Pixel Meta

Descubra de que forma um motor de reservas on-line facilita a compra do hóspede?

Tempo de leitura: 5 minutos
motor-de-reservas-online

O motor de reservas on-line aumenta a possibilidade de realizar vendas diretas. Mas é importante saber que ele entrega muito mais do que isso.

A partir do momento em que o cliente busca realizar a reserva no seu site, ele está se relacionando diretamente com você.

E isso traz muitas vantagens, pois as vendas diretas são mais rentáveis  já que não é necessário dispor de comissões a terceiros, o que impacta positivamente na lucratividade do hotel ou da pousada. Ou seja, contribui para manter o negócio crescendo ao longo do tempo.

Além disso, você tem uma gestão segura das reservas, porque o motor atualiza em tempo real as suas vendas quanto integrado a outras ferramentas, como o channel manager. 

Sendo assim, você percebe que vale a pena continuar a leitura e descobrir o que é um motor de reservas, quais as principais funcionalidades que você deve procurar e quais as vantagens desta ferramenta.

Vamos para a leitura?

O que é um motor de reservas?

O motor de reservas é um sistema que facilita o processo de compra e o fechamento da reserva, além de contribuir na atração de novos hóspedes para o seu hotel ou pousada.

Ele nada mais é que um software que transforma o seu site em um canal de vendas, contribuindo fortemente para a sua estratégia de ocupação.

Desta forma, o motor de reservas on-line é uma ferramenta que pretende melhorar a  rentabilidade do seu negócio. Porém, vale lembrar que ele não fará todo o trabalho sozinho.

Desenvolver um site para o seu hotel com um motor de reservas integrado, sem pensar em estratégias para esse canal de vendas, pode prejudicar o alcance do resultado esperado. Você vai atrair mais reservas, mas para ter sucesso é preciso conseguir atender, com qualidade, essa demanda.

Por isso, para fazer vendas mesmo na baixa temporada é preciso ter um marketing bem direcionado, isso sim fará com que seu site realize o processo de venda praticamente sozinho.

Leia também: O que evitar e o que fazer em um site de hotel

Como funciona o motor de reservas?

A principal vantagem de usar um motor é a possibilidade de receber reservas diretamente no seu próprio site. E assim, evitar as comissões cobradas pelos canais de venda terceirizados, como a Booking.

Entretanto, a integração de um motor de reservas no seu site também permite que você fidelize os clientes e melhore a experiência de compra, isso porque você poderá configurar um anúncio super bacana incluindo elementos importantes para o fechamento:

Alguns deles são:

  • Payment Manager: permite receber pagamentos com facilidade e segurança em qualquer lugar devido aos gateways de pagamento disponibilizados no motor.
  • Digital Concierge: permite gerenciar todo o processo da reserva para garantir uma experiência de compra 360° para o cliente através de uma comunicação otimizada antes, durante e após a estada.
  • Condução da reserva: em que você pode configurar disparos de e-mail para pré-check-in e check-in.

Basicamente, o motor de reservas é uma página na internet em que você configura seus anúncios, suas disponibilidades e seu tarifário para vincular essa página ao seu site, em um botão de Reserve agora, por exemplo.

Com isso, o hóspede vai escolher o local, a data e a quantidade de pessoas para fazer o pagamento e garantir a sua reserva.

Perceba que o link do motor de reservas também pode ser usado em outros canais de venda, como as redes sociais e o WhatsApp.

