Pixel Meta

5 dicas de treinamento para a sua equipe hoteleira

Tempo de leitura: 4 minutos
dicas de treinamento

Procura por dicas de treinamento para sua equipe hoteleira? Se você trabalha na área há muito tempo, certamente sabe que os serviços que oferece aos seus clientes são importantes, tanto quanto a experiência que seus hóspedes vivenciam em seu hotel ou pousada.

A qualidade do serviço é o elemento mais poderoso para um hóspede decidir voltar ou não ao seu meio de hospedagem. Portanto, se você deseja reter seus clientes, certifique-se de preparar um bom treinamento da equipe que permita que todos os seus visitantes tenham uma experiência memorável.

Mas não basta encontrar a “pessoa perfeita” que você procura e deixá-la fazer o trabalho dela. É preciso treinamento inicial e treinamento contínuo para tornar essa pessoa realmente ideal para o seu trabalho. 

Por isso, lembre-se: o  treinamento da equipe é importante em qualquer empresa, inclusive na indústria hoteleira. Mesmo que a estrutura do seu hotel seja diferente ou pequena, a equipe tem grande potencial de melhorar o seu negócio.

O treinamento, além de qualificar seu funcionário, é necessário para que os programas dentro do estabelecimento sejam realizados. E para lhe ajudar nesse processo, preparamos abaixo um artigo com 5 dicas de treinamento para sua equipe hoteleira. Siga a leitura e confira!

1. Identifique a necessidade de cada funcionário

Toda pessoa é diferente e cada uma possui sua curva de aprendizado. Os jovens tendem a aprender de forma mais rápida, e é justamente esse público que costuma buscar uma oportunidade de trabalho em hotéis e pousadas.

Mas infelizmente, por serem jovens, a inquietação também está presente. Muitos hotéis têm dificuldade em manter seus bons funcionários devido à ansiedade e desejo de mudança desses jovens.

Desta forma, antes de lançar muitas informações ao seu novo colaborador, você precisa identificar o perfil dele e ver quais são as necessidades dele. Isso já pode ser feito na entrevista, onde você pode sentir quais são as dificuldades e anseios do candidato.

Além disso, também acompanhe os funcionários antigos. Veja se eles têm dúvidas sobre suas funções e se conhecem todo o funcionamento do hotel. Muitas vezes, por medo de perguntar, o funcionário acaba tendo dúvidas e não cumpre seu papel dentro da empresa. Faça o funcionário se sentir confortável com as perguntas.

Leia também: Como ter uma equipe hoteleira motivada e produtiva

2. Revise críticas negativas

Uma reclamação feita por um hóspede pode e deve ser usada para pensar em novas soluções e melhorias para aquele problema. Esse trabalho mantém os serviços sempre otimizados e ainda incentiva a colaboração em equipe.

Quando o treinamento é baseado nas dificuldades de atendimento ao hóspede, você está atuando nas prioridades e nos pontos que podem proporcionar os melhores resultados.

Além disso, os funcionários são mais propensos a absorver críticas quando vem do cliente. Mostre a eles onde estão errando, como reverter essa situação e transformá-la em satisfação do hóspede.

3. Crie processos simplificados

Todo e qualquer serviço é fornecido por uma série de tarefas executadas por vários colaboradores. Sendo assim, quando você define um fluxo de processo para cada atividade, detalha como cada tarefa é executada e as considera complementares, fica muito mais fácil transmitir o que você espera de cada profissional.

Além disso, cada colaborador pode compreender melhor o impacto de sua forma de agir no trabalho de um colega, o que fortalece a ação em equipe.

Por isso, crie processos fáceis e distribua funções dentro da equipe. Depois de definir os detalhes, os responsáveis ​​e os objetivos de cada atividade, você só precisa oferecer um treinamento prático.

4. Faça reuniões regulares e avalie os resultados

Realizar reuniões para ouvir sua equipe é uma prática que traz muitos resultados. Os funcionários muitas vezes temem as respostas erradas quando perguntados em particular, mas em grupo eles relaxam mais e discutem problemas e situações que podem ser melhoradas.

Além de realizar reuniões, você pode realizar avaliações de satisfação da equipe para ver onde eles estão com mais dificuldades e onde você precisa investir em treinamento.

Existem empresas que realizam pesquisas de satisfação pessoal e de equipe. Muitas vezes, há um colaborador problemático dentro do time, por exemplo, mas ele não pode ser identificado. Ao realizar pesquisas de satisfação anônimas, os funcionários se sentem à vontade para falar sobre os erros de seus colegas, o que pode ajudar a identificar erros coletivos.

banner-guia-da-gestao-de-pessoas-na-hotelaria

5. Mantenha sua equipe feliz 

No setor hoteleiro, muitos funcionários fazem do local de trabalho uma extensão de sua vida social, aproveitando as experiências mesmo fora do horário de trabalho.

Uma equipe feliz será sua embaixadora por muitos anos, mesmo depois de deixar o cargo. Por isso, crie incentivos, mantenha um ambiente de trabalho agradável, realize reuniões educativas, para que sua equipe aprenda enquanto se diverte e mantenha-os felizes por mais tempo.

Dessa maneira você também terá uma equipe mais pró-ativa e que trabalhará com muito mais prazer, melhorando a imagem e a experiência dos hóspedes em seu meio de hospedagem.

Leia também: Recepção e atendimento ao hóspede: como capacitar esse setor?

Aplique as dicas de treinamento com sua equipe

E aí? Gostou das dicas de treinamento para reconhecer o que é necessário para trabalhar com sua equipe? Dessa forma, é possível eliminar gargalos, otimizar a gestão e obter melhores resultados com sua equipe.

Mas, como mencionamos lá no início, o processo de treinamento da equipe hoteleira deve ser constante. Com isso, o trabalho de aperfeiçoamento do seu hotel será contínuo e você conseguirá oferecer sempre uma experiência única aos seus hóspedes.

Para saber mais sobre o assunto confira o vídeo que gravamos para nosso canal do Youtube. É só dar o play abaixo!

 

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Continue aprendendo

Suporte

Atendimento de segunda à sexta-feira das 09h00 às 12h00 e 13h30 às 18h00.
Copyright © Hospedin - Todos os direitos reservados
Ao usar o Hospedin, você concorda com nossa Política de Cookies.