Pixel Meta

Feriados Nacionais: estratégias para aumentar reservas

Tempo de leitura: 3 minutos
Feriados Nacionais - Estrategias para aumentar a ocupacao

Os feriados nacionais, depois das férias, são considerados datas nobres do calendário da hotelaria. É quando os hotéis e pousadas praticam preços mais elevados em função do aumento da demanda e alta ocupação. Mas em períodos desafiadores para economia do país, além da acirrada concorrência, essa demanda tende a ficar mais retraída. Já que viagem é um item supérfluo dentro da cesta de necessidades das pessoas. Tudo isso exige mais planejamento e criatividade por parte dos gestores e administradores de hotéis e pousadas.

Como vimos no artigo sobre estratégia de preço, é imprescindível que a gestão esteja antenada e preparada para qualquer tipo de cenário, bem como apta a identificar as oportunidades do mercado. O bom planejamento deve considerar o calendário anual, as datas nobres e a já conhecida baixa temporada, os preços e ações promocionais praticadas pela concorrência, entre outros fatores. Uma vez munidos de informações, o próximo passo é definir a estratégia antecipadamente para impulsionar as vendas do hotel ou pousada, garantindo sua boa taxa de ocupação.

Estratégias para feriados nacionais

Preço

Os hóspedes que estão dispostos a viajar em datas nobres, já têm ciência e/ou estão acostumados a pagar mais por isso. Mas é claro, que ninguém aceita pagar por tarifas abusivas, como ocorreu no período da Copa do Mundo no Brasil, em 2014, em que a ocupação ficou bem abaixo da esperada. Portanto, fique atento e prefira trabalhar com tarifas competitivas e dentro da realidade.

Parcerias

Trabalhar com vários canais e frentes de vendas podem lhe gerar mais negócios. Nesse caso, fechar parcerias com operadoras e agências de viagem é um bom caminho para geração de vendas antecipada.

Estratégia de divulgação

Manter o site do hotel atualizado com a oferta de quartos e pacotes de feriados nacionais sempre em evidência irá ajudá-lo. Inclusive na relevância de seu conteúdo, mas não é tudo. Você pode analisar seu histórico de vendas de feriados e checar a antecedência com que os clientes normalmente costumam comprar seus pacotes. Isso irá lhe ajudar a definir em que momento começar a divulgação referente a uma determinada data.

Dentre os meios disponíveis para atingir seu público, o mais relevante é a internet, já que é onde se pode definir o aporte de verba e fazer ações pontuais e direcionadas para o público que deseja atingir. Como investimento, pode ser considerado um percentual de seu faturamento (costuma-se utilizar algo entre 1% e 2%) para promover sua oferta de quartos. Porém, se essa verba não for muito expressiva, tente focar e segmentar ao máximo para ser mais assertivo.

Canais como Facebook For Business ou Google Adwords são os meios mais comumente utilizados para esse tipo de ação.

De toda forma, se possível, é indicado trabalhar com um consultor ou agente de comunicação especializado em performance dentro do universo online para obter melhores resultados.

Promoções “last minute

Se o feriado está se aproximando e você ainda tem muitos quartos disponíveis, uma dica é usar uma pequena parte deles (10% a disponibilidade, por exemplo), para promoção de “last minute” (última hora), ofertando-os a um preço menor, para atrair o público.

Promoções como essas costumam ser promovidas através de parcerias com sites de compra coletiva, ou clube de compras, como Hotel Urbano e Groupon, por exemplo.

Abaixo estão os feriados nacionais mais importantes para que você comece seu planejamento e aplique a melhor estratégia:

  • 21 de abril : Tiradentes
  • 1º de maio : Dia  Mundial  do  Trabalho
  • 26 de maio : Corpus Christi (ponto facultativo)
  • 7 de setembro :  Independência do Brasil
  • 12 de outubro: Nossa  Senhora Aparecida
  • 2 de novembro : Finados
  • 15 de novembro : Proclamação da República
  • 25 de dezembro : Natal

Além dos feriados nacionais, há datas comemorativas que tendem a elevar a ocupação e merecem ser lembradas no planejamento, como:

  • 8 de maio: Dia das mães
  • 12 de junho: Dia dos namorados
  • 14 de agosto: Dia dos pais

Compartilhem conosco sua opinião e nos conte que estratégias seu hotel ou pousada utilizam. 😉

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Continue aprendendo

Suporte

Atendimento de segunda à sexta-feira das 09h00 às 12h00 e 13h30 às 18h00.
Copyright © Hospedin - Todos os direitos reservados
Ao usar o Hospedin, você concorda com nossa Política de Cookies.