Pixel Meta

Dicas para otimizar os anúncios do seu hotel nos canais de vendas online

Tempo de leitura: 5 minutos
canais-de-venda

A alguns anos atrás poderíamos dizer que as OTAs (Agências de Viagens Online) vinham crescendo em ritmo intenso. Hoje podemos afirmar que o mercado da hotelaria está praticamente dominado por elas.

Isso não quer dizer que somente essas agências garantem a venda de reservas – por sorte existe uma parcela de hotéis que vem investindo em estratégias para potencializar suas reservas diretas – mas sim, que estas passaram a fazer parte do sistema de busca dos viajantes. E, por mais que os hoteleiros invistam em reservas diretas, as OTAs conseguem estar à frente, devido às facilidades de pagamento, programas de fidelidade, e é claro visibilidade nas ferramentas de buscas.

Por exemplo, é quase inevitável que uma pessoa na procura de um hotel, não dê aquela passadinha nos canais de vendas online. Seja para ver as opções ou apenas comparar os preços.

Como dizem por aí, as OTAs se tornaram verdadeiras vitrines de hospedagens.

E assim, atraídos por esta visibilidade, cada vez mais hotéis, pousadas, hostels e demais meios de hospedagens se cadastram nos canais de vendas online, em busca de algo em comum: atrair mais reservas.

E o que pudemos perceber de um tempo para cá, é que movidos por esse objetivo, pequenos estabelecimentos também vêm entrando nessa onda. E muitas vezes sem ter o mínimo de conhecimento do funcionamento dos portais.

Pensando nisso é que preparamos o post de hoje, com algumas dicas de como otimizar e potencializar seus anúncios em canais de vendas online para atrair mais reservas.

Confira!

Fique atento as dicas oferecidas pelo próprio canal

A maioria dos sites de vendas online já dão dicas aos hoteleiros de como organizar seus anúncios. Afinal, quanto mais você ganhar, mais eles ganham também, então nossa primeira dica é:

Fique atento as dicas oferecidas pelos canais de vendas!

Algumas OTAs trabalham por pontuação, não aquelas que você recebe através da avaliação dos hóspedes, mas sim pelos critérios da própria plataforma. E a medida que for preenchendo as informações solicitadas de maneira correta, os pontos vão surgindo.

Sendo assim, observe o que está faltando fazer para alcançar a pontuação máxima. Pois quanto maior for sua pontuação, maior a visibilidade e a chance de receber mais reservas.

Se preocupe com cada detalhe do anúncio, eles podem fazer a diferença na hora do hóspede escolher seu meio de hospedagem, e não o de seu concorrente.

Entregue qualidade em todos os serviços, que o reconhecimento online é garantido

Boas avaliações também fazem toda a diferença na qualificação dos seus anúncios. E para conquistar avaliações positivas é preciso entregar experiências positivas.

Foque na entrega de serviços de qualidade aos hóspedes, que eles mesmos se encarregam de vir lhe elogiar nos canais de venda.

Aqui temos um ponto interessante que vale ressaltar: Grande parte dos canais de vendas enviam uma mensagem para o hóspede após estadia, perguntando se gostaria de avaliar a experiência no local reservado. Sendo que para ele parar uns minutos de seu tempo para deixar uma avaliação, de duas uma: ou ele teve uma péssima experiência, ou ele teve uma experiência extraordinária, querendo assim compartilhar com os demais. Ou seja, vivenciar algo dentro do comum, não será o suficiente para lhe arrancar uma avaliação.

Regras básicas para um anúncio de qualidade

Para receber mais reservas nas OTAs é importante fazer um anúncio atraente, organizado e de qualidade. Para isso, temos alguns pontos que devem ser levados em conta:

Fotos de qualidade sempre

Talvez você já está cansado de saber, mas isso é tão importante que não estamos cansados de ressaltar.

A primeira coisa que o hóspede olha ao buscar por uma hospedagem é a foto do local. Portanto utilize sempre fotos de qualidade, e de preferência, que mostre bem todos os detalhes do quarto, sem esquecer das áreas comuns do estabelecimento.

Para a capa do anúncio escolha a foto mais atrativa que tiver. Coloque-se no lugar do hóspede, e faça a seguinte pergunta: eu escolheria esse local ou o da minha concorrência? Seja sincero, faça essa análise e então faça as melhorias necessárias.

