Pixel Meta

Parcerias como estratégia na hotelaria

Tempo de leitura: 3 minutos
Parcerias como estrategia na hotelaria

Trabalhar com parcerias na hotelaria pode ser uma das chaves para o sucesso da sua empresa. Afinal, elas facilitam diversos processos do dia-a-dia, que se fossem realizados de forma individual, demandariam mais esforço ou seriam mais onerosos para o seu bolso.

Sabe-se que boa parte dessas parcerias objetivam o desenvolvimento de campanhas conjuntas, como o lançamento de cartões fidelidade unificados ou vendas complementares, por exemplo. Mas, um dos grandes benefícios desta união é a possibilidade de ampliar o leque de ofertas dos mais variados tipos aos seus clientes.

Por este motivo, o número de parcerias estratégicas na hotelaria tem aumentado de forma surpreendente. E isso pode ser muito interessante também para a sua hospedagem.

Pois, engana-se quem acredita que as parcerias só podem ser realizadas por grandes grupos turísticos. Muito pelo contrário, parcerias entre hotéis e pousadas de pequeno e médio porte, muitas vezes, apresentam rendimentos muito superiores quando comparadas às grandes redes.

Confira algumas vantagens de criar uma rede de parcerias no seu meio de hospedagem e também alguns cuidados ao implementar esta estratégia.

Posicionamento consolidado no mercado

Com um grupo de empresas hoteleiras trabalhando em parceria, é possível fechar acordos e criar meios para captar e manter um número maior de hóspedes.

Redução dos investimentos em marketing 

Quando se trabalha com parcerias na hotelaria, a chance de você ser conhecido por mais pessoas é maior. Isso porque, os seus parceiros possuem uma base de contatos própria, e ao se unir com eles, o poder de alcance de divulgação aumenta, o que  acaba diminuindo os seus investimentos em marketing.

Capacidade de competir com grandes redes hoteleiras 

Quando você possui parcerias estratégicas, é possível oferecer benefícios mais específicos e direcionados ao seu público alvo. Assim, você consegue agregar mais valor em seu serviço e competir com grandes redes hoteleiras. 

Confira mais dicas de personalização:

Criação de grupo de compras

Ao se unir com outras empresas do ramo e firmar uma parceria, é possível que todos se juntem para comprar produtos e serviços por um preço mais acessível. Afinal, a quantidade a ser comprada será maior e o poder de barganha também.

Possibilidade de criação de grupos de investimentos

Você gostaria reformar o seu empreendimento mas está sem dinheiro? Os grupos de investimentos formados por parceiros são uma solução incrível para modernizar e fazer aquisições que antes não seriam possíveis.

Melhores resultados operacionais

Ao unir forças, em pouco tempo você conseguirá ver resultado mais eficazes no seu meio de hospedagem, tanto no setor administrativo quanto no operacional. Os funcionários de cada área poderão trocar experiências e isso será fundamental para a implementação de melhorias.

Alguns cuidados com as parcerias na hotelaria

Como falamos até aqui, as parcerias na hotelaria podem trazer muitos benefícios, ajudando a potencializar ainda mais o seu negócio. Entretanto, é bom se atentar em alguns pontos para que esta estratégia não tome um rumo negativo. Alguns deles são:

  • Escolha muito bem as empresas parceiras: busque negócios que tenham uma identidade parecida com a sua, uma vez que, sua marca estará associada a eles; 

  • Tenha um contrato pré definido: antes de firmar a parceria, é importante deixar claro a responsabilidade e os limites de cada uma das partes. Este alinhamento evitará que alguma das empresas interfira em decisões estratégicas da outra;

  • Estabeleça data final: você pode encarar a parceria como um projeto com início, meio e fim. Assim, ao final da ação, ambas as partes conseguirão mensurar os resultados e decidir se continuam com a parceria ou não;
  • Definição de objetivos: é bacana deixar bem claro quais são os objetivos da parceria. Isso evitará que as ações tomem um rumo indesejado para alguma das empresas.

Embora as parcerias na hotelaria sejam uma iniciativa desafiadora, ainda é possível afirmar que elas oferecem muito mais benefícios do que malefícios. Só depende das empresas envolvidas neste acordo agirem conforme o combinado e terem bem claro seus principais objetivos.

E você? Já realizou alguma parceria no seu empreendimento hoteleiro? Qual a sua experiência? Conta aqui nos comentários.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Continue aprendendo

Suporte

Atendimento de segunda à sexta-feira das 09h00 às 12h00 e 13h30 às 18h00.
Copyright © Hospedin - Todos os direitos reservados
Ao usar o Hospedin, você concorda com nossa Política de Cookies.