Pixel Meta

Melhores ferramentas para hotéis e pousadas

Tempo de leitura: 7 minutos
melhores-ferramentas-para-hoteis

A tecnologia surgiu para auxiliar as empresas de diversas formas. Seja melhorando processos, otimizando o tempo, promovendo a segurança de dados e até na comunicação entre equipes e clientes. Por isso, você precisa conhecer as melhores ferramentas para hotéis e pousadas.

Pois, os resultados desta evolução podem ser vistos em muitas áreas.

Pequenos, médios e grandes negócios de diversos segmentos apostam na utilização de ferramentas digitais para crescer. E com a hotelaria não é diferente.

Diante das inúmeras opções que existem hoje em dia, vamos mostrar as melhores ferramentas para hotéis e de que forma você pode aplicá-las na sua rotina.

Confira o artigo para entender mais sobre o assunto e descobrir como aproveitar ao máximo suas ferramentas hoteleiras.

Por que você precisa das melhores ferramentas?

O primeiro ponto nessa questão é entender que nós vivemos em um mundo tecnológico, ou seja, os sistemas, ferramentas e aplicativos chegaram para nos ajudar. Para resolver dores e problemas que antes não existiam.

Sendo assim, as empresas que incorporam as ferramentas tecnológicas à sua realidade, tendem a se destacar dentro a concorrência. Isso porque elas ganham maior competitividade e potencializam seus negócio como veremos a seguir.

Se você chegou até aqui é porque deseja fazer parte desse time de hoteleiros de sucesso. E para isso, você precisa conhecer as melhores ferramentas do mercado.

Melhores ferramentas para hotéis e pousadas

Para facilitar o entendimento do nosso artigo dividimos as melhores ferramentas em categorias, sendo elas:

  • Ferramentas de gestão hoteleira e reservas
  • Ferramentas de comunicação com o cliente
  • Ferramentas de marketing digital
  • Ferramentas de organização

Ferramentas de gestão hoteleira e reservas

Confira as melhores ferramentas para fazer uma gestão hoteleira e de reservas de forma eficiente.

PMS – Property Management System

O PMS – sistema de gestão hoteleira – é um dos principais sistemas para gerenciamento das reservas e do negócio como um todo, pois além de gerenciar datas, cadastro de hóspedes e pagamentos, ele é capaz de organizar o financeiro, controle de estoque e demais atividades do meio de hospedagem.

Além disso, é o PMS que auxilia na gestão estratégica, por meio da geração de relatórios e gráficos em tempo real, como acontece no Hospedin, por exemplo.

Sendo assim, através deste sistema, você tem acesso ao mapa de reservas, visualiza a disponibilidade dos quartos, gerencia os canais para concentrar todas as reservas em um único lugar, extrai gráficos, indicadores e relatórios.

O Hospedin foi desenvolvido para administrar pousadas, hotéis, hostels ou qualquer conjunto de acomodações de forma simples e prática.

Faça um teste gratuito por 10 dias e experimente!

gerenciamento-de-hotel

Motor de Reservas

Por meio do Motor de Reservas, você possibilita que o hóspede acesse as disponibilidades, previamente cadastradas por você, e faça a reserva diretamente no seu site. Ou seja, essa é uma ferramenta que fica integrada ao site do hotel.

Uma das grandes vantagens dessa ferramenta é justamente a facilidade que o hóspede encontra para escolher e finalizar sua reserva. Nesse contexto, ele pode fazer tudo sozinho.

O Motor de Reservas trabalha em prol das reservas diretas que impactam diretamente na lucratividade do negócio, pois ele acaba sendo usado como estratégia complementar às OTAs.

Além disso, ele também pode ser integrado ao seu PMS, facilitando a gestão das reservas em um único lugar.

Channel Manager

O Channel Manager, também conhecido como Gerenciador de Canais é uma ferramenta imprescindível na gestão das reservas, principalmente, quando o hoteleiro utiliza mais de um canal para divulgar suas disponibilidades.

