A gente sabe que um hotel tem várias rotinas no seu dia a dia, como por exemplo, recepção, governança, atendimento de bar, restaurante e por aí vai. Apesar da enorme quantidade de tarefas, neste artigo você vai descobrir que fazer o gerenciamento de hotel não precisa ser algo complicado e difícil.
Para que se possa gerenciar um hotel com maestria é preciso, antes de mais nada, conhecer as rotinas do mesmo. É preciso estudar e dominar as tarefas do dia a dia de um hotel a fim de encontrar as melhores formas de fazê-las.
Toda empresa é formada por um conjunto de processos que acontecem sucessivamente resultando na satisfação (ou não) do cliente.
A partir do momento que o hóspede faz contato com o hotel ele entra em um processo que poderá gerar como resultado a venda da reserva. Esse processo de venda é composto por uma sequência de atividades que precisam ser seguidas a risca para que o resultado seja sempre o mesmo e para que o hóspede se sinta bem atendido.
Assim se sucede com todos os processos do hotel. E quando se fala em gerenciamento de hotel, estamos falando em gerenciar os seus processos internos de forma eficiente e prática.
Para que isso aconteça com o mínimo de esforço possível é preciso contar com a ajuda de uma forte aliada: a tecnologia.
Foi por esse motivo que o PMS – Property Management Suite, chegou no mercado: para ajudar os hoteleiros no gerenciamento de hotel.
E daqui saem muitas vantagens. Veja só!
O PMS é um sistema para o gerenciamento de propriedades. Esse conceito se popularizou e nos dias de hoje existem diversos PMSs no mercado, porém todos têm a mesma essência: auxiliar no gerenciamento de hotel.
Aqui na Hospedin são mais de 1300 clientes Brasil a fora, e é comum encontrarmos hoteleiros que estão migrando do gerenciamento manual, com planilhas ou fichas de papel para o gerenciamento sistematizado com a ajuda de um software de gestão hoteleira, ou seja, de um PMS.
O que impulsiona essa mudança é o próprio hóspede que deseja um atendimento profissionalizado, rápido e eficiente.
O hoteleiro que resiste a adoção de uma tecnologia para o gerenciamento do hotel corre o risco de ficar para trás na preferência do hóspede.
Diante disto, é possível elencar algumas das vantagens que se tem com o gerenciamento de hotel. Observe:
Não há quem não goste de um atendimento ágil e assertivo. Se o seu processo para fechar uma reserva tem essas características você terá mais chances de vender do que se tiver um processo demorado e cheio de barreiras para o hóspede.
Depois da venda, vem todos os processos que garantirão uma estadia de sucesso para o hóspede. De pouco adianta ter um bom processo de vendas se o hoteleiro não conseguir gerenciar os processos de check in, check out, bar, restaurante, pós venda e etc. com a mesma perfeição.
Um bom gerenciamento de hotel implica em segurança das informações. Esse é um ponto sensível, pois estamos falando dos dados dos hóspedes, tanto os dados cadastrais como os dados de pagamento. Desta forma, é preciso assegurar que a maneira de gerenciar o seu hotel não está deixando essas informações vulneráveis.
É comum encontramos hoteleiros que não tem total clareza sobre os resultados financeiros do hotel ou sobre o preço da sua diária. Ao se ter um gerenciamento claro e organizado é possível obter análises financeiras para que se possa tomar decisões com maior segurança levando em consideração o crescimento sustentável do hotel.
Um outro desafio dos hoteleiros, hoje em dia, é encontrar um equilíbrio entre os seus canais de venda. A distribuição das UHs entre os canais de venda é pauta recorrente nas decisões hoteleiras. O gerenciamento dos processos de vendas do hotel e a clareza sobre as margens de lucros de cada canal é o primeiro passo para aumentar a ocupação sem perder lucratividade.
Leia mais: Estratégia de Canais de Venda: 7 dicas para escolher os melhores para sua hospedagem.
Antes de qualquer coisa, é preciso saber que existem duas formas de fazer o gerenciamento de hotel. São elas: manualizada e sistematizada.
É comum que os hoteleiros iniciem suas atividades de forma manualizada, sendo que pequenos hotéis ou pousadas demandam poucos registros e acompanhamento.
Contudo, à medida que o negócio cresce se faz necessário adotar algum tipo de sistematização para se possa ser mais ágil no atendimento ao hóspede e no fechamento da reservas, principalmente.
O primeiro passo, normalmente, é a adoção de planilhas de Excel que acabam “quebrando um galho” no primeiro momento. Mas, o que acontece é que as planilhas de Excel são pouco confiáveis e podem induzir ao erro com mais facilidade. Afinal, elas não foram feitas para atender um processo hoteleiro do início ao fim.
