Pixel Meta

O que é hotelaria offshore?

Tempo de leitura: 3 minutos
hotelaria-offshore

Você sabia que o transporte marítimo é responsável por mais de 80% do transporte no comércio global? Essas viagens internacionais em alto mar são consideradas uma grande indústria e por isso, sua regulamentação é fundamental.

Quando abordamos esse tema, também precisamos destacar a hotelaria offshore

Ou seja, dentro de embarcações marítimas, funcionários e todos os tripulantes precisam de condições adequadas para viajar – independente do tempo que passarão no mar. 

A hotelaria offshore oferece aos trabalhadores esse conforto, bem como, hospedagem, entretenimento, segurança e alimentação.

Neste contexto, vale a comparação: todos os profissionais que trabalham num hotel – como cozinheiros, nutricionistas, camareiras, atendentes, etc – também estão aptos a trabalhar na hotelaria offshore

Entretanto, a exigência por capacitação é um pouco mais específica, como destacamos no artigo abaixo.

Sendo assim, nas próximas linhas você vai descobrir:

  • Quais são os cursos para trabalhar na hotelaria offshore;
  • Quais são as empresas que contratam neste setor;

Vamos conferir?

Cursos para trabalhar na hotelaria offshore

Segundo a Marinha do Brasil, para o embarque em plataforma é necessário o Curso Básico de Segurança de Plataforma (CBSP). 

Já para o embarque em navio de passageiros se faz necessário ter o Curso Básico de Segurança de Navio (CBSN) e o Curso de Familiarização de Proteção de Navio (CFPN).

No próprio site da Diretoria é possível encontrar cursos como ensino profissional marítimo (EPM), ensino complementar (offshores) e de segurança do tráfego aquaviário (STA), além de outras informações relevantes para quem deseja conhecer mais sobre a área.

A Shelter também oferta o curso profissional offshore – qualificação para trabalhar embarcado em plataformas com aulas teóricas e práticas, além de cursos à distância relacionados à hotelaria offshore.

Saber uma língua estrangeira pode não ser obrigatório para trabalhar em offshore, porém, assim como em outras áreas, isso pode fazer diferença no currículo.

Isso porque, alguns materiais – como manuais de operação de máquinas, por exemplo – estão disponíveis apenas em inglês. Ou seja, ao conhecer o idioma, será mais fácil se familiarizar com processos diários e operar máquinas específicas.

Vale destacar também que é comum encontrar neste ramo trabalhadores estrangeiros e por isso, saber se comunicar em inglês ajuda na interação e no trabalho com demais membros da equipe.

Você também pode gostar de ler: Inglês para hotelaria: atenda hóspedes estrangeiros com mais facilidade

Empresas que contratam no setor de hotelaria offshore

Veja abaixo algumas empresas que contratam para hotelaria offshore:

Fratelli Cosulich do Brasil

A empresa faz parte do grupo Cosulich que a mais de 150 anos atua em vários segmentos da indústria naval. Opera no Brasil desde 2007 na área de hotelaria marítima, shipchandler (vendedor especializado em produtos para navios) e fornecimento de produtos alimentícios.

Marlin Navegação

A empresa e suas subsidiárias formam um grupo que possui, atualmente, uma frota de 5 embarcações de Apoio Marítimo, que trabalham para o mercado de óleo e gás no Brasil.

MODEC

Presente no Brasil desde 2003, a MODEC é a empresa com o maior número de empregados em unidades em operação na indústria offshore de petróleo e gás.

De Nadai

Desde 2003 atua no atendimento a clientes do segmento Offshore, em plataformas e navios. Especializada na oferta de serviços de hotelaria marítima como alimentação 24 horas, organização e limpeza de camarotes, entretenimento, lavanderia, gerenciamento e destinação de resíduos, controle de embarque e desembarque (check-in e check-out), entre outros serviços.

PRC

Uma empresa de alimentação e serviços que atua no ramo há 17 anos. Proporciona uma alimentação balanceada, hotelaria e entretenimento aos funcionários embarcados.

E aí, gostou de saber mais sobre a hotelaria offshore? Você já tinha informações sobre essa área? Compartilhe com a gente através dos comentários.

Complemente a sua leitura com o vídeo abaixo e se inscreva no nosso Canal do Youtube: Hospedin. Toda semana tem conteúdo exclusivo por lá.

Compartilhe

3 respostas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Continue aprendendo

Suporte

Atendimento de segunda à sexta-feira das 09h00 às 12h00 e 13h30 às 18h00.
Copyright © Hospedin - Todos os direitos reservados
Ao usar o Hospedin, você concorda com nossa Política de Cookies.