Pixel Meta

Técnico em hotelaria: o que faz esse profissional

Tempo de leitura: 4 minutos
tecnico-em-hotelaria

A primeira dúvida que pode surgir referente à profissão de Técnico em Hotelaria pode ser sobre a nomenclatura. Afinal o que é um técnico?

Saiba que se você procura uma rápida aceitação no mercado de trabalho hoteleiro, o caminho é fazer um curso técnico. Visto que essa modalidade de ensino prepara o aluno para a prática imediata

Enquanto nas faculdades é dada uma visão aprofundada de conhecimento permitindo a formação, por exemplo, de pesquisadores ou cientistas.

Dessa forma, o Técnico em hotelaria sai do curso com todas as ferramentas necessárias para a ação. É sair do curso técnico direto para o “fazer acontecer”.

Isso interessa muito, pois dá a oportunidade do indivíduo exercer imediatamente o que gosta e estar inserido no mercado de trabalho. 

Esses são motivos para escrevermos esse artigo! 

Aqui você vai descobrir o que faz esse profissional no seu dia a dia, que formação o técnico em hotelaria pode fazer e algumas oportunidades de mercado, bem como salários para esse nicho.

Fique com a gente na leitura e saiba mais!

Técnico em hotelaria: o que faz esse profissional

Primeiramente, esse profissional precisa ter habilidade e desenvoltura para enfrentar as necessidades de um mercado em constante expansão. Um técnico em hotelaria deve saber lidar com as necessidades locais e regionais do mercado hoteleiro, com ética e responsabilidade.

No dia a dia o técnico em hospedagem possui as capacidades necessárias para resolver problemas, tomar decisões, trabalhar em equipe e se comunicar dentro dos diversos setores que compõem o mercado.

 Já que isso faz parte do corre corre do hotel!

As atividades diárias são variadas e isso depende da combinação com os gestores, mas o técnico em hotelaria pode atuar nos setores de gerenciamento, recreação, lazer e alimentação

Preparo para isso ele terá com o curso técnico que fez.

Aqui temos alguns exemplos do trabalho deste profissional:

  • Supervisionar uma equipe dentro do hotel;
  • Providenciar e organizar a infraestrutura para eventos;
  • Coordenar acomodação, alimentação, segurança e transporte de participantes de eventos;
  • Coordenar a preparação de refeições em hotéis e restaurantes;
  • Gerenciar tours pela cidade onde a hospedagem se encontra;
  • Coordenar os serviços da instalação;

Como se vê, o âmbito profissional do técnico em hotelaria é bastante amplo. Nessa função, o indivíduo tem um leque considerável de atuação e, por esse motivo, consegue se identificar com o que mais lhe agrada dentro de um meio de hospedagem e ser feliz na profissão.

Formação do técnico em hotelaria

O curso de Técnico em Hotelaria possui uma carga horária mais curta do que uma faculdade. Dependendo da instituição, em média 1600h.

A maioria dos cursos promove o desenvolvimento do estudante em suas habilidades de relacionamento interpessoal, capacidade de criação, inovação e avaliação da viabilidade de projetos para o segmento, além de competências de comunicação e de liderança de equipe.

As disciplinas que compõem a grade curricular são muitas e todas voltadas ao desenvolvimento e preparação do aluno para a prática, mas também com uma pegada que vai embasar o aluno no entendimento dos motivos da prática.

 É um curso bastante dinâmico!

Dentro das disciplinas que são oferecidas podemos citar a comunicação, os fundamentos do marketing, serviços de salão e restaurantes, marketing digital e introdução à contabilidade. 

Isso  lhe mostra como têm disciplinas que fundamentam o curso, mas também tem aquelas que aplicam o que foi ensinado. 

O curso técnico de hotelaria é para usar na hora.

Existe ainda uma informação que pode direcionar sua escolha pelo curso, ou não.

 O curso técnico em hotelaria é um curso ideal para aqueles que desejam cursar disciplinas mais humanísticas, que tratam da aquisição de repertório cultural e de material humano. 

Isso é dito por que não é um curso que envolve disciplinas de lógica, matemática e cálculos.

Com essas informações você já pode saber se identifica-se com o curso.

Solte o play:

Oportunidades de mercado e salário

O técnico em hotelaria está apto a atuar principalmente nos meios de serviço de um hotel. E, também, em qualquer outra opção em que possa aplicar formas de fornecer alojamento e refeições de qualidade para os hóspedes.

O mercado é muito amplo, com a formação em mãos é possível trabalhar em todo o Brasil e até no exterior. 

Uma pesquisa chamada Hotelaria em Números, elaborada pela JLL- Consultoria Jones Lang LaSalle Hotels (2019), contabilizou aproximadamente 10.501 hotéis no Brasil, até julho de 2019. 

Isso apenas nas regiões metropolitanas e ainda sem contar os outros meios de hospedagem como as pousadas. 

Já outra pesquisa sobre serviço de hospedagem mais antiga (ano de 2016), elaborada pelo IBGE, conta que no Brasil se tem 31.299 estabelecimentos de hospedagem. Isso se traduz em mais de 2 milhões de leitos à disposição dos viajantes. 

São muitas opções para se apresentar como técnico em hotelaria e abraçar esse nicho.

No que diz respeito à remuneração do técnico de hospedagem, a média salarial no início da carreira gira em torno de R$1.500,00, mas com possibilidades de ganhos muito maiores a depender de indicativos como local de trabalho, tempo de serviço, dentre outros.

Saiba mais: Descubra o salário de hotelaria e turismo no Brasil

Pode-se concluir então que, para se inserir rapidamente no mercado de trabalho e construir uma carreira com possibilidades de bons ganhos, o curso de técnico em hotelaria se mostra como uma ótima oportunidade.

Comente aqui se você tem interesse da sua parte em se especializar na área hoteleira. Vamos gostar muito de saber!

eBook Cargos e funções na hotelaria

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Continue aprendendo

Suporte

Atendimento de segunda à sexta-feira das 09h00 às 12h00 e 13h30 às 18h00.
Copyright © Hospedin - Todos os direitos reservados
Ao usar o Hospedin, você concorda com nossa Política de Cookies.