Pixel Meta

Hotel Boutique, você sabe o que é?

Tempo de leitura: 5 minutos
hotel-boutique

Os meios de hospedagens podem se diferenciar por inúmeros fatores, como preço, serviços oferecidos, design, equipamentos e ambiente. O tamanho de um hotel, o perfil de público que este recebe e até sua localização, entre outros itens, definem sua categoria.

De acordo com o SBClass (Sistema Brasileiro de Classificação dos Meios de Hospedagem) hoje no Brasil há há sete categorias de meios de hospedagem, sendo hotel, resort, hotel fazenda, cama e café, hotel histórico, pousada e flat/apart-hotel. Entretanto, com a crescente expansão do setor, mais um tipo de hotel está sendo cotado para ingressar nesse sistema: o hotel boutique.

Mas o que ele oferece? Quais são seus diferenciais perante aos meios tradicionais? A gente te conta tudo isso e muito mais, aqui e agora! Confira:

O que é um hotel boutique

O primeiro hotel boutique surgiu por acaso na década de 80, nos Estados Unidos, a partir da remodelação do Clift Hotel (São Francisco) por Ian Schager. O objetivo era manter as principais características do espaço, porém inserindo um design especial, elevando seu nível de estilo e decoração, e consequentemente, tornando-o mais aconchegante e com um estilo mais informal.

Mas foi em 1984, também nos Estados Unidos, que Steven Rubell sugeriu o termo. Ao ser perguntado sobre seu novo empreendimento, o Morgans em Nova York, disse que seu hotel era uma pequena boutique, ao contrário dos concorrentes, que mais pareciam lojas de departamentos.

No Brasil, o conceito de hotel boutique chegou na década de 90 pelo empresário Carlos Alberto Fernandes Filgueiras. A primeira unidade adepta a proposta foi o Hotel Emiliano, inaugurado na Rua Oscar Freire, no Jardins, em São Paulo.

Segundo o autor Campos (2005), a ideia inicial dos hotéis boutique era atrair o chamado segmento dos quatro M: movie, music, model e money. Para os criadores do estilo, o denominador comum é o estilo de vida das pessoas desses segmentos quatro M, que é contrário à rigidez dos hotéis convencionais. No conceito original, o design é avançado, os funcionários têm a aparência de manequins, falam diversos idiomas e conhecem antecipadamente os costumes e desejos dos hóspedes.

Diferenciais de um hotel boutique

Ao escolher um destino, a grande maioria dos turistas busca vivenciar uma experiência única, hospedando-se com qualidade e conforto. Por isso, o público das gerações X e Y é o principal target dos hotéis boutique, já que está ligado nas tendências e tem uma relação próxima com tecnologia, arte, gastronomia, moda e design.

Ao entender esse comportamento e sabendo que as pessoas estão dispostas a investir neste tipo de turismo, com alto nível de exclusividade, personalização e atendimento, há a oportunidade de trabalhar um nicho de mercado específico, a fim de satisfazer esse público seleto, e consequentemente conquistar boas vantagens competitivas.

Por isso, um hotel boutique se diferencia em:

Ambiente

Costumam ser pequenos e com poucos quartos, mas possuem uma identidade própria. Alguns podem estar sediados em prédios antigos, como casarões históricos e castelos. Mas, apesar de estarem localizados nesses espaços, possuem infra-estruturas modernas e estão equipados com todas as tecnologias que os hóspedes precisam para ter uma excelente estadia.

Sua decoração é um caso à parte, onde o luxo, o requinte e o bom gosto marcam presença estampados em peças únicas. Em alguns casos, seus quadros e objetos são colocados à venda.

A ênfase no design intimista é uma das principais premissas desse tipo de hospedagem. Neste tipo de estabelecimento, preza-se pela privacidade. E justamente por isso, entre outros motivos, outro ponto que merece destaque é a ausência de espaços para eventos, a fim de manter a intimidade de cada indivíduo.

Atendimento

Ao contrário de grandes redes de hotéis, o hotel boutique comporta poucas pessoas, e por isso, o padrão de atendimento é alto. É possível prestar um atendimento individualizado para cada hóspede, e dessa forma, suas necessidades são atendidas prontamente e com excelente nível de satisfação.

Além disso, alguns deles contam até com um concierge exclusivo para atendimento imediato. Esse profissional está designado a providenciar serviços como compra de ingressos, reservas de restaurantes, agendamento de passeios, entre outras funções que facilitam a estadia e o entretenimento desejado pelos hóspedes.

Serviços

Um hotel boutique precisa ter flexibilidade para personalizar o que oferece, a fim de agradar seu visitante. Por isso, conhecer o perfil e as preferências dos hóspedes faz toda a diferença. Promover uma exposição de arte, oferecer um jantar com renomados chefs de cozinha, sessão de relaxamento e tratamentos de beleza, programação de música em um espaço lounge, são alguns dos exemplos que podem ser aplicados para surpreender quem busca luxo, conforto e exclusividade.

A prova de que o hotel boutique possui grande procura é o clube de vantagens “Circuito Elegante”. Há quinze anos no mercado, é uma associação de viajantes exigentes que conta com a maior seleção de estabelecimentos de hospedagem do Brasil. Estes passam por rigorosas avaliações antes de integrarem a seleta lista de locais considerados “de primeira”. Além de benefícios exclusivos e atendimento personalizado nesses estabelecimentos. O que eles procuram em comum? Excelente qualidade nos destinos para onde vão!

Hotéis boutique pelo mundo

Apesar de ser um conceito relativamente novo, o hotel boutique faz sucesso no mundo todo. Na África do Sul temos o Tintswalo Lodges, em Melbourne, está localizado o Lindrum Hotel, em Paris, o Le Cinq Codet, e em Washington, o The Darcy Hotel.

Tintswalo Atlantic - Cidade do Cabo/ África do Sul
Tintswalo Atlantic – Cidade do Cabo, África do Sul
Le Cinq Codet - Paris, França
Le Cinq Codet – Paris, França

Apesar de em alguns lugares ainda ser pouco difundido, aqui no Brasil tradicionais destinos como a Serra Gaúcha (RS), Búzios (RJ), Trancoso (BA), Jericoacoara (CE), São Paulo (SP), entre outros, já contam com empreendimentos dessa categoria.

Modevie Boutique Hotel - Gramado, RS
Modevie Boutique Hotel – Gramado, RS
Casarão Villa do Império Hotel Boutique - Pirenópolis - GO
Casarão Villa do Império Hotel Boutique – Pirenópolis , GO

Está claro que para um hotel boutique ter sucesso, é fundamental que seus gestores invistam em serviços especiais, personalizados, e que além de todo o ambiente ser formatado a altura para receber hóspedes exigentes, seus colaboradores também tenham o mesmo nível de preparo.

Apesar dos hotéis boutique serem um modelo específico de hospedagem, algumas práticas desse conceito, como o atendimento exclusivo e personalizado, por exemplo, podem e devem ser apostadas nos meios tradicionais. Essa com certeza é a pegada do futuro do setor hoteleiro.

Conhece algum modelo de hospedagem curioso? Conta pra gente se tem algum que você quer ver aqui no blog!

Quer conhecer outros tipos de hospedagens? Então dá um pulinho no artigo “Meios de Hospedagens: conheça os diferentes tipos que existem”.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Continue aprendendo

Suporte

Atendimento de segunda à sexta-feira das 09h00 às 12h00 e 13h30 às 18h00.
Copyright © Hospedin - Todos os direitos reservados
Ao usar o Hospedin, você concorda com nossa Política de Cookies.