade e apresentam um toque caseiro bastante acolhedor. 

Saiba maisA onda do turismo rural: o que fazer para aproveitar esse momento? 

Hotel Histórico 

Um charme a parte, esse tipo de hotel tem como diferencial sua edificação histórica que pode ter sido preservada na sua originalidade ou restaurada e até mesmo, ter sido palco de eventos históricos-culturais reconhecidos formalmente pelo Estado.  

No que diz respeito aos serviços oferecidos, são semelhantes aos de um hotel comum. 

Resort 

Reconhecidos pela suas robustas estruturas de lazer e entretenimento, os Resorts também têm como diferencial o fato de proporcionar o convívio com a natureza. 

Além dos serviços comuns de hotel, os resorts conta com opções exclusivas, como estética, recreação e atividades físicas ao ar livre. 

Alguns oferecem serviço all inclusive, no qual todas as refeições e bebidas já estão incluídas na diárias, enquanto outros oferecem meia-pensão ou apenas café da manhã. 

Classificações 

Outra particularidade dos hotéis é a classificação por estrelas

Ou seja, esse tipo de hospedagem tem a sua qualidade (estrutura e serviço) medida a partir de uma a cinco estrelas. Nesse sentido, hotéis com apenas uma estrela são mais simples e econômicos, já os que contêm cinco estrelas tendem a ser mais robustos e luxuosos

Essas estrelas são adquiridas a partir de uma série de requisitos estabelecidos pela regulamentação de cada país. Conforme listamos abaixo: 

5 Estrelas 

  • Recepção com funcionamento 24 horas; 
  • Quartos com dimensões acima de 17 m²; 
  • Banheiros com dimensões acima de 4 m²; 
  • Troca diária de roupa de cama e de banho; 
  • Bar, café da manhã, restaurante com serviço de quarto e com dietas especiais; 
  • Internet, frigobar e televisão por assinatura; 
  • Climatização; 
  • Colchões que sejam especiais; 
  • Estacionamento com serviço de manobrista; 
  • Banheira nos quartos; 
  • Serviços complementares, como, por exemplo, lojas, SPA, salão de beleza; 
  • Serviço de concièrge; 

4 Estrelas 

  • Recepção com funcionamento 24 horas. 
  • Até 90% dos quartos com 15 m² de dimensão; 
  • Até 90% dos banheiros têm 3 m² de dimensão; 
  • Troca diária de roupa de cama e de banho; 
  • Restaurante, bar e café da manhã com serviço de quarto; 
  • Internet, frigobar e televisão por assinatura; 
  • Estacionamento; 
  • Climatização; 

3 Estrelas 

  • Recepção com funcionamento 18 horas ou 24 horas por telefone; 
  • Até 80% dos quartos com 13 m² de dimensão; 
  • Até 80% dos banheiros com 3 m² de dimensão; 
  • Troca de roupa de banho diariamente e de roupa de cama em dias alternados; 
  • Restaurante e café da manhã; 
  • Internet, frigobar e televisão por assinatura; 
  • Estacionamento; 
  • Ambiente climatizado; 

2 Estrelas 

  • Recepção com funcionamento 12 horas ou 24 horas por telefone; 
  • Até 70% dos quartos com 11 m² de dimensão; 
  • Até 70% dos quartos com 2 m² de dimensão; 
  • Troca de roupa de cama 2x na semana; 
  • Café da manhã; 

1 Estrelas 

  • Recepção com funcionamento 12 horas ou 24 horas por telefone; 
  • Até 65% dos quartos com 9 m² de dimensão; 
  • Até 65% dos quartos com 2 m² de dimensão; 
  • Troca semanal de roupa de cama; 
  • Café da manhã; 

De uns tempos para cá surgiram tantos modelos de hospedagem diferentes que fica difícil afirmar com certeza as características de cada um. 

Tanto pode acontecer de você encontrar pousadas maiores que hotéis como hotéis mais familiares que pousadas. 

Agora que você já sabe a diferença entre hotel e pousada, conta pra gente o que você achou desse artigo! 

Compartilhe

6 respostas

    1. Oi Josias. Puxa, que pena! Sentimos pela experiência ruim na pousada. Mas existem muitas que oferecem uma hospedagem especial. 😊

      1. Estou numa pousada em bonito, e é muito aconchegante e acolhedor por aqui! E tudo dividido por chalés e tem bem poucas pessoa s trabalhando, mas todas são super gentis e amigáveis!

  1. A pousada pode ser tão boa quanto um hotel, quadradas as devidas proporções, vai depender do tipo de viajante, turismo de aventura, os custos da hospedagem, a segurança oferecida, refeições,etc…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Continue aprendendo

Suporte

Atendimento de segunda à sexta-feira das 09h00 às 12h00 e 13h30 às 18h00.
Copyright © Hospedin - Todos os direitos reservados
Ao usar o Hospedin, você concorda com nossa Política de Cookies.