Pixel Meta

Aprenda a formar uma equipe de alta performance na sua hospedagem

Tempo de leitura: 5 minutos
equipe-de-alta-performance

Quando o seu meio de hospedagem está pronto e em pleno funcionamento, você consegue visualizar como o time que escolheu para trabalhar, desenvolve as atividades realmente. Será ela uma equipe de alta performance? Ou não?

É nessa hora que o hoteleiro percebe que, além de ter a estrutura física da sua pousada ou hotel montada de forma bem planejada, a equipe é um órgão vital nesse empreendimento

Por isso, construir e manter uma equipe de alta performance deve ser primordial para o empreendedor de hospedagem.

Perceba que, contar com uma equipe de alta performance é garantia de um serviço de qualidade e de hospitalidade. 

Pode acreditar que o hóspede atendido por funcionários bem preparados fala bem do seu hotel. 

E é isso que o hoteleiro deseja, porque mesmo captando clientes de várias formas, o boca a boca traz um gostinho bem agradável e, também, bons resultados.

Nesse artigo queremos mostrar o que é uma equipe de alto desempenho, como montar uma equipe de alta performance, quais processos usar para desenvolver uma equipe já existente e como reter os talentos no seu hotel.

Segue na leitura, pois ela está imperdível!

O que é uma equipe de alto desempenho

Uma equipe de alta performance possui em sua essência pessoas preparadas, alinhadas e engajadas com a empresa para entregar os melhores resultados. 

Os membros dessa equipe trabalham para que o hotel tenha desempenho superior à média do mercado, pois são bastante focados, atingem os objetivos com maior recorrência e encantam seus hóspedes

Então, pode-se dizer que uma equipe de alta performance é um grupo de pessoas que trabalha no mesmo local e compartilha da mesma visão e valores. 

Esse grupo trabalha de forma integrada e tem por objetivo engrandecer o meio de hospedagem e conquistar os melhores resultados. 

Isso se traduz em casa lotada e lucros.

Assim, de um grupo de pessoas ou de uma equipe de trabalho, se forma um time que possui desejos comuns de evolução e ganhos na empresa.

Saiba mais: Como ter uma equipe hoteleira produtiva e motivada

Como montar uma equipe de alta performance

O trabalho de montar uma equipe de alta performance é do gestor do hotel e em muitos casos, do proprietário mesmo. 

E, para isso, é necessário investir tempo, energia e muito conhecimento na  formação desses profissionais

Podemos dizer também que o trabalho é diário, pois nem sempre o hotel pode contratar os melhores profissionais do mercado, ou seja, os talentos e os já preparados. Seja por não estarem à disposição ou por conta do orçamento do seu hotel. 

Isso é fato e tem-se que lidar da melhor forma com a questão.

Dessa maneira, trazemos reflexões aqui porque estamos falando de uma repercussão direta no hóspede. 

E ter um time bacana é garantir um serviço e uma experiência inesquecíveis para os hóspedes que dependem diretamente do desempenho de cada colaborador.

Assim, é importante buscar pessoas que tenham as habilidades necessárias e a visão alinhada com os propósitos de seu hotel. 

Conheça cada um dos seus colaboradores e aproveite de forma inteligente as habilidades que eles possuem. 

Colocar uma pessoa introspectiva na recepção, por exemplo, pode ser impactante para o hóspede. 

banner-guia-da-gestao-de-pessoas-na-hotelaria

Checklist para uma equipe de alta perfomance:

1- Contrate as pessoas certas 

Tudo começa na contratação, por isso tenha uma entrevista de emprego bem estruturada para se certificar que o candidato não é de baixa performance. Uma dica é começar pelo perfil comportamental. Saiba, exatamente, que tipo de pessoa você precisa para vaga em aberto.

Quer ser assertivo na contratação? Então, solte o play:

2- Promova a integração dos membros

Criar a cultura de colaboração é fundamental para uma equipe de alta performance hoteleira. Um funcionário precisa estar a par do serviço do outro para melhor desempenhar o seu. Aqui, o seu propósito é juntar os talentos, permitir que trabalhem em conjunto e, com isso, desenvolvam suas habilidades e tenham mais confiança uns nos outros.

3- Treine os contratados

Uma equipe de alta performance existe com funcionários bem treinados. Conheça as deficiências habilidosas do seu time e invista em treinamentos direcionados. Crie o seu próprio treinamento, pois você sabe do que precisa, mas se não houver tempo para fazê-lo, não hesite em chamar uma empresa especializada. O importante é manter sua equipe afiada e engajada.