Portanto, no segundo momento o hoteleiro acaba por adotar um PMS, ou seja, um sistema de gestão hoteleira para facilitar o seu gerenciamento de hotel.
Neste artigo vamos utilizar o próprio Hospedin para exemplificar como um sistema de gestão de hoteleira pode ajudá-lo no gerenciamento do seu hotel.
Para facilitar o entendimento, nós dividimos o hotel em 6 grandes áreas.
Vamos a elas:
Gerenciar as reservas é premissa básica de todo e qualquer PMS. A partir disso, o hoteleiro poderá combinar regras para cancelamentos, tarifários, descontos e etc.
No Hospedin é possível cadastrar uma reserva com apenas 4 cliques e isso pode ser feito de diversas formas, dando ao hoteleiro e a sua equipe a possibilidade de escolher aquela que melhor se encaixe na sua rotina.
Uma vez reservado, o Hospedin lhe dará a possibilidade de hospedar (no dia do check in) com apenas 1 clique.
Durante a estadia todo o consumo de produtos e serviços poderá ser lançado na reserva ao longo do tempo, assim como os pagamentos já realizados pelo hóspede.
Após o fechamento da reserva (check out) o quarto irá automaticamente para Limpeza, conforme a configuração da conta no Hospedin, fazendo com que a equipe de Governança saiba exatamente quais quartos necessitam de atenção para que sejam disponibilizados novamente.
Com o Hospedin é possível fazer um gerenciamento completo das finanças do hotel, isso porque o sistema dispõe de um módulo desenvolvido exclusivamente para tal fim.
Através do módulo financeiro é possível visualizar as principais fontes de receitas e despesas com base nas categorias financeiras, o que facilita a análise financeira do resultado do mês.
Os relatórios e gráficos financeiros podem ser visualizados e impressos em tempo real.
Leia mais: Como o Hospedin auxilia na Gestão Financeira do seu hotel.
A gestão da equipe é uma preocupação genuína dos hoteleiros, considerando que o sistema guarda informações sensíveis e estratégias sobre o hotel. Foi pensando na segurança do hoteleiro e do próprio colaborador, que nós desenvolvemos uma estrutura de permissões de acesso totalmente customizável.
O hoteleiro poderá escolher entre encaixar o colaborador na estrutura de permissão padrão, que já vem com o Hospedin, ou fazer sua própria configuração de permissão para cada colaborador.
Além disso, o hoteleiro terá acesso ao Menu Atividades em que é possível visualizar as movimentações realizadas por cada colaborador em tempo real.
Não bastasse todas as funcionalidades que permitem um gerenciamento de hotel eficiente e cuidadoso, o Hospedin oferece uma tela com todos os indicadores hoteleiros considerados importantes para a gestão do negócio.
A qualquer momento o hoteleiro poderá ter acesso a essas informações para verificar como está a performance do hotel ao longo de um período.
E o melhor de tudo! Acesso de qualquer lugar do mundo, pois o Hospedin é totalmente online e seguro.
Diz aí, se você não ficou com vontade de ver o Hospedin funcionando no seu hotel
Não importa se você está a anos no ramo de hotelaria ou se começou a pouco, eu quero comemorar com você! Quero comemorar a sua preocupação em gerenciar bem o seu hotel ou pousada.
Procurar conhecimento, estar aberto para testar novidades, sair da zona de conforto e aprender algo novo é o primeiro passo rumo ao sucesso.
E nem todos os hoteleiros estão dispostos ou preparados para isso. Se você chegou até aqui, é um ótimo sinal.
Porém, só quem tenta fazer o mesmo processo de forma diferente poderá colher resultados diferentes. E poderá surpreender o hóspede com um atendimento primoroso com “gostinho de quero mais”.
Sendo assim, independente da forma como você deseja fazer o gerenciamento do seu hotel, seja ela manual ou sistematizada, eu quero lhe dizer: conta com a gente!
Nós, aqui da Hospedin, trabalhamos lhe ajudar a fazer um gerenciamento pra ninguém vai botar defeito.
O que acha de começar testando o Hospedin por 10 dias gratuitos? Tem uma equipe inteirinha esperando por você. Vem com a gente!
O check-in e o checkout são processos fundamentais na operação de qualquer meio de hospedagem,…
A alta concorrência no setor, a demanda crescente por experiências personalizadas e a necessidade de…
Por: Julia Lopo A acessibilidade nos meios de hospedagem é uma exigência legal e uma…
A satisfação do hóspede é um dos critérios fundamentais quando se deseja analisar o sucesso…
Por: Nathália Borghi O mercado de hotelaria está em constante transformação, e com o ano…
Em um mercado altamente competitivo e dinâmico, onde os consumidores utilizam múltiplos canais para planejar…