Pixel Meta

Planilhas de excel para pousada x Software online

Tempo de leitura: 2 minutos
planilhas de excel para pousada

Uma boa administração pede organização e controle. Desde as instalações do empreendimento, até a parte burocrática das finanças, ocupação e dados dos clientes. Em hotéis e pousadas de pequeno e médio porte, alguns administradores recorrem a métodos manuais, como as planilhas de excel para pousada.

Talvez por ser uma maneira mais econômica de gerenciar as reservas. Mas dependendo do que você busca para seu hotel ou pousada, nem sempre essas planilhas de controle de hospedagem serão a forma mais eficaz.

Ao contrário do que se imagina, no mercado existem soluções diversas que atendem a essa entre outras demandas, com investimento relativamente baixos. Soluções que visam facilitar as atividades diárias e otimizar o tempo dos colaboradores dentro de um empreendimento hoteleiro, sobretudo na gestão.

Mas para saber qual a melhor opção para o seu modelo de gestão, é preciso entender as vantagens e desvantagens de cada um deles.

Por isso, vamos apresentar a seguir algumas comparações para você analisar a diferença entre um software online e as planilhas de excel para pousadas. Confira!

Armazenamento

Software online

Possui armazenamento em “nuvem“, ou seja todas as informações ficam armazenadas em um ambiente online. Essa modalidade permite que as mesma sejam acessadas a qualquer hora através de qualquer dispositivo com internet.

Trata-se de uma ambiente seguro em que os fornecedores de infraestrutura em sua maioria cumprem com rigorosas regras estabelecidas por órgãos de gestão de segurança, como a ISO, por exemplo.

Planilhas de excel para pousada

Armazenamento no sistema local (PC ou servidor). Demandam de alguém ou uma equipe dedicada a desenvolver e controlar o sistema e servidor.

Correndo ainda o risco de ocorrências e contratempos que causam danos as informações armazenadas.

Visualização

Software online

Com todas as informações num único local, você consegue visualiza-las de forma mais simples, padronizada e clara, para que todos seus colaboradores possam compreendê-las.

Planilhas de excel para pousada

Para cada tipo de dado é necessário um planilha diferente. Isso torna a visualização mais complexa para análise de dados.

Reservas

Software online

Com alguns cliques já é possível verificar no mapa de reservas a disponibilidade de quartos e realizar a pré-reserva para seu cliente.

Planilhas de excel para pousada

As informações podem não ser tão fiéis se houver mais pessoas manuseando a mesma, correndo o risco de reservar um quarto já ocupado.

Alerta de prazos

Software online

É possível contar com alertas avisando sobre prazos de pré-reservas que devem ser confirmadas, entrada e saída de hóspedes, compra de produtos pagamentos com vencimento em datas próximas, entre outras coisas.

Planilhas de excel para pousada

não oferece recursos de alertas das tarefas. Depende 100% de alguém para verificar periodicamente a programação e atividades a serem executadas.

Relatórios

Software online

Com alguns filtros e poucos cliques é possível extrair informações precisas. Desde lista de quartos reservados, pré reservas para confirmação e contas a pagar um determinado período, por exemplo.

Confira: Como os relatórios gerenciais hoteleiros facilitam a tomada de decisão

Planilhas de excel para pousada

Levam mais tempo para serem organizadas, as vezes até dias, já que dependem do “fator humano”. O nível de precisão também é menor do que quando se utiliza um sistema.

Se você viu vantagem e quer trocar as planilhas de excel por um software online para gerenciar o seu meio de hospedagem, conheça o Hospedin.

Leia também: Como um software para pousada pode aumentar sua produtividade

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Continue aprendendo

Suporte

Atendimento de segunda à sexta-feira das 09h00 às 12h00 e 13h30 às 18h00.
Copyright © Hospedin - Todos os direitos reservados
Ao usar o Hospedin, você concorda com nossa Política de Cookies.