Leia: Por que dar treinamento aos funcionários do hotel?

4- Invista no autoconhecimento deles

Isso diz respeito a desenvolver a inteligência emocional da equipe. Lembre-se que a sua equipe, que lida com público diretamente, precisa ter equilíbrio emocional. A inteligência emocional é composta de 5 pilares: autocontrole, auto regulação, motivação, empatia e habilidades sociais. Não seria maravilhoso ter uma equipe com essas habilidades?

Processos para tornar seu time uma equipe de alta performance

Quando o hoteleiro tem o conhecimento do que se trata uma equipe de alta performance e deseja ter uma, é fato que ele vai atrás, mas nem sempre é necessário contratar uma equipe nova. 

É necessário sim utilizar as ferramentas e processos certos para transformar a equipe que possui em um time excepcional

Abaixo listamos quais atitudes tomar para evoluir a sua equipe e transformá-la:

Conte com um líder eficiente na equipe: liderar é fazer seguir pelo exemplo, pela admiração, então tenha um líder que possa convencer a sua equipe a ser comprometida com os objetivos.

Crie sinergia entre os funcionários: isso quer dizer que o gestor deve envolvê-los em torno de objetivos comuns. Fazer isso cria uma visão estratégica da sua equipe, consegue uni-los e ainda dá direção para os próximos passos.

Motive seus colaboradores: é preciso aumentar o número de encontros motivacionais, mantendo os funcionários em alegria. Lembre-se de valorizá-los através de incentivos, recompensas e elogios.

Aproveite o melhor da sua equipe: Você deve saber das habilidades de cada um e oportunizar que trabalhem nos setores nos quais possam usar o que sabem com sucesso. Tenha essa sensibilidade para fazer a sua equipe mais engajada e feliz.

Treine o seu pessoal: criar um padrão de atendimento e comportamento no seu hotel ajuda na manutenção da hospitalidade. Assim, os colaboradores podem falar a mesma linguagem e sentirem-se pertencentes ao grupo.

Faça a mudança de cultura: muitas vezes os funcionários criam resistências às mudanças que precisam ser feitas, mas isso não pode impedir de que a cultura do seu hotel mude para melhor. Por isso, trabalhe nos valores e na missão do hotel e mantenha, fortemente, nos seus funcionários essa cultura organizacional.

A implementação dessas atitudes pode proporcionar uma equipe com visão geral e sistêmica do seu empreendimento, focada na entrega de resultados à empresa e nas necessidades dos clientes de seu hotel.

Como reter os talentos da sua hospedagem

Já que uma equipe de alta performance é formada por pessoas treinadas e comprometidas com os resultados, quando se tem uma redondinha não se quer perder ninguém.  

Nessa equipe pode ter aquelas pessoas moldadas pelo próprio estabelecimento, mas também, aqueles talentos garimpados no mercado.

 Ambas são importantíssimas para o sucesso do grupo. 

Para não perder os talentos da sua equipe, é preciso ter estratégias definidas para retê-los. 

A primeira delas é fornecer autonomia aos funcionários, fazer com que vejam que são dignos da confiança do gestor. 

Para isso, primeiro é necessário criar bases e parâmetros claros para que sua equipe tome as decisões, além de diálogos e treinamentos. Depois você permite que o funcionário se empodere e goste de decidir.

Para reter talentos é fundamental que você reconheça e recompense os ótimos resultados que eles lhe oferecem. 

Isso é importante já que o funcionário busca entregar o melhor diariamente e se esforça muito para isso. 

Portanto é justo reconhecer o colaborador pelo trabalho. 

Reconhecer com agradecimento verdadeiro é uma boa técnica, mas as recompensas financeiras também têm um enorme valor. 

Isso pode vir em forma de um almoço com acompanhante ou uma viagem de fim de semana. O colaborador se sente respeitado e reconhecido, isso o motiva.

Esperamos que você já tenha delineado como treinar e formar as equipes para o seu meio de  hospedagem, e que, principalmente, consiga fazer com que atinjam alta performance.

Compartilhe esse artigo com o seu parceiro hoteleiro e ajude a fazer mais funcionários felizes e hóspedes satisfeitos. Aproveite para deixar aqui nos comentários o que aplica na sua hospedagem para motivar o time!

Assista também:

Compartilhe

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Continue aprendendo

Suporte

Atendimento de segunda à sexta-feira das 09h00 às 12h00 e 13h30 às 18h00.
Copyright © Hospedin - Todos os direitos reservados
Ao usar o Hospedin, você concorda com nossa Política de Cookies.