Pixel Meta

Tecnologia em Hotelaria: você está atrasado?

Tempo de leitura: 8 minutos
tecnologia-hoteleira

É fato que a tecnologia entrou em nossas vidas para não sair mais. De tal modo que, a cada dia que passa, a interação e a confiança nas novidades tecnológicas só aumenta. Frequentemente, pessoas de todas as idades e com níveis diferentes de conhecimento buscam comodidade e facilidade com a ajuda da tecnologia, mais precisamente, com a ajuda de alguns cliques.

A partir disso, todos os mercados vêm passando por uma transformação tecnológica. De tal modo, na hotelaria não é diferente. Aliás, o mercado hoteleiro é um dos que mais se beneficia com o avanço da tecnologia.

A presença tecnológica muda o comportamento do hóspede, muda o perfil do hoteleiro, muda os processos internos do hotel e gera um alto impacto no negócio de hotelaria.

Talvez você fique tentado a pensar que tecnologia em hotelaria é coisa do futuro ou que não vai caber no seu orçamento de pequeno e médio hotel. Contudo, não se engane! Ao terminar a leitura desse artigo você terá outra visão sobre esse assunto.

O avanço da tecnologia em hotelaria não é uma corrida de 100 metros. Ao contrário, encare ela como uma maratona que requer preparo, planejamento e dedicação para vencer um passo de cada vez.

Dessa forma, nesse artigo você vai descobrir quais são as tecnologias indispensáveis no hotel e as novidades que irão te ajudar nessa jornada.

Tecnologia em Hotelaria de forma prática

A tecnologia em hotelaria vem acompanhada de muitas vantagens. Ao mesmo tempo, ela poder se útil para tornar os processos de hospedagem mais eficientes e inteligentes, aumentar significativamente a satisfação e fidelização do hóspede, tornar as campanhas de marketing mais assertivas e focadas no cliente certo. Isso só para citar algumas delas.

Desta forma, fica claro que a tecnologia é uma forte aliada no crescimento sustentável que proporciona um aumento de receita para o hotel.

Olha só que impressionante! Recentemente, a Folha de São Paulo publicou que o celular é mais utilizado que o próprio computador. De acordo com a pesquisa realizada pelo CGI.br – Comitê Gestor de Internet no Brasil – 49% das pessoas que acessaram a internet fizeram pelo celular, enquanto que somente 4% fizeram pelo computador.

Impossível ignorar essa informação não é mesmo? Isso só deixa mais evidente que investir em tecnologia em hotelaria é um caminho sem volta.

Para que você possa visualizar com mais clareza quais tecnologias já existem no seu hotel, e quais você pode aplicar, nós as dividimos em: indispensáveis, desejáveis e excepcionais. Vamos lá?

1 (1)

Tecnologia de Processos Internos

Em primeiro lugar, as classificadas por nós como indispensáveis. Aqui estão as tecnologias que auxiliam diretamente o dia a dia do hoteleiro e a produtividade da sua equipe, o que reflete diretamente na satisfação do hóspede. Veja só:

PMS

O PMS – Property Management Suite – é o conhecido sistema de gestão hoteleira, que vai centralizar informações e administrar o hotel junto com você. É através dele que o hoteleiro registra e controla suas reservas, receitas e despesas, produtos e serviços e etc. Esse pode ser considerado o primeiro passo da informatização do hotel.banner-pms-hospedin-simples-de-usar

Channel Manager

Já o Channel Manager é o sistema que auxilia você na gestão dos seus canais de venda. É comum que os hoteleiros divulguem seus quartos em diversos canais de venda simultaneamente, e administrar a disponibilidade em todos eles de forma manual, pode se tornar uma dor de cabeça.

Foi por isso que o Channel Manager nasceu. Ele faz a leitura das suas reservas e das suas disponibilidades para atualizá-los em todos os canais, mitigando assim, o temido overbooking.

Motor de Reservas

Enquanto isso, o Motor de Reservas trabalha para suas reservas diretas. Por sua vez, essa tecnologia permite que o hóspede faça a reserva direto no seu site, visualizando a disponibilidade de datas e realizando o pagamento ao final da escolha. Imprescindível não é mesmo?

2 (1)

Tecnologia de Comunicação

Já nas tecnologias desejáveis elencamos aquelas que podem dar um upgrade no seu processo de hospedagem, e principalmente no atendimento ao hóspede. São verdadeiros diferenciais.

WhatsApp

O WhatsApp é uma tecnologia recente apesar de já ser figurinha repetida no dia a dia. Ele é companheiro implacável no que diz respeito ao atendimento ao hóspede. Fácil, prático, barato e eficiente, tudo isso em um aplicativo só.

Além disso o WhatsApp lançou uma versão business para ajudar ainda mais os hoteleiros.

Chatbot

O principal papel do chatbot é não deixar o hóspede sem resposta ou esperando muito tempo. A gente sabe que não tem dia nem hora para aparecer um pedido de reserva, não é mesmo? Um hotel precisa estar ativo 24×7 inclusive nos canais de comunicação com o cliente.

Um chatbot aliado ao seu site, redes sociais ou ao próprio WhatsApp facilita e muito esse processo. Com o avanço dessa tecnologia o hóspede nem percebe que está conversando com um robô e não com uma pessoa, e de quebra, você não o deixa ir embora por falta de atenção.

Leia mais: Como a tecnologia dos chatbots pode ajudar seu hotel

Tablets

Esse pequeno dispositivo não é uma novidade, mas o que ele pode fazer pelo seu hotel é de surpreender. Ao disponibilizar um tablet nos quartos o hóspede poderá ter acesso a serviços, menus, informações gerais, chamadas telefônicas etc.

Além do que, poderá fazer pedidos, registrar reclamações, dar sugestões, ligar e desligar aparelhos, tudo através da tecnologia. Logo, isso permite que o hoteleiro passe a conhecer as preferências dos seus hóspedes tendo em mãos o poder de surpreendê-lo.

O que por outro lado marcaria o nascimento de uma era de hotéis mais interessantes, altamente conectados e focados na experiência do hóspede.

Leia mais: Ferramentas online de atendimento aos hóspedes

3 (1)

Tecnologia de Experiência do Hóspede

Na camada excepcional destacamos as tecnologias que surpreendem qualquer pessoa. São aquelas com ar de futuristas mas que devem ganhar relevância em pouco tempo.

Realidade aumentada

Na era da experiência, tudo que surpreende o hóspede é ponto positivo para o hotel. E a realidade aumentada surgiu exatamente para isso. Através dessa tecnologia o hóspede é transportado para outros destinos sem sair do seu quarto.

A rede hoteleira Marriott inseriu o kit de realidade aumentada chamado “VRoom Service” como uma opção extra em suas amenities. E como se observa na imagem, o hóspede pode experimentar a sensação de estar em um restaurante italiano em Roma ou fazer um tour pelo hotel na comodidade do seu quarto.

realidade aumentada hotel
VRoom Service – Rede Marriott

A realidade aumentada é uma tecnologia que tem despontado como uma das principais tendências para o futuro. A pouco tempo presenciamos a febre do Pokémon Go que democratizou essa tecnologia no Brasil.

A funcionalidade Face 360 disponível no Facebook tem uma similaridade com a realidade aumentada, sendo que através dela o hóspede poder ver o quarto ou qualquer ambiente do hotel por um ângulo de 360º, tudo isso através de um vídeo que pode ser feito por você. Uma tecnologia em hotelaria bem mais acessível e que permite uma experiência bacana ao cliente.

Saiba mais sobre o Face 360.

Chaves de quarto inteligentes

Alguns hotéis já estão testando a chave de quarto virtual. Com isso o hóspede poderá abrir e fechar o quarto com um aplicativo instalado em seu smartphone, o que dispensa totalmente o uso de uma chave física.

Nos hotéis da Disney existe um apetrecho que é cobiçado entre os hóspedes: as “Magic Bands”. Ela destranca a porta do quarto e dá acesso rápido aos parques e catracas, além de ter um design fofo e moderno digno dos parques da Disney. Quer coisa mais fácil do que isso?

MagicBand
Magic Bands

Com essa tecnologia os hoteleiros teriam um contato mais próximo com o hóspede através de um novo meio de interação.

É claro que o hóspede também precisa ver vantagens em baixar um aplicativo no seu celular que vai além de somente abrir portas. Caso contrário isso pode se tornar uma desvantagem se não for trabalhada estrategicamente pelo hoteleiro.

Check-in e check-out móvel

Aqui a economia de tempo impera e tanto o hóspede quanto o hotel podem usufruir dela. Nesse nível tecnológico o hóspede receberia uma mensagem ou e-mail perguntando se ele gostaria de fazer o check-in móvel, dias antes da sua estadia.

Ao preencher as informações necessárias ele recebe imediatamente um código de barras a ser apresentado no hotel. Ao chegar, o leitor identifica o hóspede e o mesmo recebe as chaves do seu quarto.

No momento de deixar o hotel, o hóspede recebe a fatura diretamente no seu e-mail. Isso sem falar nas formas de pagamento que já podem estar disponíveis neste mesmo passo a passo.

Dá para imaginar o quanto seria prático para ambos os lados?

Internet das coisas

Assim como falamos do uso do tablet para ligar e desligar os aparelhos eletrônicos dentro do quarto, são muitas as coisas que se pode fazer com a inteligência tecnológica aliada a conexão de internet.

Aqui a criatividade não tem limites. Alguns hotéis já usufruem de sensores nas espreguiçadeiras da piscina para avisar quando o hóspede precisa repor o filtro solar, por exemplo.

Com o aumento do uso dos celulares, da conectividade e do alcance da internet esse tipo de interação se tornará cada vez mais comum. E o que hoje é uma inovação poderá ser commodity em pouco tempo.

Business Intelligence

Você já deve ter ouvido falar nesse carinha de nome complicado, não é mesmo?

O uso da tecnologia em hotelaria proporciona uma enxurrada de dados sobre os hóspedes. Aliado a isso existem outros sistemas que ajudam a transformar esses dados em informações que podem ser devidamente utilizadas pelos hoteleiros. Esse sistema se chama BI, ou Business Intelligence.

Esse tipo de sistema fica interligado a todos os geradores de dados, desde que configurados para isso, coletando-os e armazenando-os para mostrar ao hoteleiro em um dashboard de forma condensada e estratégica.

As informações que o BI pode demonstrar podem ser relacionadas a taxa de ocupação, RevPar, faturamento, despesas, perfil de hóspedes, hóspedes habitué e muito mais.

A tecnologia pode humanizar meu atendimento?

A princípio, essa questão costuma gerar um pouco de dúvidas, mas a resposta é sim!

Isso acontece porque a tecnologia é uma ferramenta que pode ajudar a resolver questões operacionais no dia a dia do hotel, como o gerenciamento de reservas e finanças. Isso faz com que você tenha mais tempo para investir no atendimento, com olho no olho.

Como vimos acima, a tecnologia também permite que o hoteleiro interprete os dados de consumo de seus hóspedes, como o motivo de sua estadia, suas preferências, seu perfil. Com isso, você pode personalizar esse atendimento, surpreendendo seus visitantes e conquistando nos detalhes.

Ainda sobre esse assunto, temos uma LIVE super bacana no nosso Instagram que vale a pena conferir. Para assistir, clique aqui!

Oferecendo experiências incríveis com a tecnologia

Hoje já vemos hotéis pelo mundo que oferecem uma experiência ao hóspede 100% digital, como é o caso do Ibis Styles London Gloucester Road.

A tecnologia tem grande poder de agregar valor à hospedagem, além de todas as vantagens que citamos acima. Portanto, com essa ferramenta em mãos, você pode oferecer uma experiência incrível ao seu hóspede, superando expectativas e encantando nos detalhes.

A melhor tecnologia que existe

Uma vez que se utiliza a tecnologia em hotelaria a favor dos seus objetivos como hoteleiro, é possível escalar a montanha da competitividade com garra e determinação. Isso traz a certeza de que você está investindo no melhor para proporcionar uma estadia memorável a seu hóspede.

Apesar disso, tenha em mente que a tecnologia por si só não é capaz de transformar uma realidade hoteleira. Isso porque é necessário ter uma equipe engajada e gestores comprometidos com o bem estar do hóspede, antes de qualquer coisa.

A melhor tecnologia em hotelaria que existe não substitui um atendimento caloroso e inesquecível de um bom hoteleiro.

Gostou do artigo? Ficou com vontade de fazer algo novo e tecnológico no seu hotel? Conta pra gente nos comentários aqui embaixo.

Compartilhe

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Continue aprendendo

Suporte

Atendimento de segunda à sexta-feira das 09h00 às 12h00 e 13h30 às 18h00.
Copyright © Hospedin - Todos os direitos reservados
Ao usar o Hospedin, você concorda com nossa Política de Cookies.