Pixel Meta

5 maneiras de medir a satisfação dos seus hóspedes

Tempo de leitura: 2 minutos
medir-satisfação-do-hospede

Proporcionar uma excelente experiência ao hóspede durante sua estada no hotel ou pousada é uma tarefa árdua, exigindo atenção aos mínimos detalhes. E para ter certeza de que se está no caminho certo, meça a satisfação dos seus hóspedes.

Uma vez que seus clientes estão satisfeitos com o serviço prestado, a possibilidade de que eles retornem e indiquem seu hotel ou pousada para sua rede de contatos é altíssima.

Sendo assim, você sabe se o seu estabelecimento está atendendo as expectativas dos seus hóspedes? Eles estão contentes com a qualidade dos serviços que você prestou?

Confira abaixo algumas opções que vão ajudar a medir a satisfação de seus hóspedes:

1. Através de formulário impresso

Quando o hóspede estiver fazendo o check-out, oriente-o sobre as avaliações que ele pode fazer sobre o seu estabelecimento de forma geral e sobre o serviço que foi prestado durante a estada. Disponibilize formulários impressos e práticos para que ele possa preencher nessa hora deixando seu feedback.

Faça pesquisa de satisfação deixando no quarto e nas áreas comuns do hotel ou pousada formulários para que o hóspede responda. Essa é uma maneira sutil de incentivá-lo a opinar sobre questões relacionadas a sua estadia.

2. Através de contato telefônico

Se você tem um pequeno hotel ou pousada, o número de hóspedes pode ser menor. Uma maneira ainda mais pessoal de coletar as avaliações dos clientes é ligar para cada um, agradecendo pela escolha em se hospedar no seu estabelecimento e perguntando se tudo ocorreu bem, incentivando que façam suas observações.

Além de um tratamento mais próximo e humanizado, esse gesto mostra que você se importa com cada pessoa que passa por seu hotel ou pousada, fazendo com que seus hóspedes sintam-se especiais.

3. Através do WhatsApp

O WhatsApp tem sido um grande aliado na comunicação, quando bem utilizado. Quando você tem o contato do cliente poderá interagir de forma prática e rápida para solicitar sua opinião. A vantagem do WhatsApp é que ele é menos intrusivo do que uma ligação telefônica, pois o hóspede pode ler e responder com calma no momento oportuno.

Falando em Whatsapp, solte o play e confira esta dica:

4. Através de email

Seu agradecimento também pode ser feito através de e-mail, enviando uma mensagem mais informal. Você pode coletar o feedback disponibilizando um formulário de pesquisa online ou pedindo que os clientes enviem seus comentários respondendo o próprio e-mail.

Saiba mais: Guia completo de e-mail marketing para hotéis e pousadas

5. Avaliações em redes sociais e na internet

Outra forma de analisar a opinião dos seus hóspedes é monitorar os comentários que eles deixam na internet – seja em sites especializados, no próprio site do estabelecimento, blogs ou em redes sociais. Comparar essas avaliações ajuda a entender os pontos fortes e fracos tanto do seu hotel ou pousada quanto dos seus concorrentes.

Leia também – Como agir diante das reclamações dos hóspedes

Interagir com o seu cliente após sua estadia ajuda a construir um relacionamento com ele e isso é mais importante do que partir para o momento da venda.

Desenvolver estratégias para medir sua satisfação é fundamental para saber se a gestão do seu hotel ou pousada está no caminho certo. Além disso, com esse feedback você pode identificar em quais aspectos precisa melhorar para atrair novos clientes.

Baixe já: Formulário de Pesquisa de Satisfação de Hotel

Você executa alguma dessas práticas? Conte para nós =)

Antes de ir embora, dê o play e confira o 1º Episódio da Mini Série Atendimento Memorável:

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Continue aprendendo

Suporte

Atendimento de segunda à sexta-feira das 09h00 às 12h00 e 13h30 às 18h00.
Copyright © Hospedin - Todos os direitos reservados
Ao usar o Hospedin, você concorda com nossa Política de Cookies.