Pixel Meta

Ideias para contornar a situação financeira na baixa temporada

Tempo de leitura: 2 minutos
ideias para contornar a situacao financeira na baixa temporada

A flutuação no número de hóspedes no decorrer do ano é algo que pode ser notado na maioria dos empreendimentos no setor hoteleiro. Alterações climáticas, períodos de férias que se encerram, fim de uma festa tradicional que atrai turistas, dentre outros fatores colaboram para que uma queda significativa ocorra no número de reservas. Mas o que fazer para contornar essa situação quando chega a baixa temporada?

Para que essa alteração não venha trazer transtornos financeiros, é necessário lançar mão de alternativas que atraiam clientes ou que consigam ajudar a equilibrar as finanças do hotel ou pousada.

Para colaborar, separamos algumas ideias para contornar a situação financeira na baixa temporada. Confira!

6 Ideias para baixa temporada

1 – Redução de custo

 Implante novos procedimentos internos para diminuir os gastos e desperdícios. Nesse sentido, deve-se avaliar também o café da manhã, água e luz.

Não se esqueça de otimizar o serviço, principalmente nesse período, para diminuir o número de horas extras e enxugar a folha de pagamento.

Saiba mais – Corte de custos: cancelar seu sistema para hotel é uma boa opção?

2 – Oferecer incentivo aos clientes

Você pode fazer uma promoção como a quarta estadia gratuita ou com desconto para o hóspede que ficar por mais de duas noites hospedado em seu hotel.

Pode também oferecer um café colonial grátis, apenas na época em que você costuma ter uma redução no número de hóspedes.

Vale também um passeio com guia oferecido gratuitamente pelo hotel ou aulas de culinária gratuitas que podem ser dadas enquanto vocês preparam a comida no hotel.

3 – Viagem com o pet

Se seu estabelecimento aceita hóspedes com animais, você pode criar um evento do próprio hotel. É muito comum as pessoas saírem para viajar com os seus bichinhos.

Organizar um encontro dos donos de pet na baixa estação é uma maneira de confraternizar pessoas, movimentar o hotel, atrair novos clientes e fazer com que ele se torne uma referência para esse tipo de atividade.

Confira: Dicas de como ser pet friendly na hotelaria

4 – Parcerias

As agências de turismo, escolas de mergulho, instituições de ensino que oferecem cursos de aperfeiçoamento, entre outros, podem ser grandes parceiros.

Você pode tanto fechar um preço melhor da estadia para as empresas de turismo que vendem pacotes de viagem para a cidade no qual o hotel está localizado, quanto fechar parcerias para conseguir descontos para os seus hóspedes nos passeios locais.

É vantajoso para ambos e uma maneira de conquistar novos clientes.

5 – Empresas

Ter uma parceria contínua com empresas que realizem reuniões corporativas pode ser uma boa dica para os hotéis que contam com um espaço para reuniões.

O hotel cede o espaço sem custo adicional desde que os funcionários que venham de outras cidades se hospedem nele.

6 – Estrangeiros

Um site que tenha a opção de ser lido em inglês e espanhol, além de português, pode atrair turistas estrangeiros.

Você pode trabalhar com pacotes especiais para esse público que sejam realizados apenas na época em que o movimento seja menor. Atendente bilíngue também é um bom atrativo.

Nenhum empreendimento do setor está livre dessa variação de hóspedes. Cabe ao gestor realizar parcerias e trabalhar com alternativas para evitar que o rendimento caia muito.

Você tem alguma outra dica? Conte pra gente nos comentários!  

Você também pode gostar de ler: Aposte no day use e movimente sua pousada na baixa temporada

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Continue aprendendo

Suporte

Atendimento de segunda à sexta-feira das 09h00 às 12h00 e 13h30 às 18h00.
Copyright © Hospedin - Todos os direitos reservados
Ao usar o Hospedin, você concorda com nossa Política de Cookies.