Pixel Meta

Guia de definição de metas na hotelaria

Tempo de leitura: 5 minutos
definição-de-metas-na-hotelaria

É fato que muitos hotéis e pousadas não fazem planejamento e, sequer, trabalham com metas tangíveis para o seu estabelecimento. No entanto, isso não é nada saudável para o empreendimento, pois é de suma importância planejar metas para o crescimento da hospedagem.

A definição das metas na hotelaria é primordial para o sucesso do negócio, pois assim se tem um alvo. Além disso, saber quais são as metas do hotel indica qual o melhor caminho a ser trilhado para chegar ao objetivo final.

Ter metas envolve planejamento do início ao fim do processo. E planejar consiste em observar, pensar, desejar e desenhar aonde se quer chegar com o seu empreendimento.

Se você precisa entender um pouco mais sobre o motivo de estabelecer metas no seu hotel, ou ainda, pegar umas dicas de como traçar metas, leia este artigo até o fim. Aqui, você encontrará informações sobre a diferença entre metas e objetivos, como as metas estão caracterizadas e como criar as metas que o seu hotel necessita.

Boa leitura!

Características de definição de metas

Meta é uma pequena parte de um planejamento estudado e estruturado. Ou seja, no planejamento estratégico do hotel tem-se um objetivo maior e as metas são os marcos quantificáveis menores do objetivo, com duração definida. Sendo assim, a cada alcance de meta você está mais próximo do seu objetivo maior.

Para lidar com metas então, é importante conhecer suas principais características. Aqui seguem 6 delas:

1- É um processo constante

As metas são planejadas e se luta para alcançá-las dentro do tempo previsto com os meios que se tem. No momento em que são alcançadas, logo se inicia novamente o processo de planejar outra meta e, por isso, é constante até que se alcance o objetivo.

2- Pensamento no futuro

Pode-se trabalhar com metas de curto, médio e longo prazo. Isso tem a ver com os planos futuros para o hotel, ou seja, aonde você quer chegar e como você quer chegar nesse objetivo.

3- Processo racional

As metas são baseadas em dados reais do hotel, através de relatórios e informações do banco de dados. Não são pautadas em experiências e no sentimento.

Leia também: Registro de Hóspedes: porque você não deveria apagar dos seus dados

4- Deve ser flexível

As metas postas ditarão o alvo, o objetivo que se deseja realizar, mas nem por isso devem ser engessadas. Isso porque se uma meta apresentar dificuldades em ser alcançada, ela pode ser fragmentada em pequenas partes até formar o todo desejado, por exemplo.

5- É um alvo alcançável

As metas são específicas, desafiadoras, mas também precisam ser realistas para que haja motivação em ser conquistada. É preciso que elas que sejam palpáveis e traduzam algum marco real, importante para o alcance do objetivo maior.

6- A meta é funcional

Trabalhar com metas torna-se positivo e funcional, pois ela evita a perda de foco no objetivo, pode diagnosticar erros e acertos e, também, mantém a equipe engajada.

Exemplo de definição de metas na hotelaria

Suponha que o objetivo do seu hotel para os próximos 3 meses é aumentar em 10% as reservas diretas. Para chegar a esse número é preciso montar um plano e isso começa com pequenas ações que chamamos de metas.

Veja algumas metas que você pode traçar e buscar:

  • Primeira semana: colher dados no site do hotel sobre como estão ofertadas as reservas diretas;
  • Mês 1: identificar o hóspede ideal, ou seja, aquele que é o público-alvo e certamente irá fechar uma reserva;
  • Quinze primeiros dias: analisar a avaliação dos clientes e verificar o que pode ser melhorado;
  • Mês 2: fazer o gerenciamento das mídias sociais do hotel e criar incentivos para quem reserva;
  • Mês 3: monitorar os Leads (contatos interessados para fazer a conversão).

Além disso, existem algumas metodologias que auxiliam e tornam o processo de planejamento das metas mais estratégico e assertivo. Para ilustrar, vamos citar o método SWOT.

A matriz SWOT é muito utilizada para fazer um diagnóstico do negócio considerando o ambiente interno e externo da empresa. A partir dela, define-se os pontos positivos e negativos (relacionados ao ambiente interno da hospedagem), e as oportunidades e ameaças possíveis (focando no ambiente externo):

quadro-analise-swot

Desta forma, quando no hotel tem essa “fotografia” desenhada pela ferramenta SWOT, já será possível visualizar quais as metas e estratégias do hotel precisam de mais atenção.

Caso queira complementar o estudo sobre a matriz SWOT, solte o play no vídeo:

Como definir as metas para um novo ano na hotelaria

Final de ano é tempo de refletir sobre os objetivos alcançados e o que ainda está para acontecer. É um final de ciclo e, por isso, é natural que se queira melhorar para alcançar objetivos maiores no próximo ano.

Sendo assim, deve-se montar um plano de ação hoteleiro para o novo ano e aqui seguem alguns passos:

1- Faça a análise dos relatórios

Já foi dito inúmeras vezes que a alimentação de um software hoteleiro vai te dar uma visão completa do seu hotel. Por isso, invista em um PMS para ter sempre os dados e indicadores do ano que passou.

Assim, no ano novo, você consegue identificar qual parte do negócio necessita de mais atenção, por exemplo, qual foi a taxa de reservas e em que épocas do ano o hotel não conseguiu converter as intenções em vendas.

2- Crie novas metas para os indicadores

Em posse dos indicadores fornecidos pelos relatórios, crie uma nova meta para cada um. Por exemplo, se houve desperdício de alimentos no restaurante, foque neste problema e atribua uma meta realista para os funcionários desse setor.

3- Delegue a responsabilidade

Para cada meta traçada tenha um responsável para te repassar o andamento dela. Com a estratégia definida e um conjunto de ações para segui-la, a pessoa se sentirá confiante ao implementar o processo e ver o resultado. Lembre-se de estabelecer um prazo para o cumprimento das metas.

4- Foque nas datas comemorativas e feriados

Além do seu histórico de dados e dos indicadores, utilizar as datas comemorativas e feriados como um parâmetro para a definição das metas na hotelaria é uma excelente decisão.

Afinal, em datas como essas, geralmente a procura aumenta e você já estará pronto, com a casa preparada, aguardando as reservas. Mas, ainda assim, faça o marketing do seu hotel nas mídias sociais.

5- Comemore cada conquista

Ao segmentar o trabalho em pequenas metas, o hoteleiro dá a chance real para sua equipe ver as metas sendo alcançadas. Quando isso acontecer, comemore. A comemoração mantém a motivação em alta e o mérito distribuído, todos ganham.

Embora se saiba que muitas vezes o dia a dia do meio de hospedagem é intenso ao ponto de não permitir o planejamento do hoteleiro, cada um de vocês sabe da importância da definição de metas na hotelaria. Afinal, para quê existe um hotel além de hospedar e trazer a melhor experiência para o cliente?

O empreendimento visa lucro e para isso, é preciso ter um plano bem detalhado e plausível de metas e objetivos.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Continue aprendendo

Suporte

Atendimento de segunda à sexta-feira das 09h00 às 12h00 e 13h30 às 18h00.
Copyright © Hospedin - Todos os direitos reservados
Ao usar o Hospedin, você concorda com nossa Política de Cookies.