Imagine ter que atualizar manualmente em cada canal de venda sempre que uma reserva é feita? E quando isso acontece na madrugada? O hoteleiro nem consegue dormir direito, temendo um overbooking, não é mesmo?

O Channel Manager resolve esse problema, pois essa ferramenta, uma vez configurada, fará essa atualização automaticamente em tempo real, bloqueando os quartos vendidos nos demais canais, inclusive no PMS.

Aqui temos uma via de mão dupla, pois quando as vendas são feitas no Motor de Reservas e no balção, as mesmas também são enviadas para os canais on-line.

Para saber mais sobre o Channel Manager solte o play no vídeo abaixo e se inscreva no nosso Canal no Youtube:

Ferramentas de comunicação com o cliente

Abaixo listamos 3 ferramentas importantes na comunicação com o cliente.

WhatsApp Business

O aplicativo WhatsApp ganhou uma versão voltada para os negócios. 

Com o WhatsApp Business, as empresas podem interagir facilmente com clientes, organizando e respondendo rapidamente as mensagens, tudo de forma gratuita.

Sendo esse um canal de comunicação bastante utilizado hoje em dia, o hoteleiro pode fazer dele uma importante fonte de comunicação com o cliente, desde que esteja preparado para isso e que a sua equipe também possa atender de forma ágil.

Chatbot

Imagine ter que manter um profissional somente para responder as perguntas e pedidos que chegam em todos os seus canais de comunicação. Complicado não é mesmo?

Com os chatbots esse trabalho é otimizado.

A maioria das ferramentas do mercado faz o atendimento automático, via site, mobile, Facebook Messenger, Whatsapp e Instagram respondendo as dúvidas mais relevantes na tomada de decisão de seus hóspedes 24 horas, 7 dias por semana.

Além de padronizar o atendimento através de mensagens pré-definidas, todos os canais de atendimento ficam centralizados na ferramenta. 

E outro ponto interessante é que através dos chatbots, é possível atender o público estrangeiro na sua língua nativa, ou seja, você não perde clientes por não conseguir se comunicar com eles.

CRM – Customer Relationship Management

O CRM é uma ferramenta que faz a gestão de uma série de práticas utilizadas para manter um relacionamento estratégico com o cliente. 

É importante mencionar que antes de contratar uma ferramenta especifica para isso, é preciso que a cultura de CRM esteja presente no meio de hospedagem, para então, aproveitar melhor o investimento feito.

Por meio do CRM é possível gerenciar toda a jornada do hóspede, desde o primeiro contato até o pós-venda. Hoje em dia existem diversos tipos no mercado e com preços bastante atrativos.

Para aprofundar seus conhecimento em experiência do hóspede curta o episódio abaixo do nosso podcast Hospedin Break:

Ferramentas de marketing digital

Vamos conferir as 3 ferramentas mais bacanas de marketing digital?

E-mail Marketing

Manter contato com seus hóspedes é fundamental para criar uma relação mais próxima e fidelizá-los

Mas, como estabelecer uma comunicação assertiva com cada um? Através do e-mail marketing. 

O endereço de e-mail, já solicitado no momento do check-in, é um dado valioso sobre esse cliente, basta usá-lo da forma correta. E para gerenciar todos aqueles já captados e enviar as mensagens de acordo com cada perfil, uma ferramenta de e-mail marketing é a solução.

Com uma ferramenta específica de disparo de e-mail marketing, você pode criar seus próprios templates, fazer testes A/B e criar integrações com as redes sociais, tudo de forma automatizada. 

E depois dos envios, você pode analisar todos os dados estatísticos de cada uma de suas campanhas.

Já parou para verificar quem acessa o seu site? Quantos acessos você tem por dia? De quais localizações eles vem? 

Analisar esses dados é fundamental para a estratégia do seu negócio.