Lembre-se de limpar e organizar o local antes de bater fotos, e se for preciso contrate um fotógrafo profissional para realizar as fotos do seu estabelecimento, esse é um investimento válido.

Descrição detalhada

Outro ponto muito importante na hora de montar um anúncio de qualidade é a descrição do mesmo. Coloque todas as informações necessárias para que o hóspede não fique com dúvidas.

Descreva sobre:

  • Localização: nome da rua, do bairro, da cidade, se é próximo do centro, de bares, restaurantes, farmácia, praia ou qualquer ponto que seja relevante para os possíveis hóspedes;
  • Tamanho do quarto/apartamento/casa: lembre-se de colocar o tamanho da acomodação, afinal fotos podem mentir, e nada pior do que o hóspede chegar esperando uma coisa, e encontrar algo totalmente diferente;
  • O que tem: descreva todos os bens da acomodação, se tem ar condicionado, tv, cozinha, quantas camas e de que tipo, se é quarto com suíte, entre outros;
  • Diferencial: aproveite para colocar na descrição o diferencial da sua acomodação e assim se destacar da concorrência e conquistar o hóspede;

Além disso, você também precisará descrever questões como, mínimo de diárias, horário de check-in e check-out, comodidades, regras do local, se permite animais, festas, fumantes, entre outros itens. E dependendo do canal de venda em questão, este também poderá solicitar informações diferentes de outros.

Defina uma política de cancelamento de reservas


É indispensável ter uma política de cancelamentos de reservas bem detalhada em seus anúncios.

Portanto, dedique muita atenção ao descrever sua política, pois é nela que você vai definir as regras de seu estabelecimento no que diz respeito a cancelamento de reservas. Esta deverá conter questões como, qual é o prazo mínimo para o cancelamento de uma reserva sem custo, e quanto cobrar quando não houver comparecimento (no show).

A política de cancelamento é muito importante, e quando bem alinhado poderá evitar muitas dores de cabeça.

Crie um tarifário e tenha um preço justo

Antes de sair anunciando em diversas OTAs, sente-se e organize seu tarifário. Tenha preços definidos para cada categoria de quarto, época do ano, alta ou baixa temporada, dias de semana, finais de semana e feriados. Pense também se irá fazer promoções, ou conceder algum tipo de desconto, colocando tudo isso em seu planejamento.

Definir valores do tarifário pode ser algo trabalhoso de se fazer, mas é algo de extrema importância, e não poderá ser feito de qualquer jeito. O ideal e desenvolver os preços com base num estudo detalhado sobre seu meio de hospedagem, pois só assim você conseguirá entregar preço justo aos hóspedes.

Se você tem dúvidas no assunto confira o artigo “Como calcular a diária do seu hotel ou pousada”

Tenha ferramentas para auxiliar sua gestão

Um detalhe importante que muitos hoteleiros esquecem é que não basta sair por aí anunciando em tudo quanto é tipo de OTA, pois será preciso gerenciar as informações advindas de todos esses canais. E se não forem gerenciados de forma correta, o que era pra ser um atrativo de reservas poderá se tornar num pesadelo.

Isso porque se anunciar o mesmo quarto em canais diferentes, e entrarem duas reservas ao mesmo tempo, você precisará alocar uma reserva para outro quarto, e se não haver outro quarto disponível, você acaba tendo um overbooking.

Sendo assim, para aqueles que estão começando no mundo dos canais de vendas online, a dica é ter ferramentas que possam auxiliar e facilitar o fluxo das reservas, como um sistema hoteleiro e um channel manager. Com estes você poderá anunciar em diferentes canais, aumentar as chances de reservas, e diminuir o risco do overbooking. Sem falar na organização e praticidade que ferramentas como essas garantem a você e toda a sua equipe hoteleira.

Gostou das dicas? Está pronto para otimizar seus anúncios nos canais de vendas? Então mão na massa! E se ficou com alguma dúvida, escreve pra gente que vamos adorar lhe ajudar 😉

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Continue aprendendo

Suporte

Atendimento de segunda à sexta-feira das 09h00 às 12h00 e 13h30 às 18h00.
Copyright © Hospedin - Todos os direitos reservados
Ao usar o Hospedin, você concorda com nossa Política de Cookies.