Pixel Meta

Pesquisa de satisfação de hotel: por que , quando e como fazer?

Tempo de leitura: 3 minutos
Pesquisa de satisfação de hotel

Saber o que o cliente pensa sobre seu hotel ou sobre a estada dele, é imprescindível para o sucesso do seu negócio. E a pesquisa de satisfação de hotel é a ferramenta ideal para realizar tal ação. Assim como, identificar os pontos fortes e fracos do seu meio de hospedagem. Sem essas informações é mais difícil implementar as melhorias que efetivamente o tornarão mais competitivo.

Procurando um modelo de Formulário de Pesquisa de Satisfação de Hotel?
Clique aqui e faça download de um modelo grátis.

A seguir, vejamos o por que, quando e como fazer a pesquisa de satisfação de hotel, para que você possa extrair o melhor dessa ferramenta de administração hoteleira.

O papel da satisfação na Administração Hoteleira

A palavra satisfação, no âmbito que queremos analisar, significa contentamento ou um prazer resultante da realização daquilo que se espera ou se deseja: o hóspede deve se sentir assim.

Manter os hóspedes satisfeitos é um desafio constante, e conhecê-los é o primeiro passo para alcançar um bom resultado. E como conhecer seu hóspede? Simples, investindo no bom e velho no cadastro de hóspedes.

Pesquisa de satisfação de Hotel: Por que fazer?

Porque é através da pesquisa de satisfação de hotel, que o gestor hoteleiro conseguirá medir o nível de satisfação dos seus clientes.

Pesquisas apontam que um cliente insatisfeito fala sobre sua insatisfação para 10 pessoas, enquanto que o cliente satisfeito fala para 3. A tendência das pessoas é reclamar até mesmo quando não são perguntadas sobre tal assunto.

Desta forma, buscar entender o seu público através da pesquisa de satisfação do hotel, é uma iniciativa que impacta no negócio. É melhor que o cliente faça uma reclamação para você, do que saia do seu estabelecimento insatisfeito, não é mesmo? E se você souber do problema antecipadamente, terá a chance de melhorar o quanto antes!.

Periodicamente, o gestor precisa analisar essas informações para implementar as possíveis melhorias e correções de curto, médio e longo prazo.

Pesquisa de satisfação de Hotel: Quando fazer?

As pesquisas de opinião já são praticadas recorrentemente nos hotéis e pousadas. Esse tipo de pesquisa coleta informações relevantes sendo normalmente aplicadas durante a estadia, ou no check-out. Assim o hóspede pode avaliar seu estabelecimento de forma mais assertiva.

Pode-se também, enviar uma breve pesquisa para o e-mail do cliente logo após a estadia, aproveitando para agradecê-lo pela preferência.

As informações coletadas durante a estadia do hóspede, como por exemplo, algum comentário verbal sobre a estrutura do hotel ou pousada, também podem ser registradas para uma futura análise.

Também é viável aplicar pesquisas periódicas durante o ano para reavaliar o índice de satisfação, valendo-se disso para atualizar o cadastro do seu cliente.

Pesquisa de satisfação de Hotel: Como fazer?

Existem várias ferramentas que auxiliam no processo de pesquisa de satisfação de hotel. Os mais comuns são os formulários impressos, mas com a expansão da tecnologia, cada vez mais as empresas têm feito uso das ferramentas digitais. Portanto, é importante observar o quanto esse modelo de pesquisa offline ainda tem sido eficiente.

Com a tecnologia, além da praticidade para o hóspede, a análise das informações se torna mais rápida, assertiva e dinâmica. Esses formulários são facilmente encontrados na internet inclusive em versões gratuitas, como por exemplo, Google Forms e TypeForm.

Veja a seguir algumas informações que não podem faltar no seu formulário de pesquisa de satisfação de hotel:

  • Acrescentar dados do hóspede
  • Perguntas para identificar o que o cliente mais valoriza
  • Um layout atrativo, fácil e agradável
  • Ter um espaço para que o cliente deixe sua opinião
  • Ter escalas para avaliação dos itens (como por exemplo, de 1 a 5 ou Bom, Regular, Ruim)

Formulário de pesquisa de satisfação de hotel

Para facilitar preparamos um modelo de formulário de pesquisa de satisfação de hotel totalmente grátis para você baixar e utilizar em seu meio de hospedagem. Você também pode aproveitar o modelo e as perguntas utilizadas para desenvolver o seu próprio formulário online.

Formulário de pesquisa de satisfação de hotel – Download

É importante ressaltar que não basta fazer a pesquisa e engavetar os dados. Mais do que transmitir sua insatisfação, o cliente quer saber o que você vai fazer a respeito do assunto. Elabore um plano de ação para resolver os problemas levantados. Esse plano de ação deve conter a descrição da ação, data de previsão e responsável por executar a melhoria.

Mas, e os elogios? Esses tem um efeito especial sobre quem os recebe.

Se seus hóspedes deram feedbacks positivos sobre seu hotel ou pousada, compartilhe com todos os colaboradores. Eles certamente se sentirão motivados por fazer parte desse reconhecimento.

Leia também: Como conquistar mais avaliações de seus hóspedes

Você faz pesquisa de satisfação com seus hóspedes periodicamente? Conte para nós, nos comentários abaixo, como funciona no seu hotel ou pousada.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Continue aprendendo

Suporte

Atendimento de segunda à sexta-feira das 09h00 às 12h00 e 13h30 às 18h00.
Copyright © Hospedin - Todos os direitos reservados
Ao usar o Hospedin, você concorda com nossa Política de Cookies.