Veja nas imagens abaixo como funciona o Motor de Reservas da Hospedin:

Tela de tarifa e disponibilidades do motor de reservas da Hospedin.
Visualização das tarifas e disponibilidades

Tela de configuração de ofertas especiais do motor de reservas da hospedin
Página de configuração de oferta especial

Tela de disparo de e-mail para hóspedes do motor de reservas da Hospedin.
Configuração de disparo de e-mails para hóspede.
Visualização do motor de reservas da Hospedin no site da hospedagem.
Aplicação do motor de reservas no site da hospedagem

Se quiser saber mais sobre o Motor de Reservas da Hospedin, fale com nossos Consultores.

solucao-integrada-hospedin

Os benefícios de um motor de reservas on-line

Como mencionado anteriormente, o principal benefício para os hotéis que utilizam motor de reservas é efetuar a venda diretamente pelo próprio site, evitando direcionar os clientes para os canais terceirizados. Isso se você tiver uma estratégia de geração de tráfego para o seu site, certo?

Além disso, o hóspede tem a vantagem de poder fazer sua reserva a qualquer momento, de qualquer lugar. Ou seja, o hoteleiro passa a fechar reservas por 24 horas durante os 7 dias da semana, de forma simples e autônoma.

Diante disto, com o motor de reservas on-line, você pode criar inúmeras ações de marketing para converter seu hóspede que ainda está em dúvida na escolha.

Ou seja, os principais benefícios do motor de reservas são:

  1. Aumento na margem de lucro e consequentemente, nos resultados do negócio como um todo;
  2. Maior taxa de conversão no site;
  3. Maior segurança nas transações on-line;
  4. Possibilidade de venda de produtos e serviços adicionais combinados com a reserva;
  5. Economia de tempo tanto para o hóspede quanto para o estabelecimento.

As funcionalidades mais importantes do motor de reservas

Se você chegou a esse ponto da leitura já entendeu que o motor de reservas é um sistema estratégico para as vendas do seu meio de hospedagem.

Contudo, se ainda restam dúvidas, confira quais são as funcionalidades mais importantes dessa ferramenta e descubra como elas podem contribuir para o seu processo de vendas.

Disponibilidade 24 horas por dia 

O motor de reservas é a sua vitrine on-line. Se você não está disponível para venda no momento que o hóspede deseja, você está perdendo dinheiro. A disponibilidade também é essencial para manter a força do seu canal de reservas diretas.

Experiência de reserva impecável

Os visitantes do seu site esperam que o processo de reserva seja fácil, conveniente e rápido, assim como qualquer outro site de compras on-line. As etapas mais importantes da jornada de compra devem ser muito simples: busca por datas, seleção de um quarto e o pagamento. Tudo isso é oferecido pelo motor de reservas.

Leia também: Site para hotel: como torná-lo uma máquina de reservas direta

Integrações

Quando falamos sobre disponibilidade de acomodações, tipos de tarifas e preços, o seu motor de reservas deve ser confiável. Por esse motivo, é essencial ter uma integração com o seu Channel Manager e o Sistema de Gestão Hoteleira. Com isso, você evitará overbookings, erros de preço e a necessidade de atualizar manualmente as vendas feitas em todos os canais.

Processamento de pagamentos

Um processador de pagamentos on-line automatiza o fechamento da reserva. Hoje em dia, os hóspedes tendem a realizar pagamentos com cartões de crédito e receber a confirmação da reserva de forma instantânea. Esse processo também faz com que você economize seu tempo, uma vez que não precisará cobrar manualmente pelas reservas nem verificar a validade do cartão de crédito.

Acesso móvel 

Procure um motor de reservas que carregue rapidamente e que seja totalmente otimizado para dispositivos móveis. Com os smartphones, mudamos nossa forma de nos comportarmos como consumidores. Agora, esperamos um processo de reserva self-service independentemente do dispositivo que estamos usando. Sem isso, você estará perdendo vendas porque seu site não está funcionando corretamente.

Complemente sua leitura com este vídeo sobre motor de reservas:

E aí? Você já usa o motor de reservas no site da sua hospedagem? Comenta aqui como é a sua experiência com ele.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Continue aprendendo

Suporte

Atendimento de segunda à sexta-feira das 09h00 às 12h00 e 13h30 às 18h00.
Copyright © Hospedin - Todos os direitos reservados
Ao usar o Hospedin, você concorda com nossa Política de Cookies.