Pixel Meta

Investir em conscientização ambiental diminui os custos e aumenta os lucros nos hotéis

Tempo de leitura: 2 minutos
Investir em conscientizacao ambiental diminui os custos e aumenta os lucros nos hoteis

Cada vez mais falamos sobre ações sustentáveis e criativas em prol do meio ambiente. E para atender às exigências do público do setor hoteleiro, os hotéis e pousadas estão passando a investir de maneira mais ampla na economia de energia, reciclagem e tratamento de resíduos sólidos.

Levantar essa bandeira é importante, pois a consciência ambiental se torna um fator diferencial para o seu empreendimento e atrai tanto público como funcionários que acreditam que é possível cuidar do meio ambiente. Isso se torna ainda mais relevante quando hotéis e pousadas estão em locais de natureza abundante e pontos turísticos naturais. Como cuidar do esgoto, fazer a reciclagem correta do lixo e não dispensá-lo de qualquer maneira? Todas essas respostas devem estar na ponta da língua dos seus colaboradores para que não haja falha nessa cultura.

Investir em conscientização ambiental diminui os custos e aumenta os lucros nos hotéis

De acordo com levantamento divulgado pela rede de hotéis Ibis, cerca de 76% dos hóspedes americanos não gostariam de desembolsar 10% a mais por um quarto adaptado e equipado para poupar energia e água, ou seja, totalmente sustentável. Dessa forma, podemos enxergar que não é necessário desenvolver mudanças radicais na infraestrutura dos hotéis, mas promover pequenas atitudes no dia a dia dos colaboradores e hóspedes do hotel.

Portanto, é importante investir em cursos de gestão ambiental e sustentabilidade para que todos saibam as principais medidas para conter a ação do homem sobre o ambiente, além de fazer uma boa administração das ações para tornar o processo ainda mais eficiente. Também é importante investir nesse tipo de conhecimento para que os próprios funcionários tenham ideias acerca do tema e possam adaptar as iniciativas de acordo com espaço e estrutura dos hotéis.

Essas ações impactam diretamente nos hóspedes. Alguns hotéis brasileiros estão instruindo os seus hóspedes sobre como economizar energia de maneira inteligente deixando os aparelhos eletrônicos fora da tomada, em vez do modo stand by. O setor nacional ainda promove campanhas e ações para reutilizar a água de chuveiros, pias e água da chuva, promovendo uma redução de 20% no consumo de água. Também houve a instalação de lâmpadas com poucos watts em lobbies e corredores para diminuir ainda mais os gastos com consumo elétrico. Entre as medias adotadas ainda está a captação da água que transborda das piscinas dos hotéis e que ganha a função de irrigar as plantas.

Todas essas iniciativas resultam em benefícios para funcionários e hóspedes. Cadeias hoteleiras sustentáveis têm os custos mais baixo, atraindo mais pessoas em virtude do custo menor, aumentando a lucratividade e elevando o nível de contratações de profissionais para atender às demandas.

Portanto, é fundamental voltar os olhos para o meio ambiente e desenvolver iniciativas amigáveis para uma convivência harmoniosa o mundo. Turismo também é ecologia e cuidar dos espaços também faz parte da viagem.

Você já investe em conscientização ambiental no seu hotel? O que pode nos contar sobre essa experiência? Comente!

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Continue aprendendo

Suporte

Atendimento de segunda à sexta-feira das 09h00 às 12h00 e 13h30 às 18h00.
Copyright © Hospedin - Todos os direitos reservados
Ao usar o Hospedin, você concorda com nossa Política de Cookies.