Quem sao os hospedes da sua pousada

Quem são os hóspedes da sua pousada?

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 0 Flares ×

Você já parou para se perguntar quem são seus hóspedes?

Não, não se trata de invasão de privacidade, mas de operar com a pesquisa investigativa, de maneira a engajar sua pousada a ter um melhor atendimento.

Todo mundo em algum momento da vida – viaja! Portanto, sua pousada nunca poderá dizer que não há demanda… E se faltar isso, deve ter algo de errado! Pois, independente da economia do país, as pessoas continuam com suas rotinas, ou seja, empresários continuam viajando mundo à fora, seja para vender ou comprar, as famílias ou indivíduos, entram de férias e precisam de hospedagem.

Todo ser humano viaja por determinado estímulo, três aspectos podem ser destacados nessa informação.

O turista pode viajar segundo alguns motivos:

  1. Fonte motivadora – Isso pode estar envolvido por necessidades de ver um parente, por motivo de saúde, casamento, noivado, por causa de eventos esportivos ou não, ou por questão de obrigação profissional.
  2. Grau de escolha – Pode ou não envolver uma obrigação. A pessoa pode, por exemplo, decidir viajar por desejo de conhecer uma região/ local.
  3. Natureza de pressão – Essa decisão de viagem, tem a ver com as necessidades do ser humano, descritas por Maslow como:
  • Necessidades fisiológicas: sono, fome, sexo;
  • Pelas necessidades de segurança: estabilidade;
  • Por necessidades de amor: família, amizade;
  • Por necessidade de estima: aprovação;
  • Por necessidade de atualização: cursos, desenvolvimento e aperfeiçoamento.

Portanto, cada indivíduo viaja por um motivo diferente ou semelhante, dependendo de cada caso.

É preciso saber e conhecer quais são as necessidades e desejos de seus hóspedes, isso poderá ajudar sua pousada a subir no ranking da satisfação deles.

A análise feita por sua pousada, pode partir do princípio da observação, ou buscar fazer um questionário, informando ao cliente que essa pesquisa é realizada para melhorar o atendimento.

O que seu cliente deseja?

  1. Mudança de ambiente? Se sim, o que sua pousada pode oferecer a ele?
  2. Repouso? O que seus colaboradores podem fazer para que seu hóspede encontre isso? E como o atendimento deve ser prestado?
  3. Recreação? O que sua pousada pode fazer para oferecer esse tipo de experiência?

Como a experiência do seu hóspede pode ser otimizada?

A partir do momento em que você compreende o que seu hóspede procura e precisa, fica mais fácil para ofertar um serviço que agregue valor e que seja destinado a altura da expectativa do seu cliente.

O que ele busca com o turismo?

  • Expandir conhecimento? Cultura?
  • Diversão?
  • Negócios?

Quando o hóspede chega a uma pousada, ele deseja conhecer os benefícios que terá naquele ambiente, e somente tendo uma estada prazerosa é que a experiência condicionará à satisfação do mesmo.

É preciso saber, portanto, o que aquela pessoa busca com a viagem e como ele ou ela pretende realizar essa conquista por meio do turismo.

Em alguns casos, o cliente até sabe o que deseja, mas não sabe como conseguir, portanto, se sua pousada possui os conhecimentos adequados para fornecer indicação – passa a ser como uma bússola orientadora, que fornece a resposta que aquela pessoa precisa obter.

Quem ganha com isso? Todos: pousada e cliente!

Um exemplo disso é quando a senhora Adelaide quer ir ao zoológico da cidade, mas não sabe como chegar até ele, e alguém da pousada faz questão de imprimir um mapa ou chamar um táxi para que ela possa chegar ao local de seu destino. Ou quando senhor Roberto pedir uma indicação de um bom restaurante para levar sua família.

É claro que não é preciso ser um especialista em tudo, mas dentro do que é possível, é vital fazer essa gestão da proximidade com os hóspedes de sua pousada.

Isso se trata de vendas, a partir da conquista, se trata de encantar o cliente e atender bem.

Porque a gestão da proximidade é tão importante?

As principais razões são:

  • Para conhecer os desejos de seus clientes, segmento ou nicho, será preciso – lançar ali, um olhar mais atento para entender o que há além da superfície.
  • Esta atividade ampliará a percepção do que seus hóspedes precisam e esperam do atendimento da pousada.
  • Você obterá maiores informações e terá novas ideias para sua pousada.

Então responda:

  1. Quem é seu hóspede?
  2. O que ele procura?
  3. O que precisa e deseja?
  4. Quais são suas expectativas?
  5. Como ele pode ser atendido?

Se você souber a resposta para essas 5 perguntas, então, você está no caminho certo!

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 0 Flares ×
Share: