Pixel Meta

O que é hospedaria?

Tempo de leitura: 2 minutos
o-que-e-hospedaria

Em nosso idioma existem diversos sinônimos para nos referirmos a uma mesma palavra. E isso acontece não apenas com expressões usadas diariamente, mas também com termos aplicados em áreas como a hoteleira.

O exemplo que trazemos hoje é o termo “hospedaria”. Engana-se quem acredita que a palavra possui um sentido que apenas quem trabalha no meio entende, o significado é mais comum do que você imagina!

O que é hospedaria

Então para quem está se perguntando, “afinal o que é hospedaria?”, a gente explica: o termo refere-se a estabelecimentos onde se aceitam hóspedes mediante determinado preço. Ou seja, hospedaria nada mais é do que locais onde pessoas pagam para se hospedar!

Neste caso, hotéis, pousadas, albergues, pensões e hostels são considerados tipos de hospedarias.

Origem das hospedarias

Apesar do termo ser pouco usado atualmente, existe desde a Antiguidade. Durante a Idade Média, em regiões como Antigo Egito, Índia, Grécia e Roma, eram fundamentais para os peregrinos que seguiam rotas religiosas, em direção, por exemplo, a Roma, Santiago de Compostela, ou mesmo à Terra Santa.

Além disso, as hospedarias funcionavam para intercambiar comercialmente as cidades europeias da região mediterrânea. Os primeiros estabelecimentos, administrados de forma artesanal, eram apenas quartos que funcionavam como alojamentos e com grande número de camas. Neles, nem todo os hóspedes que dividiam as acomodações se conheciam. (Soa como algo familiar não é mesmo?)

Foi no Império Romano que o hostellum – termo usado para essa hospedagem – conquistou sua fama de luxo, já que hospedava apenas os nobres. Ao longo de toda a história, vemos o surgimento de alguns serviços – como oferecer banheiros privativos, alimentação e mão de obra qualificada -, e posteriormente o surgimento de categorias de hospedagem.

Com isso, percebemos que as hospedarias foram crescendo a cada período da história, e hoje temos diversos modelos disponíveis para cada perfil de viajante.

Agora que você já sabe o que é hospedaria, que tal conhecer os diferentes tipos que existem?

Leia também: Meios de hospedagem: conheça os diferentes tipos que existem

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Continue aprendendo

Suporte

Atendimento de segunda à sexta-feira das 09h00 às 12h00 e 13h30 às 18h00.
Copyright © Hospedin - Todos os direitos reservados
Ao usar o Hospedin, você concorda com nossa Política de Cookies.