Pixel Meta

Marketing Digital para hotéis e pousadas: 7 passos de sucesso

Tempo de leitura: 4 minutos
marketing digital para hotéis e pousadas

A internet é uma poderosa ferramenta de marketing, capaz de atrair pessoas e fazer com se interessem por aquilo que você está oferecendo. Porém, diariamente, milhares de informações são jogadas na rede, e para alcançar o seu público-alvo, é preciso realizar ações assertivas. Quando bem feitas, as ações de marketing digital para hotéis e pousadas, geram um impacto direto nos seus resultados e faturamento.

Confira os 7 passos de sucesso do marketing digital para hotéis e pousadas

Para quem trabalha no segmento hoteleiro é comum surgirem muitas dúvidas de como divulgar o seu negócio de uma forma eficaz na web. Por isso, preparamos um post completo com 7 passos do marketing digital para colocar em prática nas ações do seu hotel ou pousada. Confira a seguir:

1. Tenha um site atrativo e responsivo

É extremamente importante que seu hotel ou pousada tenha um site ou página bonita, com aspecto profissional e estrategicamente estruturado para vendas. Invista em um bom conteúdo institucional, com fotos de toda a estrutura oferecida, serviços e até opções de pagamento.

A localização e dados para contato, também são itens essenciais e que não podem ser esquecidos.

Dica:

Ter um blog em seu site é uma ótima estratégia de marketing digital para hotéis e pousadas. Nele você poderá escrever sobre a região do seu estabelecimento, passeios, pontos turísticos, dicas de viagens, e muito mais. Solte o play para conferir mais ideias de como fazer conteúdo de valor:

Esses artigos relevantes facilitarão para que os motores de buscas (como o Google) coloquem seu estabelecimento nas primeiras páginas das pesquisas.

A navegação e as reservas via celular crescem a cada dia. Por isso, o seu site + blog precisam ser responsivos, para que se adaptem em tablets e celulares.

2. Preocupe-se com a usabilidade

Antes de começar as ações de marketing e divulgação, confira se todos os fluxos de navegação e todas as etapas do processo, desde o login até a reserva, estão adequados e funcionando corretamente. Um profissional de UX (User Experience) pode ajudar a melhorar a experiência do usuário em seus canais de comunicação digital.

Além disso, realizar testes A/B utilizando o Google Analytics, auxilia no entendimento de como o usuário navega ou interage com a sua empresa.

3. Cadastre-se em sites especializados em reservas

Sites especializados em reservas de hotéis e pousadas como Booking.com, TripAdvisor e Trivago recebem um grande volume de visitas por mês. Assim, ter o seu hotel cadastrado nesses espaços é uma boa oportunidade para se tornar mais conhecido.

Quando você divulga seu hotel ou pousada nesses portais, automaticamente o seu site ganha visibilidade em campanhas de SEM, SEO, mídias sociais, banners e e-mail marketing. Por isso, aproveite e crie textos atrativos.

Use e abuse de call-to-action (chamadas para ação), destaque sua localização e diferenciais. Assim os robôs dos motores de busca irão classificar bem o seu hotel ou pousada no ranking, deixando-o em evidência.

4. Esteja presente nas redes sociais

Ter um perfil ativo e compartilhar seus conteúdos através das mídias sociais como Facebook, Instagram e Twitter também é essencial no marketing digital para hotéis e pousadas. Pois o número de pessoas que utilizam e estão engajadas nestas plataformas é enorme. Assim, além de estar visível você poderá criar interações de aproximação com seus clientes.

É imprescindível traçar um plano de atuação para cada canal. Tenha uma frequência bem definida e ofereça conteúdo relevante que agregue valor para o público.

5. Tenha listas de e-mails

É fundamental criar a sua própria mailing list, com usuários realmente interessados em receber os seus e-mails. Incluir o e-mail no cadastro dos hóspedes e ter como captá-los em seu site facilita a construção de um banco confiável.

Dessa forma, você pode disparar newsletters para este público selecionado, oferecendo vantagens e descontos. Também será possível aplicar pesquisas de satisfação e hábitos de consumo. Assim você aumenta as chances do seu cliente se lembrar do seu hotel ou pousada antes de decidir sobre sua próxima estadia.

Importante: Não gaste dinheiro comprando listas. Enviar comunicados para pessoas que não solicitaram, irá sujar a reputação do seu hotel e jogar todo o seu trabalho de marketing digital para hotéis e pousadas por água abaixo.

6. Preocupe-se com o SEO (busca orgânica do Google)

SEO são estratégias e técnicas que visam fazer um site subir no ranking dos motores de busca. Por isso é importante identificar as palavras-chave relacionadas com o seu negócio, e quais termos as pessoas mais utilizam para fazer pesquisas.

Otimize sua comunicação nas redes, ofereça conteúdo relevante no seu blog, e utilize essas palavras-chave com maior volume de pesquisas. Assim, será possível analisar o desempenho dos seus conteúdos, identificando quais são os que dão mais resultados e trazem mais visitas para o seu site.

7. Analise todas as métricas

Na internet é possível medir e analisar diversos dados. Instalando o código do Google Analytics em seu site você pode ter acesso a todos os dados de visitas. Também poderá visualizar em números e gráficos diversas informações sobre quem é o seu público, de que região você tem mais acessos, e até quantos estão retornando ou entrando pela primeira vez em seu site.

As mídias sociais também oferecem ferramentas de estatísticas onde você pode mensurar as informações de cada canal. Analisar esses dados são indispensáveis para você avaliar o seu desempenho na web e otimizar sua estratégia.

A internet é um mar de oportunidades para qualquer negócio, inclusive o hoteleiro. Aproveite essas dicas de marketing digital para hotéis e pousadas e maximize o posicionamento do seu negócio no mundo digital! Não deixe para depois, coloque já todas estas dicas em prática!

E se você tem interesse em ver mais dicas de marketing para alavancar os negócios do seu hotel ou pousada, confira o post: Saiba como fazer seu hotel aparecer mais nas mídias.

marketing-digital-para-hoteleiros

Compartilhe

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Continue aprendendo

Suporte

Atendimento de segunda à sexta-feira das 09h00 às 12h00 e 13h30 às 18h00.
Copyright © Hospedin - Todos os direitos reservados
Ao usar o Hospedin, você concorda com nossa Política de Cookies.