2016_05_03_blog_hospedin

Sistema para pousadas, por que devo investir?

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 0 Flares ×

A máxima “tempo é dinheiro” é perfeita para traduzir o mundo dos negócios, no qual quanto mais você otimizar o tempo versus atividades realizadas pelo seu grupo de colaboradores, mais retorno financeiro seu empreendimento terá. Substituir o manual pelo automatizado, concentrar em um só lugar as informações e o controle financeiro são ações necessárias para um negócio rentável. No setor hoteleiro não é diferente. Veja aqui algumas das principais razões pelas quais vale a pena investir em um sistema para pousadas.

Gestão da Ocupação

Se você ainda controla a ocupação da sua pousada através de planilhas manuais, passível de erros e esquecimentos na hora de atualizar, saiba que é possível trabalhar com sistema e administrar a ocupação, por período, tarifa, categoria de quarto de forma simples e ainda ter plena visão em uma única “tela”. Mais que isso, um sistema para pousada automatizado o ajuda evitar o temido overbooking com alertas de prazos em que e deve tomar ações como reconfirmar reservas com data pare check-in próximas, ofertar alguns quartos em períodos de baixa ocupação e se preparar para receber os hóspedes que estão com reservas garantidas.

Financeiro

Lidar com dinheiro não é uma questão muito fácil e uma má administração das contas pode comprometer totalmente a saúde financeira do hotel ou pousada. Se na sua estrutura não cabe um profissional dessa área, uma dica é adotar um sistema de gestão hoteleira que contemple o serviço de contas a pagar e receber. Esse tipo de ferramenta o ajuda a provisionar os pagamentos, bem como programar o que tem de recebimentos, de acordo com as reservas. Além disso, também é interessante ter a possibilidade de enxergar de forma clara, como gráficos de desempenho a relação entre as duas contas, a pagar e receber.

Administração dos serviços

Quando se trata de um hotel, a informalidade deve ficar apenas por conta do trato com os hóspedes, já que em sua maioria estão gozando de férias ou folgas. Todas as outras questões, precisam ser controladas para minimizar prejuízos. Consumo extra por parte dos hóspedes devem ser contabilizados e também apresentados a eles na hora da cobrança final, no check out. Para não perdemos nenhum detalhe, sugerimos que todos os serviços extras e consumo sejam registrados de forma que, havendo troca de funcionários por qualquer motivo, a informação fique disponível para quem assumir o posto.

Cadastro de hóspedes

Cada hóspede que passa por seu hotel é um ativo que o mesmo possui. Porém, isso somente é realmente válido quando você tem um um banco de dados com informações de seus clientes com informações pessoais, sobre sua passagem pelo hotel e recorrência em que ele o visita. Com tudo isso, inúmeras ações podem ser tomadas, como parabenizar seu cliente na data do seu aniversário, oferecer um desconto para períodos de baixa temporada, entre outros. A vantagem de ter um sistema para pousadas nesse caso, é a facilidade com que se pode extrair as informações através de filtros precisos, conforme estratégia a ser trabalhada, como nos exemplos acima.

Relatórios e estatísticas

Uma boa administração de hotel se vale de números de desempenho referente ao passado para poder planejar o futuro. Se você ainda não tem um mecanismo para analisar dados importantes como melhores meses ou períodos de ocupação ou ainda um histórico de compras para que não falte nada no estabelecimento, considere a hipótese de investir em um sistema para pousadas. Será um facilitador nas tomadas de decisões.

Se você gostou do que viu até aqui, nós podemos te ajudar! Saiba mais o que nosso sistema para pousadas e hotéis oferece essas e mais soluções que trarão mais agilidade e autonomia aos processos internos, tornando cada vez mais profissional o seu negócio, seja ele de pequeno ou médio porte. E se você já é nosso cliente, conte com nosso suporte para conhecer melhor tudo que pode explorar dessa ferramenta. Suas informações ficarão em ambiente seguro e “nas nuvens”, de modo que de onde estiver poderá acessar seu usuário e acompanhar a situação de seu hotel.

Até a próxima semana!

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 0 Flares ×
Share: