Pixel Meta

Os desafios do trabalho remoto na hotelaria

Tempo de leitura: 4 minutos
trabalho-remoto-na-hotelaria

Desde quando o hoteleiro consegue trabalhar fora do hotel? Será que isso funciona de verdade? Nos últimos tempos, em função do isolamento social ocasionado pelo Coronavírus, o home office ou trabalho remoto se tornou uma realidade para muitas pessoas, que nem imaginavam trabalhar desse jeito.

Mas será que o hoteleiro consegue trabalhar remotamente? Para saber essa resposta e conferir dicas pra lá de especiais, continue a leitura!

O que é o trabalho remoto ou home office?

O Covid-19 mudou muitas coisas em nossas vidas, não é mesmo?! No âmbito profissional não foi diferente. Do dia para a noite, diversos tipos de negócios se viram obrigados a migrar suas operações para a modalidade de trabalho remoto.

E certamente, algumas empresas vão adotar essa forma de trabalho para outras ocasiões.

Mas o que representa essa modalidade de trabalho que ficou tão conhecida e ganhou muitos adeptos de repente?

O trabalho remoto significa trabalho à distância. Ou seja, as demandas do dia a dia do trabalho podem ser desempenhadas de qualquer lugar, facilitadas pelo uso da tecnologia e da comunicação.

Empresas que optam por essa forma de trabalho, precisam lidar com um ou mais profissionais que não estão presencialmente no escritório. Eles podem estar em casa, em outra cidade ou até mesmo em outro país. 

Trabalho remoto e a CLT

O trabalho a distância é adotado de maneira facultativa pelas empresas, porém já é uma realidade como diferencial competitivo. 

A Reforma Trabalhista, sancionada em 2017, tornou o trabalho remoto uma opção factível para os profissionais brasileiros ainda que trabalhem sob o regime da CLT.

Leia tambémLeis trabalhistas na hotelaria: tudo o que você precisa saber

De acordo com uma pesquisa realizada pela FlexJob, o número de vagas para trabalho remoto está crescendo e se tornou a preferência de 65% dos profissionais, apesar de 53% deles afirmarem não ter essa alternativa.

Assim, fica claro que as necessidades profissionais estão mudando e que o mercado precisará se adequar a esta realidade nos próximos anos. 

Agora imagine no contexto da hotelaria, o tamanho desse desafio?! Afinal, para muitos, essa possibilidade era incompatível com a essência de seus negócios.

Trabalho remoto na hotelaria funciona?

Principalmente durante o isolamento social, o trabalho remoto se tornou uma opção segura para manter as atividades dos negócios funcionando a todo vapor. 

E apesar de parecer difícil e desafiador, o hoteleiro pode sim trabalhar com essa modalidade, sendo até uma alternativa bastante interessante para se manter focado e produtivo diante de alguns tipos de tarefas. 

É claro que em algumas situações, como nos casos em que os hoteleiro assume muitas funções operacionais, a sua presença na hospedagem será necessária. 

No entanto, para executar tarefas estratégicas, de planejamento, de análise de relatórios e de dados, trabalhar em home office pode ser uma excelente opção.

Baixe grátis – eBook | Planejamento estratégico hoteleiro

Mas atenção hoteleiro: ao adotar essa modalidade é preciso que todos os colaboradores estejam comprometidos para que esse novo modelo de organização do trabalho funcione efetivamente.

Isso porque, apesar de estar ganhando cada vez mais espaço oferecendo parâmetros mais claros de resultados e que prometem facilitar a vida de colaboradores e empregadores, a implantação do trabalho remoto contempla alguns grandes desafios, sobre os quais falaremos a seguir. 

Principais desafios do trabalho remoto na hotelaria

Para lidar com esse desafio de migrar algumas funções para o modelo remoto, trouxemos certos pontos para você precisa se atentar.

Pois não funciona apenas mandar as pessoas para casa, instalar aplicativos de mensagem e de chamadas por vídeo, sendo que o trabalho remoto contempla muito mais que isso.

E o primeiro desafio será justamente compreender que sem o mindset apropriado, esse processo pode se tornar muito estressante, e a sua equipe pouco produtiva.

Produtividade hoteleira

Falando em produtividade, de pouco importa saber quantas horas o colaborador passou na frente do computador. O que importa aqui é justamente e entrega do resultado que se espera.

Quer saber mais sobre produtividade hoteleira? Assista ao vídeo abaixo!

Neste caso, é necessário investir a sua energia definindo objetivos a serem compartilhados com toda a equipe, alinhando as expectativas e deixando claro o que você espera de cada colaborador.

Assim, você poderá acompanhar o progresso do seu time em busca desse objetivo, o que faz muito mais sentido para o alcance dos resultados.

Tenha em mente que para o trabalho remoto funcionar, a confiança deve ser a base da sua relação com o time. Por isso, é muito importante que se crie processos para acompanhar o progresso do trabalho, e não das pessoas.

Fazer o time se sentir vigiado, criará um ambiente de insegurança.

Outro grande desafio que você pode vir a enfrentar é a falta de engajamento da equipe, ocasionada pelo distanciamento das relações interpessoais que reduz o fluxo comunicacional.

E o seu papel como gestor é criar um ambiente de colaboração e conexão com a equipe. 

Então busque ser otimista e confiante para que eles se sintam motivados a trabalhar se comunicando de forma clara e transparente.

Você vai gostar de assistir Live: Como evoluir a comunicação da equipe hoteleira

Além disso, ter disciplina é muito importante, pois o trabalho remoto nos tendencia a procrastinação, justamente por estar em casa, pois nosso cérebro pode entender que esse não é o momento de trabalhar. 

Por isso, é necessário que se prepare um ambiente para o trabalho e tenha os horários bem definidos, para que o trabalho seja produtivo mesmo fora da hospedagem.

Mesmo com alguns cuidados necessários, ainda assim o trabalho remoto pode ser bastante proveitoso para o hoteleiro e trazer grandes vantagens.

Benefícios do trabalho remoto

Quando se pensa em trabalho remoto é notável o ganho em qualidade de vida, uma vez que é possível administrar melhor o seu dia sem as interrupções que acontecem quando você e toda a equipe estão no hotel. 

Além disso, economizando o tempo de deslocamento até o trabalho é possível utilizá-lo de forma mais proveitosa.

Por fim, com um trabalho remoto bem executado, você conseguirá ter uma equipe muito alinhada e engajada.

Agora, conta pra gente aqui nos comentários se você fez essa experiência durante o isolamento social e como foi aí na sua hospedagem?

Bônus: Dicas para ser produtivo no trabalho remoto 

Coloque o fone e aumente o som:

Confira outras dicas para ser produtivo no seu dia a dia – Assista esta live gravada!

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Continue aprendendo

Suporte

Atendimento de segunda à sexta-feira das 09h00 às 12h00 e 13h30 às 18h00.
Copyright © Hospedin - Todos os direitos reservados
Ao usar o Hospedin, você concorda com nossa Política de Cookies.