Pixel Meta

Conheça quais são os principais cursos de hotelaria do mercado

Tempo de leitura: 5 minutos
cursos-de-hotelaria

Quando se está à procura de profissionalização, conhecimento e, principalmente, de cursos de hotelaria que validem e certifiquem o trabalho do profissional, é fundamental que se saiba quais são as principais e mais conceituadas opções do mercado para fazer uma escolha perfeita.

Por isso, os principais cursos de hotelaria serão listados aqui para aqueles que já estão no mercado de trabalho e também para aqueles que desejam ingressar nessa profissão.

A graduação em Hotelaria e o tecnólogo em Hotelaria têm como objetivo qualificar profissionais para o setor hoteleiro nacional e internacional. Dessa forma, nesses cursos a pessoa encontrará formação para gerir empresas que atuam com hospedagem, tais como: hotéis, resorts, cruzeiros, hotelaria hospitalar e qualquer atividade que envolva meio de hospedagem.

Optar por cursos de hotelaria abre um leque de oportunidades para o profissional, pois todo o conhecimento adquirido pode ser aplicado imediatamente e, também, em empresas de organização, gestão e espaços de eventos, empresas de lazer e entretenimento.

Isso não é tentador? Viver bem perto do lazer, da alegria e do bem-estar das pessoas?

Por isso, escrevemos esse artigo. Nele você vai ver com clareza como escolher o seu curso de hotelaria, quais são os principais cursos de hotelaria do mercado e quando você deve começar um curso.

Leia o artigo até o final e aproveite as informações que você terá para fazer boas escolhas nessa profissão.

Como escolher o seu curso de hotelaria

De antemão, você precisa estar consciente de quanto tempo deseja investir nessa formação. Isso porque existem os cursos livres que exigem tempo menor de dedicação, os cursos Tecnológicos de graduação, que necessitam de um pouco mais de tempo e o Bacharelado, este último exige um tempo maior e contempla mais currículo também.

Para uma melhor compreensão desse aspecto, o curso livre pode ter 36 horas de formação. Um curso Tecnólogo em Hotelaria necessitar de 4 semestres e o Bacharelado acontece dentro de 8 semestres.

Assim, o tempo que você pode despender para se tornar um profissional hoteleiro acima da média importa, e muito, na hora de escolher o curso.

Outro ponto a ser analisado para fazer a melhor escolha é a modalidade de ensino. Atualmente, existem cursos presenciais, semipresenciais e na modalidade a distância – EAD.  

Faça-se essa pergunta: Qual a minha disponibilidade para estar presente no curso?

Além dos pontos listados, a busca do conhecimento sempre merece aplausos. O conhecimento adquirido traz maior empregabilidade e alça o profissional para voos mais altos, pois é perceptível para os empregadores e os hóspedes o preparo que determinado indivíduo tem nas questões da hotelaria.

Você quer ser visto dessa maneira, não é mesmo?

Então, para escolher bem o seu curso de hotelaria, também compreenda qual a sua necessidade.

  • É uma necessidade de aperfeiçoamento, pois você já trabalha no setor?
  • O seu desejo é se tornar o profissional que vai gerir todo o negócio hoteleiro?
  • Ou ainda, você já tem muita teoria e prática na função, mas precisa do diploma para alcançar patamares mais elevados dentro da organização?

Por exemplo, caso você necessite do certificado para receber alguma promoção, o curso de tecnólogo vai exigir menos tempo de dedicação e possui valor de graduação. Assim, você vai aprender mais sobre o seu nicho e também ser recompensado por isso.

Quais são os principais cursos de hotelaria do mercado

Separamos para você três cursos de hotelaria com durações diferentes e com certificação aceita em todo o Brasil. São eles:

1- Recepção e Atendimento em Meios de Hospedagem – Senac

Este é um curso livre, ou seja, é um curso de aperfeiçoamento que não exige um diploma de graduação para participar e, muitas vezes, nenhum conhecimento prévio. Pode ser feito por qualquer pessoa que busca uma carga horária reduzida e a oferta de um conhecimento específico.

O Senac emite o certificado para fins de aperfeiçoamento profissional e engrandecimento do currículo, mas esse certificado não tem validade perante o MEC.

Nele você vai aprender a fazer a recepção de clientes nos meios de hospedagem, realizando o atendimento personalizado desde a entrada do hóspede no hotel até a saída e fechamento da conta.

Complemente a sua leitura com o nosso e-book gratuito.

banner manual de atendimento de excelência ao hóspede

2- Curso Superior de Tecnologia em Hotelaria – Instituto Federal

Vale salientar que os IFs existem em vários estados do Brasil. Sobre o curso, saiba que ela te dará o certificado de graduação e o pré-requisito para ingressar é ter ensino médio completo.

Como tecnólogo você estará apto para coordenar desde serviços de limpeza, arrumação e ornamentação de diversos ambientes, até aspectos do gerenciamento do hotel. Além disso, pode auxiliar nos planos de marketing do estabelecimento, pois também estuda essa disciplina.

A grande sacada do IF é o uso dos laboratórios instalados nos campus e em outros locais para o desenvolvimento de aulas práticas. Isso faz grande diferença no ensino e aprendizagem do aluno, pois o coloca em situação verossimilhante a de um meio de hospedagem.

3- Bacharel em Hotelaria – Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste)

Aqui temos uma graduação que forma o Bacharel em Hotelaria.

O curso tem como objetivo qualificar profissionais para o setor hoteleiro nacional e internacional. Nele o indivíduo vai estudar uma grade curricular que contempla desde os fundamentos básicos da hospedagem até as relações públicas e o marketing.

As disciplinas também passam por gerência de alimentos e bebidas, administração, economia e direito aplicados à Hotelaria. Abrangem, também, estudos sobre sistemas de comunicação e informática, incluindo domínio de, pelo menos, uma língua estrangeira.

Esse é o curso que demanda maior tempo investido, mas também possui maior carga de conteúdos. É um curso bastante completo.

Quando você deve começar um curso?

O momento de começar o curso de hotelaria está ligado a sua necessidade, sua visão do futuro e o gosto pelo setor hoteleiro. Mas para nós o momento é agora.

Segundo a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH), a expectativa é que 2021 seja bem melhor do que foi 2020 para a hotelaria. A vacinação contra a Covid-19 será determinante para a volta completa das atividades dos meios de hospedagem. E, consequentemente, esse mercado estará aquecido nos anos seguintes, gerando empregos e movimentando a economia.

E assim, quem estiver preparado irá ocupar as melhores posições profissionais!

Além disso, há também consenso entre as entidades estudiosas dos meios de hospedagem, como o FOHB- Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil- de que a resiliência e a criatividade do setor hoteleiro darão conta de aquecê-lo novamente. Também não há nenhuma dúvida sobre a demanda reprimida. Entidades da hotelaria reconhecem que o brasileiro quer viajar.

E lembre-se: tão importante quanto investir em uma formação ou qualificação é manter-se sempre informado e em aprendizado constante.

Por isso, recomendamos também a você o nosso canal no Youtube. Por lá você encontra conteúdos semanais sobre diversos temas que, com certeza, podem ajudar na sua profissão.

E você, vai se preparar para essa demanda? Ficou interessado em algum dos cursos?

Comente abaixo se este artigo te ajudou a tomar decisões. Se puder, nos conte quais.

Compartilhe

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Continue aprendendo

Suporte

Atendimento de segunda à sexta-feira das 09h00 às 12h00 e 13h30 às 18h00.
Copyright © Hospedin - Todos os direitos reservados
Ao usar o Hospedin, você concorda com nossa Política de Cookies.