Design para não designers

Fazer alguma imagem para um post, apresentação ou qualquer outro material pode ser uma tarefa difícil se você não tem um designer ao seu lado.

Hoje em dia, existem ferramentas que oferecem diversos modelos prontos de imagens que você pode adaptar de acordo com a sua necessidade, com o texto que quiser e no tamanho mais adequado.

Sendo assim, ao utilizar os modelos indicados como inspiração, você e seu time são capazes de produzir seus próprios criativos bem especiais. Alguns ferramentas têm versão gratuitas que já ajudam bastante.

Facebook Audience Insights

O aplicativo desenvolvido pelo Facebook apresenta informações demográficas, interesses e estilo de vida das pessoas conectadas à sua página, seu público-alvo e a outras pessoas que estão na rede social.

O Audience Insights é útil para saber mais sobre as pessoas que você deseja alcançar.

Ferramentas de organização

Ter uma equipe produtiva e organizada é essencial, por isso, confira as ferramentas que podem ajudar nessa missão.

Gestão de documentos digitais

Aqui vamos usar o exemplo do Google Drive. Se tem o nome da grande empresa já podemos presumir que é algo muito bom! 

Com o Google Drive você cria documentos de texto, apresentações, planilhas e pesquisas de opinião de um jeito muito intuitivo. 

Os arquivos ficam salvos na sua conta, online, e você pode acessá-los de onde quiser, compartilhar com seu time e editar tudo em tempo real. Essa é uma ferramenta gratuita e que pode organizar os documentos do hotel de forma muito eficiente.

Gestão de projetos

Esse tipo de ferramenta é ideal para gerenciar projetos e personalizar de acordo com suas particularidades. 

Um exemplo interessante e gratuito é o Trello. No Trello é possível organizar as mais diversas tarefas usando listas e cartões, priorizando cada atividade com seu devido prazo e atribuindo a pessoa responsável. 

Ele pode ser usado individualmente ou em equipe, e dentro da rotina do hotel, pode auxiliar na criação e execução de campanhas de marketing, reformas estruturais, principalmente quando envolvem prestadores de serviços externos que podem ter acesso ao projeto também.

Gestão de tarefas

Ainda que você utilize sistemas de gestão hoteleira é possível que as demandas rotineiras e menores do dia a dia precisem ser organizar em “lista de coisas para fazer”. Algo prático e que possa ser atualizado rapidamente.

Atualmente, existem diversas ferramentas de to do list ou de gerenciamento de tarefas no mercado, muitas delas com versões gratuitas que já atendem a necessidade da maioria das pessoas e equipes.

Um exemplo bacana é o Tick Tick.

Você também pode gostar de ler: Um software de gestão hoteleira que vai transformar a sua produtividade

As melhores ferramentas para você!

Agora que você conhece 12 das melhores ferramentas para facilitar o dia a dia do hotel, tenha em mente que elas só serão verdadeiramente úteis se você tiver uma cultura de gestão tecnológica.

De pouco adianta sugerir tais ferramentas para o time, se você não gosta de tecnologia e tende a não utilizá-las. Toda a equipe precisa estar alinhada e utilizar com dedicação as ferramentas investidas pelo hotel.

Além disso, é importante ter os seus processos bem claro e estruturados. Pois engana-se quem acredita que a ferramenta resolverá todas as questões de organização e produtividade.

Elas chegam para potencializar seus processos, aumentar o ganho de tempo, proporcionar uma gestão facilitada dos dados e desempenho da equipe. O que, consequentemente, faz o hotel crescer.

Agora deixa aqui nos comentários se no seu hotel ou pousada vocês já utilizam alguma dessas ferramenta.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Continue aprendendo

Suporte

Atendimento de segunda à sexta-feira das 09h00 às 12h00 e 13h30 às 18h00.
Copyright © Hospedin - Todos os direitos reservados
Ao usar o Hospedin, você concorda com nossa Política de Cookies.