Pixel Meta

As melhores práticas de gerenciamento de redes sociais para hoteleiros

Tempo de leitura: 9 minutos
As melhores práticas de gerenciamento de redes sociais para hoteleiros

Uma das maiores dificuldades para gestores de marketing através das redes sociais, é identificar o público alvo e perceber a exata abordagem para os potenciais clientes. Por isso é preciso elaborar estratégias de gerenciamento de mídias sociais que, na medida em que cheguem novos clientes, não excluam os antigos. Tornando assim a empresa sustentável e em constante crescimento.

Não basta estar presente nas redes sociais e ser facilmente encontrado. É preciso ser influente e gerar relevância para os leitores. Nesse post você encontrará algumas práticas de gerenciamento que fortalecem o marketing nas mídias sociais para donos de pousadas.

O que é o gerenciamento das redes sociais?

O gerenciamento das redes sociais é o processo de criar e publicar conteúdo, monitorar engajamento e menções, aumentar uma comunidade de clientes e influenciadores, além de relatar e analisar os resultados de seus esforços.

Dependendo dos objetivos do meio de hospedagem, esse processo pode incluir apenas uma ou mais de uma dezena de canais, do Facebook ao YouTube. Não importa quantos canais sociais o hoteleiro use, o gerenciamento das redes sociais deve ser parte integrante da estratégia de marketing e pode gerar um retorno do investimento (ROI) mensurável.

Todas essas tarefas, que antes eram marginalizadas pelo mercado hoteleiro, agora estão no centro das atenções das estratégias de marketing das empresas.

Por quê? Porque as redes sociais oferecem ótimas oportunidades de ganhar dinheiro – desde que você gerencie seus canais de maneira organizada e eficiente.

Leia também: Como explorar o melhor dos canais de marketing digital na hotelaria?

Por que o gerenciamento das redes sociais é importante?

Um gerenciamento das redes sociais de qualidade é um divisor de águas no competitivo setor de hospitalidade. As empresas hoteleiras precisam de um plano de marketing forte para se destacar na multidão.

O marketing de redes sociais ajuda os hoteleiros a se comunicarem com os hóspedes antes, durante e depois da visita. Além disso, as redes sociais do seu hotel podem informar quem você é e que tipo de experiência seus visitantes terão. Portanto, você pode aumentar sua visibilidade para seus hóspedes em potencial.

O que acontece se eu não fizer essa gestão?

Muitos hotéis criam perfis nas redes sociais e não conseguem fazer muito mais do que isso. Eles deixam de dar a devida atenção e não fazem um gerenciamento estratégico.

Não deixe as contas de redes sociais do seu hotel abandonadas!

Hoje as redes sociais estão integradas a muitas outras atividades de marketing do hotel, orçamentos, crescimento de equipe, programas de treinamento e fluxo de informações. Deixar de utilizá-las pode trazer malefícios em todos esses campos.

3 Principais erros cometidos por hoteleiros na gestão das redes sociais

Os hóspedes estão usando cada vez mais as mídias sociais para pesquisar hotéis, planejar eventos e documentar suas próprias viagens.

Por alguma razão, porém, muitos hotéis ainda não estão acertando quando se trata de redes sociais. Embora criar e manter uma campanha possa ser bastante complicado, evitar esses três erros comuns de marketing de mídia social de hotéis o manterá apontado na direção certa.

1. Não responder ou interagir com os hóspedes

Vivemos em uma geração de viajantes que querem e exigem conexão instantânea, e isso inclui responder às suas postagens nas redes sociais.

Hoje, é mais provável que os hóspedes deixem um comentário ou façam uma postagem em uma página do hotel do que tragam uma reclamação ou elogio pessoalmente. Quando eles fazem isso, eles esperam que sua postagem seja respondida pelo hotel.

E, por falar nesse assunto, temos um episódio de nosso podcast que traz ótimas dicas para suas avaliações:

2. Postar apenas conteúdo comercial

Um dos maiores erros que de hotéis e pousadas é a postagem constante de anúncios de negócios. A ideia por trás das redes sociais é criar um diálogo com os clientes.

O ideal é também publicar conteúdo compartilhável e informativo sobre outras coisas além do seu hotel, como eventos da comunidade, avaliações de restaurantes locais e afins.

Sim, você ainda quer fazer negócios, mas eles não devem representar mais de 10 a 15% de suas postagens gerais.

3. Não ter um plano

O marketing de redes sociais pode ser uma perda colossal de tempo sem um plano de ação adequado.

Postagens esporádicas não te levarão a lugar nenhum. Você deve ter metas específicas, orçamentos e um plano de ação concreto que descreva o que está tentando realizar, como atingirá sua meta, como medirá os resultados e quais recursos precisará alocar.banner-divulgacao-ebook-marketing-digital-para-hoteleiros

Como ter sucesso no gerenciamento das redes sociais

1. Saiba quem é o seu cliente

Criar social posts, infográficos, tirinhas, vídeos e outras tantas ferramentas que convertem no marketing digital é praticamente perda de tempo e de investimento se o gerenciador não souber a quem está se dirigindo. Isso inclui desde o sexo dos clientes, idade, classe social, escolaridade, passando pelos objetivos específicos da cada um e pela motivação que o fez acessar o conteúdo que encontrou numa das inúmeras redes sociais.

