Pixel Meta

Ideias para pousadas: receba hóspedes com criatividade

Tempo de leitura: 5 minutos
ideias para pousadas

Quem não gosta de ser surpreendido? Seja por amigos, familiares ou pessoas próximas, receber mimos torna qualquer momento mais agradável.

Isso não é diferente quando falamos sobre hospedagem. Ao chegar em um hotel ou pousada, o mínimo que um hóspede espera é ter roupas de cama e toalhas limpas e macias, vidrinhos de shampoo e sabonetes prontos para uso. Esses itens se tornaram tão básicos, que não são considerados diferenciais perante a concorrência.

Hoje, os meios de hospedagem precisam ir além e inovar para receber seus hóspedes com criatividade. Ir além de suas expectativas, aplicando gestos simples mas cheios de afeto, mostrando como o estabelecimento se importa com cada um que ali está hospedado.

Cada detalhe bem pensado (e bem executado), é crucial na missão mais importante dos hoteleiros nos dias de hoje: promover uma experiência única a cada nova estadia.

No texto de hoje separamos algumas referências criativas de ideias para pousadas para você aplicar em seu meio de hospedagem e receber seus hóspedes de forma ainda mais especial. Confira:

Cumprimente seus hóspedes

ideias para pousadas

No Radisson Alphaville não só os colaboradores desejam um bom dia, boa tarde e boa noite. Os tapetes personalizados dos elevadores também “dizem” isso aos hóspedes, em diversos idiomas.

Trocados a cada período, demonstram um cuidado e um diferencial no serviço.

Toalhas exclusivas para maquiagem

ideias para pousadas

Muitos hotéis e pousadas sofrem com as manchas deixadas nas toalhas pelos hóspedes que removem a maquiagem. Que tal minimizar esse problema oferecendo peças específicas para isso?

Hoje já existem até opções de toalhas demaquilantes, que ajudam a remover os produtos da face e são facilmente descartadas.

Incentivo a ser sustentável

ideias para pousadas

Já imaginou ganhar um desconto por recusar a limpeza do apartamento e a troca diária de toalhas?

Pois é exatamente essa a proposta criativa deste hotel localizado em Quebec. O estabelecimento desconta US$ 6 por dia se o hóspede adotar essa medida ecológica.

leia também: Programa de reuso de toalhas: o que é, e como funciona?

O travesseiro certo para cada pessoa

ideias para pousadas

Dormir fora de casa e sem o próprio travesseiro pode ser uma grande dificuldade para algumas pessoas. Que tal mudar esse cenário oferecendo algumas opções para que o hóspede escolha aquele que mais lhe agrada?

Ao recebê-lo, mostre miniaturas de cada modelo disponível na pousada e peça para escolher o mais confortável de acordo com o seu gosto.

Passeios de bike

ideias para pousadas

Graças a tecnologia, as bikes e patinetes estão circulando em diversas cidades nos últimos tempos.

Quem também aproveitou essa tendência da mobilidade urbana foi a rede de hotéis Element, que oferece aos seus hóspedes esse serviço. Além de poderem emprestar a bicicleta, eles podem ter acesso a um mapa para explorar a região sobre duas rodas.

Mimos para as crianças

ideias para pousadas

Surpreender os pequenos também vale! O Hotel Alpestre, por exemplo, oferece atividades infantis, além de um cardápio especial para as crianças e facilidades como banheira de bebê, grade protetora para cama, berço, locação de bicicletas infantis, entre outros.

Caso a sua pousada não tenha recursos disponíveis para ações mais elaboradas, nossa dica é: aposte em uma brinquedoteca, disponibilizando brinquedos para que possam aproveitar a estadia com mais diversão.

Mimos para os bichinhos

ideias para pousadas

Muitos meios de hospedagem já estão se adaptando a tendência de receber os animaizinhos de estimação dos seus hóspedes. Que tal mimá-los também? Oferecer petiscos, tapetes higiênicos, brinquedos, mantinhas ou comedouros (para água e comida) certamente irá deixar pets e seus donos bem felizes pela demonstração de cuidado!

Iluminação personalizada

ideias para pousadas

Quem nunca dividiu um quarto de hotel ou pousada e ficou um tanto quanto incomodado com o fato da outra pessoa deixar a luz acesa enquanto você queria dormir no escurinho? Se depender deste estabelecimento no Japão, esse problema está resolvido! Lá eles disponibilizam no quarto um abajur com duas lâmpadas; assim, cada hóspede tem o controle sobre a iluminação que deseja.

Conquiste os hóspedes pelo estômago

ideias para pousadas

Já imaginou surpreender os hóspedes com uma mesa farta onde todos podem aproveitar as guloseimas juntos e ainda se conhecerem? Recriar esse clima de “família” tornando o ambiente mais acolhedor e intimista incentiva a troca de experiência entre pessoas e ajuda a promover novas conexões e amizades.

Outra ideia, aplicada no Quality Suites Alphaville, é o carrinho que passa todas as noites nos apartamentos oferecendo suco, café, chocolate quente, cappuccino, água e guloseimas como chocolates, petit fours doces e salgados. Sem custo algum para o hóspede.

O Holiday Inn Express Hotel & Suites Albuquerque Airport recebeu boas avaliações ao oferecer biscoitos frescos aos hóspedes. Durante a tarde, o estabelecimento assava os quitutes e oferecia-os no saguão. O aroma, que tomava conta do espaço, fez com que as pessoas se sentissem em casa.

Espaço para leitura

books

Alguns hotéis contam com uma grande estrutura, que comporta até uma biblioteca. Se esse não for o seu caso, não tem problema. Disponibilizar um pequeno espaço com mobiliário confortável e estantes com algumas obras pode surpreender os hóspedes. Outra dica é disponibilizar nos quartos, títulos baseados nos gostos de cada um.

Check-list bem humorado

ideias para pousadas

A lista de achados e perdidos em um meio de hospedagem pode ser gigantesca! Neste hotel, a criatividade ficou por conta deste check-list, que além de ser um lembrete para que o hóspede lembre-se de recolher seus pertences – como roupas, chaves, passaporte, celular, carregadores, computador e escova de dente -, a marca ainda brinca, pedindo que o hóspede confira atrás da mesa e certifique-se também se está com as crianças!

O lado cômico não pára por aí: a nota ainda lembra o indivíduo de “roubar” os artigos de higiene pessoal comumente oferecidos nos quartos.

Mesmo em tom de humor, o check-list é válido tanto para realmente alertar as pessoas sobre seus itens pessoais como para estreitar o relacionamento e mostrar um pouco de sua identidade.

Apostar na criatividade é uma das maneiras de deixar os hóspedes ainda mais satisfeitos com o estabelecimento e com o serviço oferecido.

E engana-se quem acredita que é preciso grandes investimentos financeiros para colocar as ideias para pousadas em prática. Conhecer o público, seu perfil e preferências é fundamental neste processo. Afinal, quando os hóspedes se sentem especiais e com uma demanda atendida sem que a tenham pedido, a primeira reação é compartilhar essa experiência – seja online, ou repassando boca-a-boca para amigos e familiares.

leia também: 7 ideias para descontrair e entreter seus hóspedes

E você, utiliza alguma ação criativa para surpreender seus hóspedes? Compartilhe conosco através dos comentários!

Compartilhe

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Continue aprendendo

Suporte

Atendimento de segunda à sexta-feira das 09h00 às 12h00 e 13h30 às 18h00.
Copyright © Hospedin - Todos os direitos reservados
Ao usar o Hospedin, você concorda com nossa Política de Cookies.