Pixel Meta

Alcance os melhores resultados com os canais de distribuição na hotelaria

Tempo de leitura: 4 minutos
canais-de-distribuicao-na-hotelaria

Toda empresa deseja que seu público a encontre, não é mesmo?! Na hotelaria não poderia ser diferente.

Em um mundo cada vez mais competitivo é fundamental encontrar formas de se diferenciar e atrair a atenção dos futuros hóspedes. Graças à tecnologia, uma das maneiras é apostando nos canais de distribuição.

Este é um termo muito utilizado, mas será que você sabe todo o potencial que essas ferramentas oferecem? E como o seu hotel pode tirar proveito de cada uma delas? Confira todos os detalhes no texto abaixo.

O que são os canais de distribuição na hotelaria?

Todo negócio deseja estar à frente de sua concorrência e, por isso, os canais de distribuição são tão importantes: eles ajudam os clientes a encontrarem o seu meio de hospedagem. Esses canais já investem em marketing e divulgação, recebendo milhões de visitantes por dia, facilitando a propagação da imagem da sua marca. 

Dessa forma, o público-alvo é atingido mais rapidamente e consequentemente, novas reservas com o valor adequado são realizadas.

Principais canais de distribuição na hotelaria 

Antes de mais nada, vale explicar que existem canais de distribuição diretos e indiretos. Analisar as diferenças entre cada um é importante antes de utilizar em seu hotel.

Os indiretos são aqueles que contam com o auxílio de terceiros. Através dessas intermediações acontece o processo de distribuição.

Já os diretos, como o próprio nome sugere, não dependem do auxílio de terceiros, ou seja, o hotel mesmo distribui suas unidades habitacionais para os clientes.

Graças a internet temos diversos canais de distribuição na hotelaria. Mas considerando os principais, podemos destacar:

OTAs (Online Travel Agencies) 

São as agências de viagens online. Esses canais investem pesado em marketing digital e por isso suas taxas de conversão são altas.

Baixe grátis:

banner-marketing-digital-para-hoteleiros

Cada uma possui suas próprias regras de forma de pagamento, comissão, posicionamento do hotel, entre outras. É preciso analisar todos esses pontos para ter uma estratégia assertiva.

Site do hotel

É o canal direto do próprio do hotel, com seu domínio. Nele não há intermediários, o motor de reserva é integrado à plataforma, ou seja, os clientes podem fazer suas reservas neste local, sem depender de terceiros.

Leia também: O que evitar e o que fazer em um site de hotel

Buscadores

Também conhecidos como metasearches ou metabuscadores, são aqueles que comparam os preços nos sites. TripAdvisor, Trivago, Google e Skycanner estão entre os principais.

Ao escolher o hotel, os buscadores mostram as tarifas das OTA´s – como também podem mostrar as tarifas dos próprios sites, além de outras informações de contato como telefone para aumentar as reservas diretas.

Vale destacar que esses canais não efetuam as reservas, apenas direcionam os usuários para as OTA´s ou para o site do hotel.

Confira –  Google Hotel Search: tudo o que você precisa saber sobre essa plataforma de reservas

Como fazer a gestão de diversos canais de distribuição na hotelaria 

Com tantos canais disponíveis seria inviável cuidar de cada um manualmente. Por isso é fundamental contar com um único software para centralizar a gestão desses canais.

Ao utilizar um sistema, você:

  • Otimiza os processos diários e minimiza erros que poderiam ser ocasionados por falta de atualização;
  • Corre menos riscos de overbooking, já que o sistema de reservas é sincronizado;
  • Pratica os mesmos valores para todos os canais onde o hotel está inserido;
  • Aumenta a produtividade e a mensuração dos resultados, já que disponibiliza relatórios automáticos sem perder tempo construindo manualmente. 

Quais as melhores estratégias para os canais de distribuição?

Vale lembrar que antes de escolher em quais canais de distribuição você vai atuar, é importante analisar o que cada um oferece, seus prós e contras e claro, se o canal atinge o público que você deseja para o seu hotel.

Além disso, cada canal exige uma estratégia. Aqui separamos algumas para você implementar: 

Esteja onde os futuros hóspedes estão 

Garanta que as pessoas vão encontrar o seu hotel. Além dos canais de distribuição, tenha seu próprio site, tenha presença nas mídias sociais, em matérias de imprensa, entre outros. Lembre-se também que as buscas acontecem na palma da mão, então investir em ferramentas responsivas faz toda a diferença.

O cliente ideal

conheça o perfil do cliente que utiliza os canais de distribuição: a faixa etária, seu comportamento, sua localização, suas preferências, o motivo da viagem, entre outras informações. Com esses dados, sua estratégia será mais assertiva, além de poder criar promoções e benefícios para atrair esse tipo de público.

Leia também – Persona: o que são e qual a importância para o sucesso do seu marketing hoteleiro

Aposte em conteúdo 

Um canal abandonado, sem respostas e sem interação certamente não trará bons resultados. Invista em mensagens personalizadas, interaja com o público, fale sobre assuntos que despertem o interesse do público e incentivem a descobrir a região onde seu hotel está localizado. 

Tudo isso vai contar muitos pontos durante a experiência do hóspede quando estiver hospedado em seu estabelecimento.

Tenha contato com os parceiros

Quem está por trás dos canais de distribuição tem informações muito valiosas sobre o mercado geral. Se relacionar com esses profissionais é uma boa forma de otimizar as vendas do seu hotel, além de aumentar as chances de conseguir boas negociações, participar das promoções especiais e até mesmo de reduções de taxas.

Invista no site do seu hotel 

Nem sempre os meios de hospedagem estão dispostos a depender dos canais de distribuição. O investimento pode ser alto para ter uma boa ferramenta de reservas, marketing digital e mídias sociais, mas é uma opção para aumentar o share de reservas diretas do hotel e diminuir a dependência de plataformas terceiras.

Essas são as principais informações que você precisa saber ao começar a sua busca por canais de distribuição. 

Dê o play para complementar o seu conhecimento:

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Continue aprendendo

Suporte

Atendimento de segunda à sexta-feira das 09h00 às 12h00 e 13h30 às 18h00.
Copyright © Hospedin - Todos os direitos reservados
Ao usar o Hospedin, você concorda com nossa Política de Cookies.