No caso de pousada isso é bem evidente, pois de acordo com a localização, o gestor deve saber qual o tipo de público que frequenta o ambiente. Até mesmo o tom de voz deve ser diferente de acordo com o público.

2. Seja fiel ao seu cliente e a pousada

As mídias sociais estão cheias de títulos e chamadas que não condizem com o teor do conteúdo. Por isso, deve-se tomar cuidado com a forma de chamar atenção das pessoas. Claro que a criatividade é importante, mas jamais utilize artifícios sensacionalistas que podem causar um desconforto e provavelmente façam que o potencial cliente não acesse mais os seus posts. Além de manter os acessos, manterá também uma fidelidade a pousada e aos serviços oferecidos.

3. Qualidade nos posts

Independente do formato do post ser informativo ou tutorial, a qualidade é o que move o cliente a criar um ciclo de leitura dentro do blog ou website. Isso proporcionará uma espécie de ciclo rotativo e, ao perceber a quantidade de assunto interessante está disponível, a tendência é que o cliente volte em outras ocasiões.

Uma dica importante é criar chamadas que prendam a atenção dos leitores e variar as ferramentas, criando vídeos e infográficos, além de textos. O gestor poderá criar posts sobre ambientes dos arredores da pousada e criar uma chamada ao dizer: “Aproveite as águas termais e tenha uma noite tranquila em nossa pousada”.

Leia também: Como escrever conteúdo de qualidade para o blog hoteleiro

4. Não manche a imagem da pousada nos pequenos detalhes

Sabe quando você lê uma publicação e percebe um deslize nos conceitos ou um pequeno erro na linguagem, seja ele na palavra, na terminologia ou mesmo na forma de escrever? Pois é! Esses pequenos detalhes podem acabar com toda a estratégia de marketing digital, especialmente para quem trabalha com clientes exigentes.

Uma dica simples é revisar toda e qualquer publicação e utilizar corretor ortográfico para ter certeza que não possui nenhum erro de ortografia. Lembre-se que os comentários são um ótimo termômetro para quem está procurando uma pousada. Quanto mais comentários positivos tiver nas mídias sociais, mais chances do cliente optar pela pousada em questão.

5. Tempo e frequência

Nada mais chato do que ser bombardeado com postagens. Primeiro porque o cliente poderá se sentir invadido e perder o interesse pelo conteúdo das postagens. Por outro lado, as pessoas têm inúmeros afazeres, o que fará com que nem tenham tempo para dedicar ao seu post. O ideal é um post por semana e dentro do assunto já pré-estabelecido.

Caso pretenda dar ênfase a outro conteúdo, vá preparando o cliente ao longo do tempo. Dessa forma aquilo não soará como algo do além ou um coelho da cartola. Da mesma forma que postar frequentemente nas mídias sociais, ficar sem aparecer pode fazer com que o cliente perca o foco da sua empresa e comece a frequentar a concorrência. Pousadas podem utilizar a estratégia de datas comemorativas, sempre atualizando de acordo com as novidades.

6. Conteúdo dos posts

Se acaso pretende utilizar os conceitos tradicionais de marketing e publicidade, prefira links patrocinados deixando claro que se trata de um corporativismo. Agora se anunciar um conteúdo sobre um tema importante, jamais fale apenas da empresa que fornece tais serviços.

Se quiser fazer referência poderá utilizar o final do artigo para indicar o serviço. Tudo isso para que o click aconteça naturalmente e não de forma forçada. A taxa de conversão é muito maior.

7. Utilização de imagens e fotografias

Não existe melhor maneira de conhecer e escolher uma pousada do que através de fotografias. Por isso que é importante utilizar fotografias e imagens reais e atuais da pousada. Por melhor que seja um texto, a falta de imagens pode ser um detalhe importante entre você e o concorrente. Lembre-se que esse método é maximizado nas mídias sociais.

8. Auditorias

Se você já estiver usando as redes sociais para seu meio de hospedagem, é necessária uma auditoria antes de continuar com sua campanha.

Isso porque você precisa ver o que funciona em quais plataformas e selecionar a melhor combinação para sua próxima campanha.

Pense no seguinte:

  • Quais plataformas de rede social seu público-alvo prefere?
  • Quais foram suas campanhas sociais de maior sucesso até agora?
  • O que seus maiores concorrentes estão fazendo nas mídias sociais?

Isso fornecerá informações adicionais e até mesmo inspiração para sua próxima campanha . Use sua experiência anterior para aprender e crescer.

9. Use CTAs

Você precisa criar várias versões de frases de chamariz poderosas e usá-las em sua campanha de redes sociais do hotel. Os CTAs ajudarão você a informar seu público exatamente o que você espera deles e alcançar seus objetivos mais rapidamente.

Aqui estão alguns exemplos:

  • Reserve hoje mesmo o local do seu casamento dos sonhos!
  • Pronto para relaxar?
  • Faça sua reserva!
  • Sim, eu quero o fim de semana perfeito a dois!

