Pixel Meta

Quais os impactos da sazonalidade na hotelaria e como superá-los?

Tempo de leitura: 3 minutos
Sazonalidade na hotelaria: quais os impactos e como superá-los?

Férias, feriados, datas comemorativas e estações do ano. Esses são apenas alguns exemplos que interferem diretamente no comportamento do hóspede. 

A temida sazonalidade é inevitável em diversas áreas, inclusive na hotelaria. Ou seja, quando não é bem administrada pode ser a causadora da falência de muitas empresas.

Apesar de ser algo que acontece todo ano, muitos hoteleiros se vêem despreparados para esse momento, em função da falta de controle e organização do negócio. 

Para evitar que essa situação aconteça com você, confira algumas dicas de como é possível contornar a sazonalidade na hotelaria através de uma gestão eficiente, acompanhada da mensuração dos números e indicadores do seu hotel.

Sazonalidade na hotelaria

Todo e qualquer fator externo que possa influenciar nos resultados de uma empresa é considerado sazonalidade. 

Na hotelaria, esse período pode ser marcado durante o inverno ou em épocas de temperatura baixa. São situações em que as reservas caem drasticamente, afetando seu faturamento.

Vale lembrar que a sazonalidade pode ser positiva, como em épocas de Natal, férias, Ano Novo e etc., uma vez que há um grande aumento de viagens e procura por hospedagem. Por isso, é fundamental aproveitar essas ocasiões e organizar a gestão do hotel para enfrentar períodos de baixa movimentação minimizando prejuízos.

Como lidar com a sazonalidade na hotelaria

Confira algumas orientações de como agir durante esses períodos:

Controle as finanças do hotel

Essa é uma dica que não vale apenas para os momentos de baixa, mas sim para o sucesso do negócio a longo prazo. 

Conhecer todas as despesas (sejam elas fixas ou variáveis) e controlar o fluxo de caixa, são tarefas fundamentais para entender de onde vem os maiores gastos e qual área precisa de mais investimentos. 

O controle financeiro constante, que mostra os dados históricos da sua movimentação é essencial para analisar o crescimento do hotel.

Leia também: Tudo sobre gestão financeira na hotelaria

Planeje

Quer evitar surpresas negativas? Monte um planejamento. 

Dessa forma, você consegue prever as oscilações da sazonalidade na hotelaria e poderá definir com mais antecedência estratégias e ações para enfrentar os momentos de baixo movimento.

Planeje datas comemorativas, períodos do ano e tudo o que identifica ser relevante para melhorar o faturamento do hotel. Tenha essa visão geral do que acontece mês a mês e do impacto gerado por cada um.

Preços diferentes para épocas diferentes

Ajustar os valores das suas diárias, pacotes e serviços de acordo com a sazonalidade na hotelaria é de extrema importância para aproveitar o maior retorno possível de cada situação.

Se a demanda é mais alta no verão, o preço deverá ser mais elevado. Já no inverno, você poderá fazer promoções especiais com valores mais baixos e atrair hóspedes para esse período.

Ajuste as contas

Lembre-se que durante a alta temporada, sua equipe precisa ser maior para dar conta do volume de trabalho. Sendo que nas épocas de baixo movimento, você não precisará de um número maior de colaboradores. 

Analise a sua realidade e entenda se vale a pena ter uma pequena equipe fixa e contratar por temporada, mesmo que saia mais caro manter uma parte da equipe.

Isso também vale para outras despesas, materiais em estoque, compras e o que mais for relevante para a realidade do hotel.

Com um planejamento adequado e estratégias assertivas, você poderá driblar a sazonalidade na hotelaria e minimizar os riscos que as épocas de baixa temporada podem trazer.

Gostou das dicas? Acompanhe nosso blog e saiba mais sobre como aplicar uma gestão hoteleira eficiente no seu hotel.

Aproveite para compartilhar aqui com a gente nos comentários quais são suas estratégias para contornar a sazonalidade na hotelaria!

Quem leu este artigo também se interessou por: Ideias para contornar a situação financeira na baixa temporada

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Continue aprendendo

Suporte

Atendimento de segunda à sexta-feira das 09h00 às 12h00 e 13h30 às 18h00.
Copyright © Hospedin - Todos os direitos reservados
Ao usar o Hospedin, você concorda com nossa Política de Cookies.