Pixel Meta

Como melhorar o relacionamento com os fornecedores do seu hotel

Tempo de leitura: 3 minutos
Administracao hoteleira: como melhorar o relacionamento com seus fornecedores 

Na hotelaria, os relacionamentos são a base de tudo. O sucesso não é só resultado do bom relacionamento com clientes, mas também depende do bom relacionamento com os fornecedores, que são responsáveis pela prestação de diversos serviços e abastecimento de produtos, e sem os quais um meio de hospedagem não consegue funcionar.

Na administração hoteleira, relacionamentos fortalecidos se tornam grandes parcerias, onde o trabalho em conjunto gera satisfação e oportunidades para todos os envolvidos.

Você acha que o relacionamento com seus fornecedores não é tão estreito como gostaria? Então não deixe de ler as dicas valiosas desse artigo para conquistar grandes parceiros!

Identifique seus fornecedores

Hotéis e pousadas de pequeno porte geralmente possuem menos fornecedores, o que pode ser uma vantagem na hora de identificá-los. Procure conhecer toda a gama de serviços e produtos que cada fornecedor oferece, o nome e o contato das pessoas responsáveis de cada setor, como gerência, pedidos e financeiro.

Faça contato humano

Atualmente muitos negócios são fechados virtualmente com ajuda da internet, o que torna os processos mais ágeis, porém mais impessoais. Para estabelecer um relacionamento forte e de confiança, você deve apostar também no contato humano.

Visite as instalações de seus fornecedores e conheça de perto todos os processos de fabricação e preparação, bem como algumas das pessoas importantes que estão por trás do funcionamento de tudo.

Você também pode convidar seus fornecedores para fazerem uma visita à sua pousada ou hotel, e mostrar como cada área funciona, bem como os produtos ou serviços deles estão sendo utilizados no seu negócio. Muitas ideias podem nascer nestes momentos!

Ética e transparência

Relações de confiança somente se sustentam se houver ética e transparência em todas as ações.
A ética deve ser prioridade. Os valores de cada empresa devem ser claros para todos os envolvidos, para não haver conflitos de interesses que prejudiquem o cliente final.

A transparência, não menos importante, é a ponte da confiança.

Erros jamais devem ser escondidos por nenhuma das partes. Meios de hospedagem e seus fornecedores devem sempre trabalhar juntos para encontrar a melhor forma de resolver problemas, colocando em primeiro lugar o bem-estar e interesses dos hóspedes.

Ações em conjunto

O sucesso do seu fornecedor é o seu sucesso também!

Na elaboração de ações de marketing, não esqueça de convidar seus parceiros para participar de algumas delas. Destaque as boas parcerias que você conquistou!

Em um anúncio no jornal regional, por exemplo, você pode colocar o logo e uma breve descrição da floricultura que você contratou para fornecer as flores que decoram o seu hotel.

Em troca, veja se a floricultura pode oferecer um desconto especial em alguns arranjos para serem colocados nos quartos dos hóspedes em lua de mel que fizerem reserva em um determinado período. O fornecedor ganha credibilidade no mercado e você economiza!

Leia mais: Parcerias com artesãos pode ser vantajoso para o seu hotel?

Repasse o feedback dos hóspedes

Seja positivo ou negativo, se um hóspede deixa um feedback que envolve um serviço ou um produto de fornecedor, é importante repassar.

Repassar um elogio é mostrar o quanto o fornecedor é importante para você!

Já repassar uma reclamação, é dar a chance para o fornecedor realizar as melhorias necessárias e manter a qualidade que você espera.

Negociação em épocas difíceis

O turismo passou por uma época difícil e ainda não se reestabeleceu completamente. Infelizmente durante esse processo, algumas empresas não conseguiram manter as suas parcerias intactas.

Muitas vezes, o que falta nos momentos de crise é a transparência e a disponibilidade para negociar. Caso seja necessário reduzir custos, por exemplo, em vez de encerrar de vez o contrato com um fornecedor, primeiro procure o responsável para explicar a situação e verifique se há possibilidade de negociar uma baixa nos custos. Negociar custos é uma prática que deve ser utilizada sempre na administração hoteleira. Não esqueça!

Você conhece mais alguma dica de administração hoteleira para melhorar o relacionamento com fornecedores? Comente abaixo e compartilhe conosco!

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Continue aprendendo

Suporte

Atendimento de segunda à sexta-feira das 09h00 às 12h00 e 13h30 às 18h00.
Copyright © Hospedin - Todos os direitos reservados
Ao usar o Hospedin, você concorda com nossa Política de Cookies.