Pixel Meta

Tudo sobre gestão financeira na hotelaria

Tempo de leitura: 4 minutos
gestão financeira

A cada 4 empresas abertas, 1 fecha as portas antes mesmo de completar 2 anos de existência no mercado. É o que revela um relatório preocupante do Sebrae sobre o percentual de sobrevivência de empresas no Brasil. O emprego de uma má gestão financeira, ou a falta dela, é um dos fatores determinantes sobre estes números.

E na hotelaria a história não muda. O problema se agrava ainda mais pela falta de visão ou compreensão dos hoteleiros sobre a importância do assunto.

É muito claro que, como um todo, o negócio precisa ser gerido de forma atenta e dedicada. Seja no atendimento prestado, ou na limpeza das acomodações. Mas podemos afirmar, que a gestão financeira é um dos pontos mais importantes de uma gestão hoteleira de sucesso.

Não importa se você está abrindo uma hospedagem agora, ou se ela já está aberta há anos. Se você não sabe quanto de lucro se obteve na última temporada, ou a previsão de entradas da semana no caixa, é bom começar a se preocupar com a saúde financeira do seu negócio, e aderir boas práticas à sua administração hoteleira agora mesmo.

E como nosso maior objetivo é ajudá-lo a se tornar um bom gestor para seu meio de hospedagem, você precisa dominar tudo sobre a gestão financeira na hotelaria. E essa é a nossa missão para este post.

Você pode estar pensando, “socorro, sou péssimo em matemática!”. Pois fique tranquilo, vamos dar um passo de cada vez, começando com práticas simples, mas que podem fazer toda a diferença.

Vamos começar com algumas dicas essenciais:

Cada operação na “ponta do lápis”!

Você já contabilizou ou costuma contabilizar tudo que entra e tudo o que sai do caixa de sua pousada, ou sempre há aqueles gastos e investimentos que não estão sendo incluídos?

Tudo, e exatamente qualquer coisa – deve ser contabilizado, por mínimo que seja. Você deve manter um relatório diário sobre todas as entradas e saídas do caixa. Precisou comprar café? Anote! Entrou dinheiro das reservas no banco? Anote também!.

Isso não trará benefícios somente na questão de saber quanto ao todo você gasta em cada departamento. Mas também lhe dará melhores indicadores sobre consumo de cada produto ou alimento, quantidades necessárias, tempo de reposição, o que mais se consome e o que menos se usa.

Além disso, ao anotar tudo o que entra de receita, você poderá analisar se o valor das receitas está superando as despesas, e consequentemente se está gerando o merecido lucro.

Para facilitar essa atividade no dia a dia, um sistema de gestão hoteleira com funcionalidades para gerenciar as finanças, pode ser uma mão na roda. Clique aqui e veja como o Hospedin auxilia na gestão financeira do seu hotel.

Meu preço é realmente compatível?

O preço da sua diária está acima, abaixo ou na média do ofertado no mercado? Você pode dizer quase que instantaneamente – “Está na média”! Mas será mesmo?

Antes de definir o custo das diárias, é imprescindível fazer as contas. Primeiro é preciso alinhar dentro dos seus serviços todas as coisas que o envolve e todas as despesas compostas para essa oferta.

Quais são os custos envolvidos?

  • Energia.
  • Material de limpeza.
  • Alimentação.
  • Água.
  • Colaboradores.

Em cima disso, você deve inserir uma margem aceitável para obter retorno, ou seja, o lucro tão sonhado! Mas, sem fazer disso, um valor exagerado, do contrário acabará perdendo para a concorrência e terá a pousada mais vazia do que cheia!

E o melhor modo de saber se seu preço está acima ou abaixo da média é conhecendo o preço da concorrência, principalmente da sua região. Para isso, faça uma boa pesquisa de mercado.

Se seu preço estiver acima, é hora de analisar porque os preços estão tão elevados, talvez seja bom mudar de fornecedores, conseguir maiores descontos com pagamento à vista e reduzir o uso de alguns materiais – como água sanitária ou detergentes. É claro que esse é apenas um exemplo do que pode ser feito!

Aqui deixo uma dica valiosa. Tenha em mente a diferença entre preço e valor. Preço tem a ver com o quanto o hóspede paga. Valor tem a ver com o quanto ele vivencia. Quanto mais atenção você der ao valor, menor atenção ele dará ao preço.

Para saber mais sobre como calcular seu tarifário corretamente, leia Como calcular a diária do seu hotel ou pousada

Dinheiro emprestado para despesas pessoais

De maneira alguma o capital da pousada deve ser usado para despesas pessoais. Muitos empreendedores já tiveram seus negócios e hotéis fechados por não saber fazer um uso sábio desse dinheiro!

Da mesma forma seu dinheiro pessoal não deve ser usado para a pousada. O capital de giro do empreendimento pertence para as despesas e aplicações necessárias a serem realizadas, no intuito de promover sustento e segurança para o negócio. Misturar as coisas, sempre traz prejuízos e descontroles.

E os custos excessivos?

Você já sabe que tudo o que é custo, envolve dinheiro e despesas. Mas o que você acha que dá para minimizar nesses gastos?

Uma boa gestão financeira envolve uma percepção aguçada de fatos, por exemplo:

  • É mais barato comprar água sanitária ou cloro?
  • Quanto posso diminuir no uso desse material?
  • Se comprar uma quantidade maior do fornecedor ele fornecerá mais desconto?

O que der para minimizar, ou conseguir com maior lucro, ótimo! Dessa forma você reduz as despesas e consegue manter a qualidade do atendimento, sobre um preço ainda interessante para ambas as partes – você e seu cliente.

Só o que não deve ser feito, é sacrificar o que é essencial pensando em lucrar ainda mais.

Agora que você já sabe dos passos essenciais para desenvolver melhor a gestão financeira da sua hospedagem, precisamos nos aprofundar em alguns temas que irão lhe trazer uma clareza maior sobre suas finanças.

Para isso preparamos um guia completo sobre gestão financeira na hotelaria.

Nele você vai encontrar conteúdos como, a diferença entre lucro bruto e bruto líquido, as diferentes funções que existem dentro da gestão financeira, tudo sobre capital financeiro, técnicas para gestão de estoque, indicadores financeiros e muito mais!

Clique aqui para fazer download grátis do eBook Guia da Gestão Financeira na Hotelaria, e dê mais um passo em direção a gestão hoteleira de sucesso!

gestão financeira na hotelaria

Compartilhe

2 respostas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Continue aprendendo

Suporte

Atendimento de segunda à sexta-feira das 09h00 às 12h00 e 13h30 às 18h00.
Copyright © Hospedin - Todos os direitos reservados
Ao usar o Hospedin, você concorda com nossa Política de Cookies.