Pixel Meta

Plano de marketing hoteleiro: como ter uma estratégia em meio a crise

Tempo de leitura: 5 minutos
plano de marketing hoteleiro

Nem mesmo diante de uma crise ou durante a baixa temporada, se deve deixar o marketing de lado. Sendo essa uma importante forma de estreitar a relação com o hóspede, a criação de um plano de marketing hoteleiro faz muita diferença quando se trata de mudar um cenário de resultados negativos.

Foi pensando em aumentar os conhecimentos do hoteleiro com relação ao plano de marketing que este artigo nasceu. 

Para este conteúdo vamos focar no desenvolvimento do plano de marketing digital, pois essa é uma modalidade com baixo custo e de fácil acesso a todos os tipos e tamanhos de hospedagem.

Sendo assim, se esse é um assunto que lhe interessa, continue com a leitura até o final. 

Nas próximas linhas você vai descobrir o que é um plano de marketing hoteleiro, por que ele é importante para o sucesso do seu negócio, além de conferir os 5 passos necessários para montar o seu próprio plano de marketing.

O que é um plano de marketing hoteleiro

A palavra plano está muito relacionada com outra palavrinha importante: planejamento. Ter um plano diz respeito a iniciativa de traçar metas, objetivos, prazos e métricas de acompanhamento. 

Em sua essência, um plano de marketing hoteleiro compreende uma descrição detalhada das ações que serão feitas em determinado espaço de tempo. Este plano pode ser feito em uma agenda, uma planilha ou até mesmo em ferramentas como o Trello (um Kanban simples e fácil de utilizar).

Assim como todo planejamento, é preciso dedicar tempo para levantar ideias, escolher aquelas que serão executadas, delegar aos responsáveis e organizar um cronograma de publicação. 

Existe um provérbio chinês que expressa muito bem a relevância de um plano. Veja:

banner-fase-motivacional-plano-de-marketing-hoteleiro

Perceba que planejar é tão importante quanto executar, pois essa segunda etapa se torna mais efetiva e segura quando se tem um plano de marketing hoteleiro.

Por que você precisa de plano de marketing?

Desta forma, o sucesso das iniciativas de marketing digital dependem da existência de plano, pois a falta de objetivos claros e definidos faz com que o hoteleiro não saiba se as suas ações estão trazendo resultados ou não.

E pior do que sair executando o marketing digital é não saber o que realmente interessa ao seu público, ou seja, o que traz mais retorno para o hotel.

Um plano (ou planejamento) é composto por métodos e ferramentas, testadas e estudadas, que auxiliam na execução das ações e no alcance de resultados efetivos.

Sendo assim, a falta dele faz com que o hoteleiro não tenha clareza sobre o tipo de iniciativa que mais engaja com seu público ou até mesmo, quais ações de marketing tem o melhor ROI – Retorno sobre o Investimento.

Isso se torna ainda mais importante e necessário quando o hoteleiro está enfrentando um momento de crise. Ao mesmo tempo em que não se pode parar o marketing do hotel, não se pode correr o risco de investir tempo e dinheiro em ações que não tem um impacto positivo ao longo do tempo.

Dito isto, relacionamos 5 passos necessários para que o hoteleiro possa montar seu próprio plano de marketing

5 passos para montar o seu plano de marketing hoteleiro

Ao observar os passos que consideramos importantes na elaboração de um plano de marketing hoteleiro, se percebe que não há mistério. É preciso somente dedicar tempo e estudar os itens que considerar necessário.

Depois que o plano é feito pela primeira vez, as próximas vezes serão mais rápidas e simples.

Sendo assim, vamos aos 5 passos para montar o seu plano de marketing:

Passo 1) Defina o público-alvo

Ok, isso já não é novidade para ninguém. Mas, por outro lado, poucas são as pessoas que dedicam tempo para pensar no público-alvo das suas ações de marketing. 

E neste caso, vale ressaltar que você terá o público-alvo do seu meio de hospedagem que pode ser o mesmo, ou não, da campanha que deseja fazer. 

