Pixel Meta

Como se tornar um mestre na arte da hospitalidade

Tempo de leitura: 2 minutos
Como se tornar um mestre na arte da hospitalidade

Ao chegar em um lugar, o turista deseja ser bem recebido por um profissional que tenha uma grande experiência em lidar com pessoas, especialmente com quem não conhece o local. Entretanto, esse desejo não condiz com a realidade existente na maioria dos hotéis e pousadas nacionais.

Por isso, o fator que diferencia uma pousada regular, em relação a uma excelente pousada, recomendada e disputada por viajantes, é justamente o quesito hospitalidade.

Logo, o local que deseja ter um diferencial e atrair ainda mais hóspedes deve investir na formação de seus funcionários, tornando-os pessoas hospitaleiras.

Sendo assim, separamos dicas valiosas para que domine de vez a arte da hospitalidade. Veja a seguir:

3 dicas para se tornar um mestre na arte da hospitalidade

Educação

A educação dos empregados frente aos hóspedes é o primeiro contato com a hospedagem. Uma má impressão inicial dificilmente será revertida e o mais provável é a troca pela concorrência.

Para evitar esse constrangimento, todos os funcionários, da recepção ao auxiliar de limpeza, devem entender que: ser bem recebido pelos funcionários é fundamental. Um sorriso, cumprimentos de bom dia e se oferecer para ajudar fazem parte da cartilha de recepção, vistas como condutas básicas.

Mas lembre-se: o básico não é o diferencial.

Ter educação é mais que um sorriso e meros cumprimentos. Ser educado é estar receptivo para conversar com os pronomes de tratamento adequados. Além disso, manter um ambiente de paz e sossego é essencial. Caso haja uma discussão interna, os hóspedes não devem presenciar o fato.

Esses pequenos detalhes, embora simples, muitas vezes não são colocados em prática.

Conhecimento

Para um mestre em hospitalidade, ser apenas educado é pouco, ele deve ter conhecimento sobre diversos assuntos que podem ser indagados pelos hóspedes.

Quando um turista pergunta algo simples para um funcionário e ele não sabe, ou pior, a resposta está errada, a pousada perde credibilidade.

Para que isso não aconteça, é necessário que o profissional da recepção saiba informar no mínimo os principais lugares, os pontos turísticos, os restaurantes, recomendar comidas e bebidas típicas.

Confira – Recepção e atendimento ao hóspede: como capacitar esse setor?

Espírito de servir

O espírito de servir é a principal característica associada ao responsável por recepcionar os turistas.

Lembre-se que um hóspede deseja alguém que se importe com ele e dê um auxílio quando necessário. Se não conseguir, pelo menos houve a tentativa.

Essa pessoa deve ser humilde tanto nos acertos quanto nos erros. A humildade está em querer sempre servir da melhor maneira possível, desde uma simples orientação até mesmo dando auxílios específicos, em alguns momentos, inclusive, fugindo da sua função originária.

Caso não possa ou não saiba como agir, a pessoa pode pedir orientação, realizar pesquisas, tentar ao máximo ser útil.

Portanto, não é difícil ser um mestre em hospitalidade, basta ter boa vontade, dedicação e receber um breve treinamento sobre educação, conhecimento e espírito de servir. Que tal começar agora?

Conte-nos nos comentários sua experiência sobre a hospitalidade em sua pousada e vamos trocar ideias!

Você também pode se interessarOs caminhos da experiência do hóspede: como torná-la memorável

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Continue aprendendo

Suporte

Atendimento de segunda à sexta-feira das 09h00 às 12h00 e 13h30 às 18h00.
Copyright © Hospedin - Todos os direitos reservados
Ao usar o Hospedin, você concorda com nossa Política de Cookies.