Pixel Meta

Flexibilizar tarifa: quando é uma boa estratégia na hotelaria?

Tempo de leitura: 4 minutos
flexibilizar-tarifa

A tarifa praticada pelo estabelecimento de hospedagem é uma das grandes preocupações do hoteleiro. Nas tomadas de decisão sobre isso, sempre surgem dúvidas sobre praticar o preço que a região pratica, focar no diferencial do hotel para formar o valor da diária e até mesmo acontece alguma discussão sobre flexibilizar tarifa.

Pode-se dizer que essa parte do financeiro dá um pouquinho de dor de cabeça, mas não deve ser assim.

Uma coisa é certa, no mercado competitivo em que se vive é preciso oferecer preços e possibilidades que chamem os clientes, sem nunca ferir o bom funcionamento do negócio.

Neste artigo você vai entender o que é a tarifa flexível, como isso impacta na escolha do cliente e vai encontrar algumas maneiras de gerenciar essa flexibilização de tarifas.

Foque na leitura!

O que é tarifa flexível?

A tarifa flexível é aquela que permite alterações e remarcações sem cobrança de taxas ou custo pelo cancelamento. Essa tarifa é perfeita para as pessoas que não tem certeza se conseguirão viajar na data escolhida, ou ainda, para os imprevistos que acabam por modificar os planos da viagem.

Existem vários tipos de tarifas flexíveis, isso depende da escolha de estratégia financeira do hotel e do mercado. Por exemplo, a tarifa dinâmica é feita para variar ao longo do dia de acordo com a demanda. Nesse modo, por exemplo, a diária fica em R$ 150,00 até atingir 70% da taxa de ocupação, sobe para R$ 200,00 quando chega a 85% e vai aumentando progressivamente até o limite máximo de ocupação.

Já a tarifa de reserva antecipada consiste em dar vantagens financeiras e de parcelamento para os hóspedes que compram suas estadas com 2 ou 3 meses de antecedência e ainda deixa aberta a possibilidade para cancelamento. Agora, a tarifa flexível mais em alta é a tarifa reembolsável e isso é totalmente compreensível, pois se algo der errado e a pessoa não puder viajar pode receber o valor de volta sem ônus nenhum.

Para o hoteleiro é importante conhecer muito bem o seu negócio para oferecer as melhores formas de tarifa flexível. Por exemplo, quais são as épocas em que a ocupação costuma cair? Nessas ocasiões, pode-se oferecer tarifas menores.

Em relação à tarifa flexível é fundamental também que se saiba a diferença dela para a tarifa reduzida. Enquanto a primeira dá a liberdade para o cliente fazer modificações e o cancelamento da reserva, a segunda não permite modificações nem anulações uma vez confirmada a reserva. Em caso de cancelamento, o custo da reserva não será reembolsável.

Como otimizar o gerenciamento tarifário do hotel

Para que a flexibilização das tarifas fique justa, a primeira das estratégias é conhecer o seu público-alvo. Ou seja, para quem você oferece o seu serviço e como essas pessoas o veem. Saber disso, auxilia na elaboração de planos para atrair esse tipo de hóspede.

Leia também: Branding na hotelaria: a importância de construir a sua marca

Sendo assim, utilizar um software de gerenciamento de hotel, como o Hospedin por exemplo, que automatiza e organiza as tarifas é muito importante. Esse mesmo software pode ajudar a criar programas qualificados de fidelização e de comunicação com os clientes. Além disso, não se pode esquecer de olhar para a concorrência, pois o mapeamento da diária na sua região dará subsídios para a construção da sua tarifação.

Estabeleça também uma política de preços diferenciada para as reservas não-reembolsáveis, pagamentos parcelados e para pagamentos à vista. Controle o fluxo ao pensar tarifas de acordo com os dias da semana e a quantidade de reservas sazonais. E não esqueça de ter tarifas flexíveis com base no tempo de permanência do hóspede e, também, na reserva feita com antecedência.

Por fim, sobre as tarifas do hotel, nunca se deve utilizá-las de modo que possam causar prejuízos ou comprometer a qualidade do serviço oferecido. Fornecer a possibilidade de cancelar ou reembolsar o valor da tarifa é um benefício muito valorizado pelo cliente, mas deve-se ter cautela. As análises financeiras e as projeções devem fazer parte do estudo para que isso não se torne um problema para o negócio.

Você pode gostar de: Margem de lucro de hotel: como calcular corretamente?

Flexibilizar tarifa na prática

Quando o viajante vai procurar um hotel, é importante para ele que as tarifas sejam reembolsáveis, pois pode acontecer da sua viagem seguir outros planos. Mas, cancelar ou adiar a viagem não é uma regra, é uma eventualidade e com isso, a ocupação do seu estabelecimento pode se beneficiar ao deixar claro o reembolso, já que vários clientes podem escolher o hotel justamente por oferecer essa possibilidade.

Além disso, retirar condições como reembolso, formas de pagamento e parcelamento, acaba restringindo demais as possibilidades de conversão. Pois, para a maioria dos viajantes é mais atrativo poder mexer na sua reserva do que o valor da tarifa ser menor. Em outras palavras, para o hóspede, muitas vezes, é preferível ter liberdade para desistir da reserva do que escolher uma tarifa mais econômica. Isso pode trazer benefícios para o setor de reservas, se for bem organizado.

O parcelamento de pagamento precisa ser um benefício bem visível para aqueles que reservam com mais antecedência. Pois, ao reservar antecipadamente o hóspede permite que o hoteleiro gerencie melhor todos os recursos do hotel.

Por isso, se o seu hotel não possui uma política de flexibilização das tarifas, é preciso pensar nisso imediatamente. Fazer uma atualização da política de cancelamento do seu meio de hospedagem dá conforto aos hóspedes no momento em que planejam a viagem. Por terem essas garantias de mudança caso precisem, os clientes estabelecem uma relação de confiança com o hotel e podem virar clientes fiéis.

Para que a prática de flexibilização de tarifas seja eficiente, lembre-se de ter alguém especialmente capacitado para atender essa estratégia nas vendas diretas. Desde criar as promoções até responder aos clientes. Deve-se lembrar que embora a maioria das vendas sejam feitas pela internet, muitos clientes querem falar com o hotel diretamente.

Complemente a sua leitura:

Gostou do conteúdo? Conta para a gente nos comentários qual sua maior dificuldade sobre assunto!

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Continue aprendendo

Suporte

Atendimento de segunda à sexta-feira das 09h00 às 12h00 e 13h30 às 18h00.
Copyright © Hospedin - Todos os direitos reservados
Ao usar o Hospedin, você concorda com nossa Política de Cookies.