Isso se chama segmentação. Ou seja, dentro do seu público-alvo, você pode definir personas e trabalhar campanhas altamente segmentadas e voltadas para elas. Por exemplo: campanhas para casais de namorados, campanhas para famílias, ações de marketing para terceira idade, campanhas para mães e etc.

Passo 2) Determine os objetivos

Uma vez que você define o público-alvo da ação de marketing, e também, de toda sua comunicação no meio digital, é hora de determinar os objetivos.

Para executar suas ações é preciso saber onde se deseja chegar, ou seja, é preciso determinar o motivo pela qual elas existirão.

Tais objetivos influenciarão diretamente no acompanhamento das métricas, a fim de confirmar se o plano está sendo bem-sucedido ou não.

Passo 3) Faça uma curadoria

É comum que os hoteleiros não consigam avançar com suas ações de marketing por falta de ideias para executar.

E para resolver essa questão é preciso fazer uso da curadoria de conteúdo.

A curadoria é o processo de pesquisar, selecionar e adaptar as ideias de publicações, conteúdos e campanhas para o seu próprio meio de hospedagem.

Isso é feito com base na pesquisa do que os mercados externos tem feito com relação ao marketing digital e, também, no que os concorrentes vem publicando.

Ao fazer a curadoria, o hoteleiro terá uma lista de ideias para colocar em prática, fazendo com que o plano possa sair do papel, adaptando ao seu público e a sua realidade.

Passo 4) Monte um cronograma

E falando em tirar as ideias do papel, eis o responsável por isso: o cronograma. Sem ele é possível que o hoteleiro se sinta paralisado, também. 

Por meio do cronograma, se definem as ações de marketing, quem vai executar determinada ação e qual é o prazo para cada uma delas.

O cronograma permite que o hoteleiro tenha uma visão de curto e médio prazo, identificando prontamente o que pode ser melhorado no andamento de uma campanha, por exemplo.

Passo 5) Acompanhe as métricas

O acompanhamento das métricas caminha junto com o cronograma de ações. Uma vez que você define objetivos e prazos, o próximo passo é justamente acompanhar se tais iniciativas estão caminhando conforme o planejado.

O acompanhamento das métricas permite que o hoteleiro possa ajustar a rota do plano rapidamente, o que se torna ainda mais importante quando envolve investimento financeiro, a exemplo dos anúncios em Facebook Ads ou Google Ads.

Para que você consiga iniciar o seu planejamento de marketing hoteleiro, nós preparamos um super kit de mãos à obra, que contém planilhas e documentos gratuitos para baixar hoje mesmo. Confira!

banner-divulgacao-kit-maos-a-obra-do-marketing-hoteleiro

O mais importante é começar

Acabamos de conhecer os 5 passos para montar o seu plano de marketing hoteleiro. Contudo, a última coisa que queremos é que você fique paralisado diante dessas informações por não saber como começar.

O passo mais importante de todos, é o primeiro. 

Dentro das suas possibilidades e do que você pode fazer agora, apenas comece. O “começar” tem um poder motivador que muitas pessoas desconhecem.

Olhe para o seu meio de hospedagem e analise o que pode ser feito apesar desse momento delicado e difícil que o setor hoteleiro está vivendo.

Sempre existe algo a ser feito para manter o seu negócio agindo e se conectando com o hóspede.

Porque uma coisa é certa: essa crise vai passar. E quando isso acontecer, você vai querer ter feito seu plano de marketing hoteleiro.

Antes de ir embora, comenta aqui embaixo: o que você tem feito pelo seu marketing hoteleiro?

Você também pode gostar de ler: Marketing Digital para Hoteleiros: da estratégia à prática + e-book grátis

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Continue aprendendo

Suporte

Atendimento de segunda à sexta-feira das 09h00 às 12h00 e 13h30 às 18h00.
Copyright © Hospedin - Todos os direitos reservados
Ao usar o Hospedin, você concorda com nossa Política de Cookies.