10. Teste e analise

Às vezes, o teste é a melhor maneira de realmente ver o que funciona melhor com seu público.

Você pode criar duas versões do conteúdo da campanha com o mesmo objetivo e realizar testes A/B para ver o que funciona melhor. Depois de analisar os resultados, você estará pronto para criar campanhas de redes sociais mais poderosas. 

Criando um processo de gestão das redes sociais

Tarefas diárias

Há algumas coisas que você deve fazer todos os dias se quiser que seus esforços de mídia social sejam bem-sucedidos:

  • Envolva-se com seus seguidores: você pode responder aos seguidores, responder às menções e comentários do blog e mostrar sinais de vida em suas contas.
  • Instigue o engajamento: encontre influenciadores para se envolver nas redes sociais. Siga ou de alguma forma conecte-se com alguém novo.
  • Compartilhe conteúdo interessante: veja seus feeds e compartilhe conteúdos relevantes ao seu público. Compartilhe um link para seu próprio conteúdo se ele se encaixar no que você está vendo em seu feed de notícias. Essa é uma maneira fácil de capitalizar o que é popular ou novo no momento. Passe algum tempo em seu feed de notícias e conte-o como parte de seu plano geral de curadoria de mídia social.

Tarefas semanais

Escolha um dia da semana diferente para cada um dos seguintes itens:

  • Tendências e palavras-chave: procure tendências e palavras-chave populares em seus feeds e planeje o conteúdo que as usará. Você pode fazer isso diariamente, eventualmente, à medida que se torna mais hábil com isso.
  • Monitoramento de marca: Faça uma busca pelo seu nome, o nome do seu blog ou o nome da sua marca nas redes sociais. Há algo que você precisa responder ou estar ciente? Faça o mesmo para seus concorrentes ou outros em seu nicho. Descubra o que as pessoas estão dizendo e como você pode aproveitar para seu benefício.
  • Encontre conteúdo para curadoria: Encontre conteúdo externo para compartilhar com seus seguidores e adicione-o ao seu calendário da próxima semana.
  • Programe seu próprio conteúdo nas redes sociais: reserve um dia ou dois em que você possa simplesmente agendar seu próprio conteúdo para publicar nas mídias sociais. Parte disso deve incluir o compartilhamento de seu conteúdo mais antigo e perene que teve um bom desempenho, bem como qualquer outro conteúdo que você queira trazer de volta para seu público social.

Tarefas Mensais

Para seu mês, lembre-se de:

  • Verificar seus dados e análises: Faça isso no início do mês. Verifique suas estatísticas e análises para ver o desempenho do seu conteúdo. Busque por tendências de tráfego, tópicos, redes, hora e data compartilhadas e tipo de conteúdo compartilhado.
  • Ajustar os anúncios: Se você estiver veiculando anúncios em redes sociais, analise seu desempenho todos os meses.
  • Ajuste seus objetivos: Defina (e altere) suas metas de rede social de acordo com o que sua análise mensal está dizendo. Talvez você precise compartilhar mais (ou menos) ou em um momento diferente.
  • Planeje seu conteúdo: Planeje seu próximo marketing de conteúdo mensal em relação às mídias sociais. Pense no conteúdo do blog que você criará, em campanhas ou temas, e planeje e crie esse conteúdo que você publicará.

Importante

A melhor maneira de gerenciar as redes sociais é manter uma equipe, ou ao menos uma pessoa, com conhecimentos técnicos nas áreas de edição de vídeos, de imagens e roteiro, pois nas redes sociais é importante manter atualizações com essas ferramentas. A recomendação de amigos, de familiares, de colegas ou de outras pessoas, ou ainda de sites específicos são as principais questões que mais influenciam as pessoas na hora de escolher a pousada.

As redes sociais fazem parte tanto no que diz respeito a paginas na internet, como ferramentas de networking. Essa interação com as redes sociais é essencial para alavancar a divulgação de pousadas, mas de nada adianta tanta exposição se o serviço não for claro ao cliente. Isso quer dizer que os interessados por uma estadia ou reserva na pousada querem saber se existem quartos disponíveis dentro das especificações de interesse. E, logicamente, que o dono da pousada também precisa de clareza sobre os relatórios de gerenciamento.

E, se você chegou até aqui, queremos te presentear com um mini curso gratuito que irá ajudar você a turbinar suas redes sociais!

O Hospedin é um sistema de gestão para pequenos hotéis e pousadas com atualizações automáticas, as quais facilitam a interação do cliente e a administração gerencial. Essas são apenas as funcionalidades mais básicas do sistema. Por isso acesse Hospedin.com e saiba mais!

E você, como faz para gerenciar as redes sociais de sua pousada? Conte para nós na seção de comentários!

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Continue aprendendo

Suporte

Atendimento de segunda à sexta-feira das 09h00 às 12h00 e 13h30 às 18h00.
Copyright © Hospedin - Todos os direitos reservados
Ao usar o Hospedin, você concorda com nossa Política de Cookies.