Pixel Meta

Sindicato de hotelaria: conheça os principais sindicatos hoteleiros do Brasil

Tempo de leitura: 4 minutos
sindicato de hotelaria

Fortalecer o turismo de uma região, buscar por melhorias para funcionários e comunidade e impulsionar o desenvolvimento econômico do setor hoteleiro. Esses são apenas alguns dos objetivos de um sindicato de hotelaria

Assim como em outras áreas, contar com o apoio de um órgão deste tipo é fundamental.

Sendo assim, você sabe qual a importância de um sindicato de hotelaria e o que ele pode fazer por você?

Confira tudo no texto abaixo!

O que faz um sindicato de hotelaria?

Um sindicato de hotelaria é um órgão que equaliza os interesses do empregador e do empregado. Ou seja, é um representante do interesse coletivo.

O sindicato é responsável por buscar melhores condições para o setor e seus funcionários, deliberando sobre faixa salarial, benefícios, condições físicas de trabalho, assistencialismo, além de reivindicar propostas, propor melhorias, ajudar na capacitação oferecendo cursos, palestras e treinamentos, propor convênios com empresas, assessoria jurídica trabalhista, entre outros.

Além disso, este órgão concilia conflitos individuais e coletivos entre empresas e trabalhadores – durante o contrato de trabalho e na sua rescisão

Leia também: Leis trabalhistas na hotelaria – tudo o que você precisa saber

Por que um sindicato de hotelaria é importante?

Imagine se cada pessoa tivesse que lutar pelos seus direitos sozinha. Seria muito mais difícil conseguir algo, certo?

Quando falamos de um sindicato na hotelaria – assim como em outros setores – sua existência dá força à categoria representada, ou seja, ele representa os interesses de diversas pessoas, atuando em favor do cumprimento de suas necessidades. 

Ou seja, ele levanta as principais causas a serem tratadas, além de proteger o setor e as pessoas envolvidas de situações que podem prejudicar o segmento.

Durante a pandemia, no Rio Grande do Sul, sindicatos hoteleiro e gastronômico se unem na campanha “A Fome Não Espera”. Outro exemplo são os sindicatos que avaliam os impactos após um ano de restrições no setor.

banner-conheca-hospedin-no-youtube

Principais sindicatos de hotelaria do Brasil

Os sindicatos podem representar um estado ou capitais e cidades ao seu entorno. Abaixo separamos alguns dos principais sindicatos brasileiros.

Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA)

Uma das maiores entidades sindicais do país e tem representação nos principais órgãos, entidades e conselhos do setor empresarial e turístico do Brasil, tais como o Conselho Nacional de Turismo (CNT), do Ministério do Turismo, ou o Conselho Empresarial do Turismo (Cetur) da CNC.

A FBHA representa a categoria em acordos, convenções coletivas e dissídios, em questões específicas e próprias ao exercício regular dos ramos em que atuam, além de colaborar com os poderes públicos no estudo e na solução dos problemas do setor.

Além disso, atua firmemente na defesa dos interesses dos empresários do setor de hospedagem e alimentação acompanhando de perto a tramitação dos projetos na Câmara dos Deputados e no Senado Federal.

Presente em todas as regiões, através de 67 sindicatos filiados, representa em âmbito estadual e municipal cerca de 940 mil empresas, entre hotéis, pousadas, restaurantes, bares e similares. 

SindHotéis-SP

Essa é uma organização sem fins lucrativos, de estudo, coordenação, proteção e representação legal da categoria econômica de hotéis, pensões, hospedarias, hostels, albergues, motéis, apart-hotéis, drives, novos meios de hospedagens e similares do ramo de hospedagem.

É o legítimo representante da categoria para a defesa de seus direitos e interesses, tanto econômico como profissional em São Paulo e cidades vizinhas como Atibaia, Biritiba Mirim, Bom Jesus dos Perdões, Braz Cubas, Cabreúva, Caieras, Cotia, Embu Guaçu, Embu das Artes, Ferraz de Vasconcelos, Francisco Morato, Franco da Rocha, Guarulhos, Itapecirica da Serra, Itaquaquecetuba, Juquitiba, Mairiporã, Mogi das Cruzes, Nazaré Paulista, Poá, Salesópolis, Suzano e Taboão da Serra.

Sindicato Hoteleiro do Rio

O Sindicato dos Trabalhadores do Comércio Hoteleiro e Similares do Município do Rio de Janeiro atua desde 1941 para dar ao trabalhador do comércio hoteleiro do Rio, mais benefícios e serviços que garantam atendimento digno às mais diversas necessidades e bem estar. Entre os serviços oferecidos estão:

  • Atendimento Jurídico
  • Atendimento Médico e Odontológico
  • Departamento Social
  • Centro de Estética
  • Colônia de Férias
  • Curso de A&B

Sindehotéis

Desde 1941 atua nos municípios de Curitiba, Almirante Tamandaré, Araucária, Balsa Nova, Bocaiúva Do Sul, Campina Grande Do Sul, Campo Largo, Campo Magro, Colombo, Contenda, Fazenda Rio Grande, Itaperuçu, Lapa, Mandirituba, Piraquara, Pinhais, Quatro Barras, Quitandinha, Rio Branco Do Sul e São José Dos Pinhais, Adrianópolis, Agudos do Sul, Antônio Olinto, Campo do Tenente, Cerro Azul, Doutor Ulisses, Paula Freitas, Paulo Frontin, Piên, Rio Negro, São Mateus do Sul, Tijucas do Sul e Tunas do Paraná. 

Sendo assim, ele abrange uma categoria de aproximadamente 16 mil trabalhadores de hotéis, hotéis fazenda, flats, apart hotéis, hospedarias, pensões, casas de cômodos, motéis, pousadas, restaurantes, bares, churrascarias, lanchonetes, pizzarias e empresas que comercializam alimentação preparada e bebidas alcoólicas no varejo de Curitiba e Região.

Sitratuh

Este sindicato representa os trabalhadores que atuam na área de turismo, hospitalidade e de hotéis, restaurantes, bares e similares da grande Florianópolis, em Santa Catarina.

SINDIHOTEL

O Sindicato Intermunicipal da Hotelaria no Rio Grande do Sul foi fundado em 1991 por empresários do ramo de hospedagem que buscavam uma entidade específica para o atendimento de seus anseios, principalmente nos municípios onde não havia sindicato patronal.

O sindicato conta com uma equipe de assessores jurídicos capacitados para esclarecer dúvidas nas áreas trabalhista, comercial e cível. 

Desta forma, seu principal objetivo é defender os interesses dos pequenos e médios empresários do interior do estado.

Complemente seu conhecimento sobre o assunto assistindo o vídeo abaixo no Canal do Youtube da Hospedin!

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Continue aprendendo

Suporte

Atendimento de segunda à sexta-feira das 09h00 às 12h00 e 13h30 às 18h00.
Copyright © Hospedin - Todos os direitos reservados
Ao usar o Hospedin, você concorda com nossa Política de Cookies.