Pixel Meta

Conheça as características de uma pousada urbana

Tempo de leitura: 4 minutos
pousada-urbana

De modo geral, é bem comum nos apegarmos à imagem de Pousada como a de um lugar afastado dos grandes centros, nas montanhas ou em uma praia. Mas você já parou para pensar que existem pousadas urbanas e que elas podem ser ótimas também?

Para que você se familiarize com o conceito e características desse tipo de Pousada é que foi feito esse artigo. 

Nele você vai saber o que é uma Pousada para o Ministério do Turismo, quais as diferenças da pousada urbana para os demais tipos de pousadas, que tipo de público frequenta esse estabelecimento e, poderá, decidir se é um tipo de empreendimento que o agrada.

Entenda o conceito de Pousada

Segundo definição do Ministério do Turismo, pousada é um meio de hospedagem de característica arquitetônica predominantemente horizontal, com até três pavimentos, 30 unidades habitacionais e 90 leitos, com serviços de recepção e alimentação. 

Ela pode se organizar em um prédio único ou em chalés ou bangalôs.

No que diz respeito à classificação por estrelas, há requisitos a serem cumpridos para que a Pousada receba de uma a cinco estrelas. 

Os requisitos são divididos em mandatórios (ou seja, de cumprimento obrigatório pelo meio de hospedagem) e eletivos, de livre escolha do meio de hospedagem, tendo como base uma lista pré-definida.

Os banheiros sociais com ventilação são mandatórios para que a pousada receba uma ou duas estrelas. Se houver a separação dos banheiros masculino e femininos já pode receber três estrelas. 

Outro exemplo é a recreação para crianças que é um item mandatório presente nas Pousadas com quatro estrelas.

A classificação de um meio de hospedagem não está ligada à qualidade dos serviços, mas sim às exigências e responsabilidades que o estabelecimento deve seguir.

Saiba mais: Qual a diferença entre Hotel e Pousada?

O que é uma pousada urbana?

O turismo é uma atividade econômica de bastante relevância no Brasil, por isso, os meios de hospedagem acabam por se proliferar em diversos espaços. 

Isso acontece também com as pousadas que se constituem como concorrentes dos hotéis em certo sentido nas áreas urbanas.

E como as pousadas são meios de hospedagem independentes, precisam se desafiar para manter a clientela, acompanhar o mercado, para serem criadas estratégias que tragam benefícios e para manter a identidade e o posicionamento que escolheu.

A pousada urbana, apesar de estar em uma cidade ou grande centro urbano, guarda as características de um ambiente aconchegante com poucos apartamentos e tende a possuir uma relação mais próxima entre os prestadores de serviço e os hóspedes. 

As principais estratégias competitivas desses estabelecimentos são a localização e a preocupação com a hospitalidade, como também com a qualidade do atendimento e com o aconchego do ambiente.

Elas são mais intimistas e informais e se propõem a receber, alimentar e alojar os viajantes. 

Em uma pousada urbana o atendimento é personalizado e a hospitalidade é sentida pelo hóspede de pertinho.

Assim, tem-se uma ótima sensação ao se hospedar em uma pousada urbana, pois instala-se perto de tudo que se precisa e, ao mesmo tempo, sentindo-se em casa. 

Pode ter certeza que esse é um chamariz para muitos viajantes.

O público-alvo de uma pousada urbana

Em um estudo feito com a Pousada Ziláh, localizada no bairro Higienópolis, na cidade de São Paulo, pode-se observar que o público procura pela pousada urbana.

Segundo a pesquisadora Johanna Lira de Barros Carvalho, a pousada Ziláh possui três segmentos de mercado: turistas estrangeiros, turistas que vêm à cidade por motivos de saúde e turistas que chegam por motivo de eventos ou negócios.

Os hóspedes estrangeiros frequentam as pousadas urbanas mais pelas indicações e vêm conhecer as cidades. 

Os hóspedes que vão para os centros urbanos por motivos de tratamento de saúde têm clareza da necessidade e procuram a pousada pela hospitalidade e, muitas vezes, pelo preço.  

Já os viajantes que procuram por eventos e negócios na cidade, desejam ter acomodação para descansar já que passam a maior parte do tempo nesses eventos. Nesse caso, a pousada urbana se constitui como o local perfeito.

Há de se pesar, também, que o charme do conceito de pousada, seu intimismo e suas peculiaridades são atrativos importantes para uma boa parcela de viajantes. Isso se levarmos em conta o comportamento diferente de cada viajante.

Diferenciais que são argumentos para uma pousada urbana

De acordo com os desejos dos turistas, as vantagens de se hospedar em uma pousada urbana são muitas. Veja algumas delas:

1- Preço

O preço costuma ser um dos grandes diferenciais das pousadas, pois ele costuma ser inferior aos valores praticados pelos hotéis. 

Ainda assim, é importante atentar para a infraestrutura, os serviços oferecidos, os pacotes e a época do ano. Isso influencia diretamente no preço!

2- Privacidade

Se essa característica é procurada pelo hóspede, é certo que a pousada irá entregar mais do que um hotel. 

Isso porque instalada em um único prédio ou dividida em quartos distantes, essas construções tendem a ser mais afastadas umas das outras. Isso evita que as pessoas das acomodações fiquem em contato. 

Aqui a privacidade é que conta.

3- Hospitalidade

Esse aspecto é muito forte nas pousadas, principalmente pela pequena quantidade de funcionários e de acomodações. 

Assim, o atendimento das pousadas é mais pessoal e humanizado. Isso já é percebido pelo turista logo na recepção, mas também nos demais serviços oferecidos.

4- Localização

As pousadas urbanas têm esse aspecto como principal atrativo a depender do que o hóspede vá fazer na cidade. 

Possuir uma localização estratégica e privilegiada é a forma pela qual muitos dos turistas escolhem a hospedagem. Próximo a hospitais, centros de convenções, grandes avenidas, grandes Shoppings e pontos de acesso a transportes públicos.

E aí, o que achou das particularidades do modelo de hospedagem de uma pousada urbana? Compartilhe aqui nos comentários! 

Você também pode gostar de ler Pousada ecológica: um tipo de hospedagem conectada com a natureza

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Continue aprendendo

Suporte

Atendimento de segunda à sexta-feira das 09h00 às 12h00 e 13h30 às 18h00.
Copyright © Hospedin - Todos os direitos reservados
Ao usar o Hospedin, você concorda com nossa Política de Cookies.